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DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO À CIÊNCIA COGNITIVA - XXI

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Jor. Adelcio Machado dos Santos/Não há cognição sem emoção e nem emoção sem cognição.



A afetividade é a energética da ação. Não há cognição sem emoção e nem emoção sem cognição. A afetividade é o motor que impulsiona a ação e a inteligência é a estratégia desta ação.

A incapacidade de reorganização é o grande fator de desregulação do fluxo de energia por manter o organismo em estado de desequilíbrio. Esse desequilíbrio manifesta-se, boletim, pelos interesses que vão, ao final, transformar-se em valores, vontade e ideais.

Entretanto, não se pode estudar a mente sem estudar o cérebro, já que se acredita cada vez mais que suas características são a chave para a compreensão da natureza da cognição e da consciência.

O reconhecimento da condição metodológica se impõe à medida que, contrariamente às expectativas, o avanço do mapeamento cerebral mostra que apenas algumas funções psicológicas simples podem ser, o mesmo não ocorrer com funções mais complexas como a memória, a atenção e a consciência.

Tentativas de mapeamento de funções psicológicas mais complexas remetem as pessoas cada vez mais a uma concepção do cérebro como um sistema integrado, no qual não seria possível traçar relações ponto a ponto entre eventos mentais e eventos cerebrais.

Nas informações de compreensão o funcionamento cerebral e de relacioná-lo com a produção da vida mental são ainda incipientes e, apesar dos avanços recentes, a ciência cognitiva e a neurociência ainda estão na sua infância.

Por outro lado, é inegável que a década do cérebro abriu novas perspectivas para solução desse quebra-cabeça, bem como, nos últimos anos, a Neurociência presta relevante contributo para a Ciência da Cognição, nova área epistêmica, dotada de estatuto epistemológico próprio, a fazer jus a reconhecimento acadêmico.

REFERÊNCIAS

FETZER, James H. Filosofia e ciência cognitiva. Bauru, SP: EDUSC, 2000.

FIALHO, Francisco. Ciências da cognição. 1 ed. Florianópolis: Insular, 2001.

FRAWLEY, William. Vygotsky e a ciência cognitiva: linguagem e integração das mentes ocial e computacional. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MOURA, Maria Lucia Seidl de; CORREA, Jane. Estudo psicológico do pensamento. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.

OLIVEIRA, Silvério da Costa. Kant & Piaget: inter-relação entre duas teorias do conhecimento 2 ed. Londrina: Eduel, 2004.

SCHABBEL, Corinna. Redescobrindo a holística: uma identidade que se perdeu. São Paulo: Iglu, 1994.

STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TEIXEIRA, João de Fernandes. Filosofia e ciência cognitiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

TEIXEIRA, João de Fernandes. Mente, cérebro e cognição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Jor. Adelcio Machado dos Santos

 (MTE / SC nº 4155 - JP)


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