logo RCN

A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO MERCOSUL I

  • - Jor. Adelcio Machado dos Santos

Jor. Adelcio Machado dos Santos


No congresso para a educação no Mercosul, realizada em Brasília em novembro de 1997, sob os auspícios da República Federativa do Brasil e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, teve-se a oportunidade de discutir com maior profundidade a integração no Mercosul através da educação.

À guisa de exemplo operacional na persecução de caminhos e alternativa para o processo de integração cultural, o tema em debate tratava do Ensino de História e Geografia no contexto do Mercosul.

 No amplo cenário do Mercosul, destaca-se a educação, quer pela História ou Geografia, que revelam comuns ao conhecimento das questões sociais, políticas, políticas e pedagógicas relacionadas ao planejamento e à execução das atividades coordenadas pela educação nesta região e as relações Estado -sociedade na execução das políticas públicas para o setor.

Naquela oportunidade, a preocupação com a integração cultural do Mercosul saiu do âmbito dos debates nacionais e hoje conta com esforços de educadores de todos os países que fazem parte do Mercosul.

O apoio do Brasil sinaliza, nomeadamente, a premência em ampliar as geradoras de diretrizes educacionais que venham um provador às contingências destas novas conjunturas geradas pelo Mercosul

Esta intenção pretende colaborar com o desenvolvimento do Mercosul Educacional, peça chave no processo de integração regional, preconizando a necessidade de formação de uma consciência cidadã que transcenda a nacionalidade e que crie em nossas crianças e adolescentes o sentimento de cidadãos que constroem seu espaço - físico econômico e cultural - dentro de um mundo globalizado e multipolar: o espaço do Mercosul (BRASIL, 1997, p. 5).

Neste evento, ainda, discutiu-se entre outras questões, a necessidade de imprimir nas crianças e adolescentes, a noção de tempo e espaço regional no atual histórico momento. Nos termos do pronunciamento da Profª Iara (PRADO, 1998), a importância do seminário era a de buscar medidas práticas para que se chegasse ao objetivo maior que era atingir a sala de aula, local onde e dá o aprendizado porquanto, na opinião da opinião professora, as questões culturais são relevantes para o próprio funcionamento do Mercosul:

À ideia de Mercado comum, que deu início ao Mercosul, nos moldes da União Europeia, agrega-se a necessidade da construção de um espaço físico, social e culturalmente integrado (PRADO, 1998,).

Jor. Adelcio Machado dos Santos

 (MTE / SC nº 4155 - JP)


BRF HOMENAGEIA 443 COLABORADORES  NA UNIDADE DE CAPINZAL Anterior

BRF HOMENAGEIA 443 COLABORADORES NA UNIDADE DE CAPINZAL

É BOM SABRE ... Próximo

É BOM SABRE ...

Deixe seu comentário