Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
Atrofia Muscular Espinhal: Deputado Fabiano diz que PL que inclui Zolgensma no SUS deve ser votado na próxima quarta (07)
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Assessoria Parlamentar de Comunicação/ Deputado estadual Fabiano da Luz (PT-SC).
O deputado estadual Fabiano da Luz (PT-SC) está acompanhando atentamente a tramitação do Projeto de Lei 5253/2020 que inclui o Zolgensma, utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e farmácias populares.
A proposta retornou à pauta da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), e deve ser votada no próximo dia 7/07. "Cada passo que o projeto avança significa muito para quem tem um filho com AME. Renova a esperança por uma vida que já nasceu sem saber o que é viver sem dor", disse o deputado.
Considerado o medicamento mais caro do mundo - cerca de R$ 12 milhões -, o Zolgensma é usado para tratar crianças com AME, uma doença rara e grave, que compromete a capacidade do bebê de sustentar a cabeça, de se sentar, de levar as mãos à boca e até de mamar e respirar.
Em agosto passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro do medicamento Zolgensma, autorizando o tratamento da forma mais grave da AME (tipo 1) em crianças de até dois anos.
O Projeto de Lei 5253/2020 é de autoria do deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC).
Assessoria Parlamentar de Comunicação
Deixe seu comentário