logo RCN
O TEMPO jornal de fato

PCH Águas de Ouro: Energia Sustentável e Compromisso Ambiental

      A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Águas de Ouro, está projetada no rio do Peixe, entre os municípios de Capinzal e Ouro. Com uma capacidade instalada de 17,00 MW, a usina é um importante projeto de geração de energia hidráulica para a região.

     Em maio de 2022, a PCH Águas de Ouro obteve a Licença Ambiental Prévia (LAP) N° 2490/2022, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com validade de 60 meses. Durante esse período, diversas ações de monitorização ambiental estão em andamento, cumprindo os requisitos estabelecidos na licença.

     Dentre as ações em andamento estão: o monitoramento da qualidade da água do rio do Peixe e da biodiversidade ligada a este, destacando-se: os monitoramentos do Cagado rajado, Phrynops williamsi, que é um tipo de tartaruga. Dê espécies de reófitas – que são pequenas plantas que ocorrem no leito e nas bordas do rio, e de macroinvertebrados aquáticos , que organismos que habitam o leito do rio . Estas espécies são indicadoras da qualidade ambiental e por tanto, fundamentais para manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos da região.

     Além disso, está em andamento o Programa de Comunicação Social, que visa manter a comunidade informada sobre o progresso do empreendimento e suas atividades. A transparência e o diálogo com a população são prioridades para assegurar que o projeto avance de maneira sustentável e em consonância com as expectativas da sociedade local.

     A PCH Águas de Ouro representa um passo importante para o desenvolvimento energético da região, desenvolvimento econômico (emprego, renda, tributos, oportunidade de investimento), aliando geração de energia limpa com a preservação do meio ambiente e a integração social.

Poder Legislativo Anterior

Poder Legislativo

Uniformes para os alunos de hidroterapia da APAE de Ipira Próximo

Uniformes para os alunos de hidroterapia da APAE de Ipira

Deixe seu comentário