Escola Eugênio Pozzo recebe ato de abertura do Ano Letivo 2026 |
Curso de Ciências Contábeis têm artigos aprovados em Congressos renomados na área da Contabilidade
-
- Curso de Ciências Contábeis têm artigos aprovados em Congressos renomados na área da Contabilidade
Os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba conquistaram a aprovação de sete artigos em dois dos maiores Congressos de Contabilidade, sendo: quatro trabalhos no 15º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e três trabalhos no 14º Congresso ANPCONT - Associação Nacional de Programas e Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Os artigos aprovados são frutos dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da turma egressa de 2019/02.
O Congresso USP será realizado nos dias 29 a 31 de julho. Neste ano de forma totalmente on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Quanto ao Congresso ANPCONT, o mesmo está marcado para os dias 12 a 14 de dezembro, em Foz do Iguaçu/PR. Entretanto, a Diretoria e comitê local avaliam, periodicamente, a viabilidade de realização do Congresso presencialmente, com base em orientações dos órgãos de saúde internacionais, nacionais e locais e de informações sobre a pandemia. A decisão final sobre a modalidade presencial ou virtual ocorrerá em setembro.
Essas aprovações refletem um trabalho que iniciou no ano de 2019, parceria entre coordenação e colegiado, buscando fomentar a pesquisa no curso de Ciências Contábeis.
- A busca por temas emergentes da área contábil fazem com que os acadêmicos tenham vontade de pesquisar. Não é só mais uma pesquisa que ficará guardada. As pesquisas evidenciam resultados no intuito de auxiliar a sociedade, as empresas e stakeholders - enfatiza o orientador do trabalhos aprovados, professor André Carlos Einsweiller.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares de toda Universidade.
- Quando se comenta em pesquisa precisa-se entender que esta é um processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado em problemas emergentes da prática social - destaca a coordenadora.
Os trabalhos aprovados evidenciam o uso da abordagem quantitativa, com uso de software estatístico e utilização de dados da bolsa de valores do Brasil [B]3 - (Brasil, Bolsa, Balcão). Essa metodologia possibilita esses resultados que são comprovados estatisticamente, e ao mesmo tempo, incrementa na carreira do acadêmico a participação de eventos dessa magnitude.
- A participação nesses eventos permitirá a troca de experiências e estudos, bem como a divulgação de ideias e práticas atuais da área contábil, aproximando pesquisadores e acadêmicos. Além disso, os artigos aprovados são relevantes para o meio acadêmico e fortalecem o fomento das pesquisas na instituição - finaliza Einsweiller.
Os trabalhos aprovados foram:
Influência da agressividade tributária no desempenho das empresas listadas na B3, dos acadêmicos Paula Arpini e Paulo César Ritter, sob orientação dos professores André Carlos Einsweiller e Ardinete Rover - aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT
Influência da governança corporativa no desempenho das empresas listadas no índice IBRX100, das acadêmicas Camila Batistelli e Elisabete Groto, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller - aprovados no Congresso USP
Influência das perdas do valor recuperável do goodwill no desempenho das empresas listadas na B3, das acadêmicas Catia Bernardini Chinato e Mirian Perão, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller - aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT;
Folga financeira versus desempenho econômico: um estudo em empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis listadas na B3, das acadêmicas Débora Anne Trojan e Débora Danielli, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller - aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT.
Adriano França
Assessoria de Imprensa
Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário