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Qual Educação constrói a nação?

Mario Eugenio Saturno (https://www.facebook.com/Mario.Eugenio.Saturno   ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

De 1997 a 2000, participei da administração petista de Catanduva, que tinha metade dos cargos em comissão mais importantes professores da APEOESP. Ingênuo que era marquei uma reunião com a Secretária da Educação e apresentei as "máquinas" de ensino que eu vira em Los Angeles, baratas e extremamente didáticas para a Física, Matemática e Estatística. Ela olhou-me com aquele olhar de quem não entende o que seja ensinar um povo como o brasileiro, disse que iria conversar com as assistentes e me chamaria para planejarmos.

A Educação de Catanduva só deu um salto quando o PT foi enxotado da administração. O povo entende que falar de Educação não quer dizer nada. E outro discurso que me incomoda muito é ouvir professor dizer que sua função é ensino, educação é para os pais... Crianças que não são amadas em casa, precisam de acolhimento especial na Escola, isso se somos um país que quer evoluir (progresso, como dito na nossa bandeira).

Dias atrás, o Ministério da Educação divulgou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com fatos surpreendentes. O Ideb avalia apenas com escolas públicas federais, estaduais e municipais, uma vez que as particulares só entram no sistema por amostra.

As cem escolas públicas do país com melhor desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) são todas do Nordeste, sendo que 68 são escolas públicas do Ceará, 31 são de Alagoas e uma de Pernambuco. A média dessas unidades é muito superior à dos colégios particulares do país, que foi de 7,2. Além disso, as 21 escolas que ficaram com nota 10 estão ou no Ceará (15 escolas), ou em Pernambuco (uma escola), ou em Alagoas (5 escolas).

Quando olhamos para o ensino médio, o ranking das 100 melhores escolas se distribui mais, tendo seis estados com destaque, incluindo São Paulo, que possui 24 escolas no ranking, e Ceará, com 19, Minas Gerais, com 14, Pernambuco, com 8, e Paraná e Rio Grande do Sul, ambos com 7.

Um fenômeno que mascara a situação é o observado entre as 10 escolas públicas do país com maior nota no Ideb 2023 no ensino médio, 7 têm processos rigorosos de seleção dos alunos e chegam a ter concorrência até mesmo mais alta do que o curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Primeira do país no Ideb dessa etapa de ensino, a EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), em Barbacena (MG), possui um processo seletivo com avaliação do conteúdo escolar, além de testes de aptidão física e psicológica e um período de experiência para os aprovados.

Seria uma experiência interessante colocar os professores da EPCAr para gerir uma escola da cidade sem aplicar a exclusão de alunos. Certamente, poderíamos avaliar metodologias diferentes em situações parecidas...

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica brasileira, mas os especialistas alertam que o cálculo do índice pode mascarar desigualdades educacionais e favorecer unidades e redes de ensino que excluem estudantes mais pobres e com mais dificuldade, como é o caso das escolas com processo seletivo para entrada.

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