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INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN

Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos Jornalista (MT/SC 4155)

                                                            Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos

                                                       Jornalista (MT/SC 4155)

Em primeiro lugar, Edgar Morin goza de amplo reconhecimento como um dos pensadores mais influentes da contemporaneidade, trazendo contribuições fundamentais para a compreensão da complexidade dos fenômenos humanos e sociais. Nascido na França em 1921, Morin construiu uma obra interdisciplinar e multifacetada que transcende as fronteiras tradicionais do conhecimento. Sua abordagem crítica e inovadora desafia paradigmas reducionistas e promove uma visão integrada, enfatizando a interconexão entre os diversos domínios da realidade.

Outtrossim, o pensamento de Morin está profundamente alicerçado no conceito de complexidade, que ele define como a capacidade de compreender as múltiplas dimensões, interações e incertezas que compõem os fenômenos. Para ele, a fragmentação do saber em disciplinas isoladas é insuficiente para lidar com os desafios contemporâneos. Nesse sentido, propõe um pensamento transdisciplinar que articule diferentes perspectivas, permitindo uma visão mais ampla e inclusiva da realidade.

Destarte, uma das contribuições mais significativas de Edgar Morin é a elaboração do paradigma da complexidade, que contrapõe o pensamento cartesiano-linear predominante na ciência moderna. Para Morin, o pensamento simplificador, que busca reduzir o todo às suas partes, é inadequado para compreender sistemas dinâmicos, como o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Ele argumenta que esses sistemas são caracterizados pela interdependência de suas partes, pelos feedbacks contínuos e pela emergência de propriedades novas que não podem ser explicadas isoladamente.

Outro aspecto central na obra de Morin é sua preocupação com a ética e a responsabilidade no âmbito do conhecimento. Ele defende que a ciência deve estar a serviço da humanidade e não apenas do progresso técnico ou econômico. Seu pensamento ético é fundamentado na ideia de que o ser humano é, simultaneamente, um ser biológico, cultural e histórico, cuja existência está intrinsecamente ligada ao planeta e à comunidade global. Por isso, a educação, para Morin, deve promover a compreensão da condição humana em sua totalidade, formando cidadãos capazes de agir com consciência e solidariedade em um mundo marcado pela diversidade e pela interdependência.

No entanto, em suas obras mais conhecidas, como O Método e Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Morin aborda questões cruciais para a humanidade, como a relação entre ciência e cultura, a crise ambiental, a globalização e os desafios da educação no século XXI. Ele enfatiza que a educação deve transcender a transmissão de conteúdos fragmentados e priorizar o desenvolvimento de competências para lidar com a incerteza, a ambiguidade e a complexidade do mundo atual.

Em epítome, o pensamento de Edgar Morin nos convida a adotar uma postura reflexiva, crítica e criativa diante dos desafios do presente e do futuro. Sua obra nos desafia a repensar as formas de produzir e organizar o conhecimento, propondo uma nova ética do saber que valorize a conexão entre os diversos aspectos da realidade. Assim, Morin se firma como um guia indispensável para aqueles que buscam compreender e transformar o mundo de maneira integrada e consciente.


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