logo RCN

MÉTODO DE TELEMEDICINA GARANTE DIAGNÓSTICOS PRECISOS EM PIRATUBA, PARA CASOS CLÍNICOS DE PELE

Sistema de avaliação com o uso de equipamento digital, já garantiu o atendimento para dezenas de pacientes em 2023.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Um exame implantado há cerca de seis anos pela Secretaria de Saúde de Piratuba, recebeu uma importante aliada para a detecção de doenças de pele. Trata-se das avaliações com o uso do dermatoscópio, que com a telemedina, passou a fornecer diagnósticos mais rápidos e precisos.

O procedimento que até pouco tempo era realizado com o uso de uma lente especial acoplada em uma máquina fotográfica, passou a receber laudos à distância. 

Com a aquisição de um novo aparelho, os exames passaram a integrar o sistema de teledermatologia. Segundo a equipe da Secretaria de Saúde de Piratuba, a Teledermatologia é o nome dado para um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à saúde e do atendimento especializado. Utiliza protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Primária à saúde.

Segundo o secretário de Saúde Dirceu Dalmagro, desde que o novo modelo de procedimento foi implantado no início do ano, mais de 40 pacientes já passaram por uma avaliação dermatológica.

O objetivo, segundo a diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava, é qualificar a fila de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e manejo de problemas dermatológicos entre eles o Câncer de Pele.

Entenda como funciona o sistema:

O Médico da unidade de saúde solicita o Telediagnóstico em Dermatologia e encaminha o paciente para as enfermeiras Rita de Cassia de Oliveira e Cirene Aparecida da Silva, que atuam na da Estratégia da Saúde da Família. As profissionais realizam o registro fotográfico e a imagem é enviada  juntamente às informações clínicas do paciente via plataforma para o Núcleo Especialista proceder o laudo. O laudo é feito por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC.

HIGIENIZAÇÃO PARA AFASTAR RISCOS DE CONTAMINAÇÃO Anterior

HIGIENIZAÇÃO PARA AFASTAR RISCOS DE CONTAMINAÇÃO

HUST presta homenagem aos colaboradores que foram elogiados em ouvidorias Próximo

HUST presta homenagem aos colaboradores que foram elogiados em ouvidorias

Deixe seu comentário