logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Alesc aprova projeto que aumenta o salário mínimo regional

A Assembleia Legislativa de Santa Catarinaaprovou por unanimidade na quarta-feira (20) o aumento de 6% do piso salarial regional do estado. O reajuste contempla as quatro faixas salariais existentes, mais de mais de 30 categorias profissionais, e tem validade retroativa a 1º de janeiro deste ano.

O projeto, encaminhado à Alesc pelo Poder Executivo, agora espera a sanção do governador Jorginho Mello (PL). A aprovação célere e unânime dos parlamentares reflete um acordo já estabelecido entre as entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores com relação ao reajuste.

Apenas cinco estados brasileiros optam por ter um salário mínimo regional, incluindo Santa Catarina, que há 14 anos consecutivos consegue chegar a um acordo sobre esse valor mínimo sem os envolvidos precisarem recorrer à ação judicial. O deputado Nilso Berlanda (PL) destacou a importância do projeto na fomentação da economia catarinense.

“O salário mínimo regional abrange muita gente, trabalhadores de setores que vão desde a agricultura e pecuária até motoboys e comércio em geral. Faz mais de dez anos que patrões e empregados têm esse acordo [do aumento],” ressalta. “Já estava na hora dessa aprovação formal acontecer. Parabenizo meus colegas parlamentares e nosso governador pela ação rápida e coerente.”

Confira abaixo os valores das diferentes faixas do salário mínimo regional:

PRIMEIRA FAIXA

Valor: passará de R$ 1.521,00 para R$ 1.612,26

Pago a trabalhadores de:

* agricultura e pecuária;

* indústrias extrativista e de beneficiamento;

Foto: Bruno Collaço/ Agência AL

Retorno da BRF ao mercado do Reino Unido no setor de alimentos e bebidas Anterior

Retorno da BRF ao mercado do Reino Unido no setor de alimentos e bebidas

De Nadal sugere que governo corte benefício fiscal para importação de leite em pó Próximo

De Nadal sugere que governo corte benefício fiscal para importação de leite em pó

Deixe seu comentário