logo RCN

Atuação da equipe de Fisioterapia do HUST tem por objetivo diminuir o tempo e melhorar os desfechos das internações

Hospital Universitário Santa Terezinha

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba/Hospital Universitário Santa Terezinha


Cabe ao fisioterapeuta que atua na área hospitalar para realizar o diagnóstico e tratamento de disfunções cinético-realizáveis ??com o objetivo de prevenir a perda ou restabelecer a funcionalidade dos pacientes internados. No Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), a equipe é formada por 10 profissionais, os quais, divididos em turnos, atuam na UTI Geral, UTI Covid, emergência e enfermarias em geral e de acordo com os fisioterapeutas, Antuani Baptistella e Silvano do Nascimento , a demanda tem sido cada vez maior.

- Esse aumento na demanda tem feito com que a profissão tenha cada vez mais visibilidade e valorização. Está sendo vista como essencial dentro do hospital e isso é muito importante - afirmou Antuani.

A equipe atua assistência aos pacientes e também na preparação e aplicação de protocolos, como por exemplo: mobilização precoce, mecânica, não invasiva, participando de treinamentos e reuniões científicas para discutir estudos e novas evidências da área.

- O serviço conta com profissionais atuando em três turnos nas UTIs Covid onde há grande demanda dos serviços desse profissional. Atuamos em conjunto com uma equipe multiprofissional no cuidado aos pacientes com COVID-19, com destaque ao suporte ventilatório e a pronação desses pacientes - explicou Silvano.

Os profissionais de fisioterapia do HUST atuam ainda desenvolvendo pesquisas na área de terapia intensiva. Um exemplo é um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico que tem o objetivo de avaliar uma ferramenta de desmame e extubação de pacientes que estão na UTI, o qual, depois de ser desenvolvido no HUST, está sendo testado em outros hospitais do Sul do País.

- Estudos indicam que a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar está no tempo e melhoram os desfechos das internações e o HUST isso não é diferente. O protocolo utilizado pelos fisioterapeutas da UTI para o desmame dos pacientes que utilizam a mecânica reduz em até três vezes como taxas de falha na extubação - comentou Antuani.

Por fim, o fisioterapeuta ressalta que o objetivo maior da atuação da equipe é entregar o paciente na alta com a melhor capacidade funcional, o que impacta em sua qualidade de vida.

- Continuar dedicamos e em constante atualização para oferecer o melhor aos critérios que fornecem de atendimento no HUST - finalizou.

Alessandra de barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba/Hospital Universitário Santa Terezinha



Prefeito Dorini convida e recebe a visita da ex-funcionária pública de Capinzal, Senhora Ezilda Anterior

Prefeito Dorini convida e recebe a visita da ex-funcionária pública de Capinzal, Senhora Ezilda

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES  RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA  21 DE SETEMBRO DE 2021 Próximo

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA 21 DE SETEMBRO DE 2021

Deixe seu comentário