logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A questão da segurança pública: esquerda e direita

Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Já ouviu a expressão: “bandido bom é bandido morto”? Enfim, esse tipo de discurso está em todo o lugar e aqui quero chamar a atenção para a direrença de discursos e práticas de políticos mais alinhados à direita e esquerda no que se refere à segurança pública.

Geralmente políticos vinculados a partidos da direita tais como PL, PP, Republicanos, e outros, defendem a ideia de que o crime é algo ligado ao individuo que o pratica, ou seja, o problema do crime é o criminoso.

 Por que? Porque a matriz ideológica da direita liberal está focada no indivíduo, ou seja, acreditam na ideia de que a causa de uma atitude criminosa está apenas no individuo que a comete. Costumam se apoiar em fundamentos genéticos, afirmando que a pessoa já nasce com índole má e não tem mais jeito. Se baseiam na ideia de que sendo de maior, o individuo tem plena consciência do que faz, e inclusive defendem o rebaixamento da maioridade penal. E com base nesses argumentos e ideias acabam simplificando as propostas de soluções tais como: aumento de polícia na rua, câmeras por todos os lados e até mesmo liberação de armas para defesa pessoal, construção de mais presídios, arrocho do código penal para prender com mais facilidade.

Por outro lado, políticos vinculados a partidos de esquerda tais como PT, Psol, PcdoB, PSB e outros, entendem que o crime e a criminalidade possui uma dimensão mais complexa e está vinculada à sociedade como um todo, e que o meio é que exerce mais influencia sobre a formação do individuo que pratica o crime. Por isso defendem políticas públicas mais amplas voltadas à geração de emprego, projetos sociais ligados à educação, arte e esporte com adolescentes e jovens, cursos profissionalizantes, políticas de lazer, etc... 

É por este motivo que pesquisadores que estudam sociologia, psicologia, história geralmente se identificam mais com políticos de esquerda pois estudos e pesquisas apontam que o meio exerce sim grande influencia sobre a formação do indivíduo. Políticas publicas propostas por partidos de esquerda propõe soluções mais sólidas e por outro lado mais demoradas.

Políticas públicas propostas por partidos de direita propõe soluções mais mais rápidas, porém mais superficiais e com grande chance de ineficácia.

Nos próximos artigos abordaremos outros temas, na ótica da esquerda e direita!

É BOM SABER... Elogios e críticas Anterior

É BOM SABER... Elogios e críticas

ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO: A DEMOLIÇÃO DO DEVANEIO Próximo

ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO: A DEMOLIÇÃO DO DEVANEIO

Deixe seu comentário