logo RCN
O TEMPÓ jornal de fato

Participação feminina na política e homenagem a mulheres líderes marca o lançamento de campanha na Alesc

Incentivar a participação feminina na política e homenagear mulheres que estão liderando a mudança em Santa Catarina. Com esse propósito, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou na noite de segunda-feira (25) a campanha "Mulher: o voto que muda a política". A Sessão Especial foi proposta pela Secretaria da Mulher da Casa Legislativa, liderada pela deputada Paulinha (Podemos), que presidiu a solenidade.

A parlamentar enfatizou que a campanha tem como objetivo mostrar à sociedade catarinense o impacto positivo da presença feminina nos órgãos onde atuam, renovando o desempenho das instituições. Ela ressaltou a importância de repensar a opinião em relação às mulheres, não apenas como candidatas na política, mas como agentes de transformação em diversos campos da sociedade.

“A gente precisa trabalhar em rede e dar visibilidade para as mulheres que ocupam cargos de poder, para que outras tantas percebam que isso também está ao alcance delas. E a campanha, além de estimular candidaturas femininas, traz a reflexão do momento do voto. Para que as mulheres também se habituem a colocar a sua credibilidade, a sua confiança do seu voto, em outra mulher”, reforçou a parlamentar.

Durante a cerimônia, mulheres que se destacam em diferentes áreas de atuação foram homenageadas, como a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e a presidente do TRE/SC, Maria do Rocio Luz Santa Rita. Além disso, as vereadoras das Câmaras Municipais de Águas Frias e Ipirá também foram reconhecidas por terem a maior representatividade feminina do estado.

A deputada Luciane Carminatti, que está à frente da Procuradoria da Mulher da Alesc, também participou da organização da solenidade e da entrega das homenagens.

Programação do Mês da Mulher

No mês em que se enaltece o Dia Internacional da Mulher, a Alesc realizou uma série de ações com palestras, conferências e homenagens. Um dos destaques foi o lançamento do livro digital "Vozes das Mulheres Catarinenses". A obra, organizada pela Bancada Feminina do Parlamento catarinense e idealizada pela deputada Paulinha, contou com a contribuição da deputada Luciane Carminatti e das ex-deputadas Marlene Fengler, Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt.

Várias regiões do Estado receberam, ainda, o Fórum da Mulher Empreendedora, que visa à iniciativa e ao empreendedorismo feminino. Também foi lançado no Hall da Assembleia Legislativa o livro “Ela: O direito de escolher e a responsabilidade de assumir”. A obra foi feita em coautoria de 34 mulheres da Região Oeste do Estado, num compilado de textos que valorizam a vida e a trajetória de lideranças femininas.

Vereador Valmor apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal: Benfeitorias em via pública, no loteamento Novo Horizonte Anterior

Vereador Valmor apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal: Benfeitorias em via pública, no loteamento Novo Horizonte

Ligeirinho Recado da comunidade Próximo

Ligeirinho Recado da comunidade

Deixe seu comentário