Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É O TEMA DO ARTIGO DA SEMANA NA SÉRIE DA SAÚDE DE PIRATUBA
Postagem da semana, produzida pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, incentiva a priorização de alimentos não processados, recomendando cuidados com uso excessivo de sal e açúcar.
Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família conhecido pela sigla NASF, da Secretaria de Saúde de Piratuba, traz nesta semana o novo post da série de produções textuais em formato de artigos para orientar a comunidade local a lidar com o período de pandemia, o qual exige medidas de distanciamento social. A postagem desta quarta-feira (03), é assinada pela que é uma contribuição da nutricionista Natalia Scapini. Acompanhe!
Como manter uma alimentação saudável?
Prefira os alimentos in natura, ou seja, aqueles alimentos obtidos diretamente das plantas ou animais, sem que tenham sofrido qualquer alteração e os alimentos minimamente processados, os quais passaram por processos - limpeza, moagem, remoção de partes não comestíveis, fracionamento, fermentação, pasteurização, congelamento - que não envolvem adição de sal, açúcar, óleos, gordura e outras substâncias ao alimento natural. Faça desses alimentos a base da sua alimentação!
Frutas, verduras, legumes, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos, arroz, milho em grão ou na espiga, trigo, aveia e outros cereais, feijão de todas as cores, lentilha, grão de bico e outras leguminosas, ovos, carne de gado, porco, aves e peixes, leite pasteurizado, ultrapasteurizado ('longa vida') ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar), sucos de frutas sem adição de açúcar e outras substâncias, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar, farinha de mandioca, milho, trigo e macarrão ou massas feitas com essas farinhas e água.
Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os em pequenas quantidades. Os processados são alimentos que receberam adição de açúcar, sal, óleo ou vinagre para aumentar sua durabilidade. Exemplos: alimentos em conserva, frutas em calda, queijos, pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal, frutas em calda, frutas cristalizadas, carne seca, toucinho, sardinha e atum enlatados.
Evite alimentos ultraprocessados, são formulações industriais que além de açúcar, sal e óleo, possuem uma lista grande de ingredientes, como gordura vegetal hidrogenada, amidos, proteína de soja, aditivos, emulsificantes e outras substâncias. Alguns exemplos: bolacha recheada, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinho de "pacote", sorvete, guloseimas em geral, barras de cereal, mistura para bolo, produtos congelados e prontos para aquecimento como pratos de massas, pizzas, hambúrguer, nuggets, salsichas, embutidos, pães de forma entre outros.
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira - 2014. Ministério da Saúde.
Natalia Scapini - Nutricionista - CRN10/7255P
Deixe seu comentário