logo RCN

Capinzalense inicia processo de produção do azeite na oliveira

  • Aldo Azevedo / jornalista de formação - A Reportagem de O TEMPO jornal de fato, sexta-feira, 19 de fevereiro, esteve no Sítio Araucária, loteamento Verde Vale, cidade de Capinzal (SC), na propriedade de Ariston João Lagni.

A Reportagem de O TEMPO jornal de fato, sexta-feira, 19 de fevereiro, esteve no Sítio Araucária, loteamento Verde Vale, cidade de Capinzal (SC), na propriedade de Ariston João Lagni.

Ariston fez um equipamento de sucata e madeira para espremer a azeitona, sendo três tipos do fruto. É em caráter experimental e vem fazendo força para que dê certo, sendo par ao consumo da família, sendo uns 40 kg de azeitona e se der são uns três litros.

Ele falou que para dar um litro da oliveira precisa de 10, 12 a 15 kg, então questionou: Tem muitos litros de oliveira nos supermercados, da onde vem toda essa quantidade se a produção é pequena? Complementou: Não dá para entender certas coisas?

Disse que tem alguém em Joaçaba ou Herval d'Oeste plantando duas mil plantas de oliveiras, o que significa bastante produção e trabalho. Já Ariston tem 140 pés, sendo que na mesma época a Prefeitura de Capinzal também deve ter plantado no interior do município testes experimentais, no entanto, não se sabe como está e para fins serviu ou vem servindo.

Para saber mais sobre essa produção manual, veja no canal do Youtube de O TEMPO jornal de fato no link https://youtu.be/sSn5t1QEaic

Site http://otempodefato.com.br/

No Blog Canal Cultural encontramos como entender o funcionamento do processo de produção do azeite na oliveira, pois é o que Ariston estavam fazendo pela primeira vez.

Estamos acostumados com a questão do produto pronto nas prateleiras das casas comerciais e em nossa mesa, mas é preciso ter uma ideia de como esse processo se realiza dentro do ciclo da árvore. No caso da azeitona, por exemplo, a formação do azeite começa já nos primeiros sinais de mudança de temperatura que se inicia entre julho e setembro, no caso do Brasil, ou durante a primavera, em locais com as estações mais bem determinadas.

É nesta hora que aparecem os primeiros racimos (cachos) no entroncamento das folhas, com os caules do ano anterior dali se formaram as flores que irão ser polinizadas para formação dos prováveis frutos.

Neste mesmo ciclo de formação também são originados os primeiros sinais de estruturação dos galhos, que se desenvolverão e formarão novas flores que darão novos frutos no ano seguinte. Para o desenvolvimento e formação da fruta é preciso que as flores formadas sejam polinizadas pela troca do pólen da própria planta e de outras que estão dentro da própria plantação, além do pólen que viaja com o vento de outras plantações em outros locais.

Os Melhores Azeites do Mundo Segundo o Conselho Oleícola Internacional

Existem estudos que dizem que o pólen pode ser conduzido pelo vento por mais de 50 quilômetros, mas esses estudos não são precisos pois, geralmente, nos países produtores existem plantações por quilômetro e o pólen é levado pelos movimentos dos ventos no decorrer de todo o trajeto das plantações. A polinização é um fator importante dentro do sistema produtivo, como não poderia deixar de ser, essa troca e polinização de diferentes variedades é o que, faz com que exista uma maior produção pela maior efetividade desse cruzamento. Isso tudo no que tange ao ciclo inicial produtivo da oliveira.

Por outro lado, o clima também é um fator preponderante na formação do fruto. Chuvas e falta de frio no repouso invernal da planta têm um peso importante nesse processo de formação. A veceria, que nada mais é do que a alternância de produção ano após ano ao longo do ciclo produtivo da planta. O melhor e maior "cuajado" que, traduzindo em miúdos é a formação dos frutos em uma maior profusão, também tem influência na quantidade de produção.

Qualidade - A qualidade do azeite a ser produzido já tem um outro tipo de conotação e um outro tipo de avaliação sequencial e tudo ai , resumindo nessa toada, passa por escolher as melhores variedades dentro de um número que passa de 1 mil em todo o mundo. Azeites mais estáveis, ou de maior durabilidade no tempo, devem ser os que deveremos sempre tentar produzir.

A qualidade e sua manutenção ao longo do tempo está intrinsecamente ligada, entre outros fatores, à variedade de onde será originado o azeite. Ela que vai determinar mesmo com todos os cuidados possíveis e imagináveis a durabilidade do mesmo. É lógico que se não utilizarmos de técnica de elaboração de azeites (feita por profissionais habilitados) também teremos problemas na manutenção dessa qualidade.

https://blogs.canalrural.com.br/blogdoazeite/2018/08/08/como-comeca-o-processo-de-producao-do-azeite-na-oliveira/


Deputada Paulinha vai lutar pela liberação de recursos de R$ 5,7 milhões para a saúde Anterior

Deputada Paulinha vai lutar pela liberação de recursos de R$ 5,7 milhões para a saúde

EM 2 MESES, PROJETO APOIADO PELA BRF RECOLHE  4 TONELADAS DE VIDROS EM CAPINZAL Próximo

EM 2 MESES, PROJETO APOIADO PELA BRF RECOLHE 4 TONELADAS DE VIDROS EM CAPINZAL

Deixe seu comentário