logo RCN
O TEMPO jornal de fato

LANÇAMENTO INTEGRADO DE LIVRO E DOCUMENTÁRIO PROMETE REVELAR MISTÉRIOS DO ASSALTO AO TREM PAGADOR E DA FERROVIA DO CONTESTADO NO INTERIOR DO BRASIL

Produção literária e obra documental, apresentam histórias inéditas e fatos marcantes sobre o trecho catarinense da Linha São Paulo - Rio Grande, revelando os segredos de um assaltante que virou delegado.

Ascom Virtual Pictures
 

A vida nos trilhos, cenários de saudades e lembranças que se integram à suaves narrativas para compor a construção de A Linha da Memória, longa documental que resgata o curso biográfico de uma das mais importantes ferrovias brasileiras, a São Paulo - Rio Grande.

A história se conecta ao livro a Saga Indômita de Zeca Vaccariano: Muito Além do Assalto ao Trem Pagador, que resgata o famoso atentado contra o grupo pagador, ocorrido em 1909, durante a construção ferroviária. 

Marco centenário dos acontecimentos ao longo do Vale do rio do Peixe, no interior do estado de Santa Catarina, A Ferrovia São Paulo - Rio Grande, é o mais importante símbolo da conquista territorial Sul-Brasileira, ao longo do tempo. Agora recebe um novo capítulo, repleto de revelações, com o lançamento que une livro e filme, que rememoram a saga.

O evento acontece no dia 10 de maio (sexta-feira), no auditório Padre Trudo Plessers, em Pinheiro Preto - SC.  A cerimônia inicia às 19:00 horas, com a apresentação da obra literal, seguida da projeção do longa A Linha da Memória, que se integra às narrativas literárias.

A obra fílmica conta com entrevistas de diversos ferroviários aposentados, estudiosos do tema, além de emocionantes depoimentos de personagens que tiveram a vida marcada pelos caminhos de aço da ferrovia.  Relatos marcantes, conectados por fotos originais da época e imagens cinematográficas, recriam em detalhes a ambiência vivida no período de grandes transformações protagonizados pelo trem.

Já a produção literária, é resultado de profunda pesquisa, ancorada em documentos oficiais, referências expressivas e oitivas orais, abrigadas em um projeto de Mestrado em História, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFF) do cineasta Ernoy Mattiello, que é quem também assina o roteiro do documentário dirigido por Júnior Padilha. 

A produção com locações nos três estados do Sul e interior paulista, revela detalhes marcantes que vão da construção da ferrovia, ao período de desenvolvimento industrial, a colonização do Vale do rio do Peixe e o declínio ferroviário no interior catarinense.

A cidade de Pinheiro Preto - SC, destaca-se na obra literária por ter sido o palco do Assalto ao Trem Pagador, protagonizado por José Antônio de Oliveira, o Zeca Vaccariano, em 1909, que após absolvido das acusações, tornou-se delegado de polícia em Mondaí - SC.

Outro município evidenciado no projeto é Piratuba - SC, que se evidencia na produção documental, pelo projeto turístico do Trem das Termas, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF.

APÓS DENÚNCIA DO DEPUTADO MÁRIO MOTTA, POLÍCIA CIVIL INVESTIGA IRREGULARIDADES NA COMPRA DE NOTEBOOKS Anterior

APÓS DENÚNCIA DO DEPUTADO MÁRIO MOTTA, POLÍCIA CIVIL INVESTIGA IRREGULARIDADES NA COMPRA DE NOTEBOOKS

Ligeirinho Recado da comunidade Próximo

Ligeirinho Recado da comunidade

Deixe seu comentário