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L E N D O

L E N D O C O M V O C Ê- 020

Caros Leitores, alguém já me perguntou: Professora Schirley, afinal o que é um texto?

Resolvi, então, falar, aqui, sobre o que é um texto.

A palavra texto origina-se do latim textum, que significa tecido, trama, entrelaçamento.Você pode perceber que nessa origem está presente a idéia de que um texto é resultado do trabalho de tecer, de entrelaçar várias idéias, expressas em palavras e frases, até se obter um todo bem coeso, bem amarrado.

Para tecer nossos próprios textos, precisamos ler muitos textos, interpretar sua textura, analisar sua tessitura.

É muito compreensível que para elaborar um texto temos que ter a influência de várias leituras realizadas, colher vários referenciais, pois os textos se constroem a partir de outros textos.

"Assim como um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos."

Quem já leu o poema "Tecendo a manhã" de João Cabral de Melo Neto, vai entender que o poeta cria uma imagem de rara beleza, comparando o raiar da manhã, povoado pelo canto de muitos galos, que se cruzam como fios sonoros, com um imenso tecido iluminado de sol. Esse tecido matinal luminoso e sonoro é, por sua vez, a metáfora do trabalho coletivo de tecer um texto.

Trago, concretamente, a experiência realizada com alunos que freqüentam o Laboratório de Redação.Li com eles vários textos que falavam de infância, de lembranças, de brincadeiras, de gostosuras. Após a leitura e levantamento de várias idéias, emoções e experiências vivenciadas, os alunos passaram a recriar. Eis os belos textos:

GOSTOSURA INFÂNCIA

Naquela árvore brinco de balanço, Brinco alegremente.

brinco tanto que até canso. Jogo balão levemente.

Na praia chupo picolé. Jogo o anzol desengonçado,

À tarde, no lanche, só canapé. Quando vejo: está no telhado.

Gosto, gosto muito de ler. Ando muito de "gaiola"

Depois disso, só me resta escrever. e também jogo bola.

Escrevo poema e canção. É bom de cavalo cavalgar,

Tudo que escrevo vem do coração. mas o que me dá asas é sonhar.

Tenho sonho e esperança, De dia, brinco e pulo,

a brincadeira é lembrança. de noite, deito e durmo.

Brinco, brinco de roda e dança. Estudo, estudo sem parar,

Depois digo: Como é bom ser criança! Mas, o que mais gosto é de brincar.

Ana Paula Baretta Savaris Leopoldo N.Varela N.Furtado

COISAS DE CRIANÇA COISAS GOSTOSAS

Como criança gosto de brincar, Como criança gosto de galopar

mas não posso esquecer de estudar. e depois muito bem descansar.

Sou um menino brincalhão, Tenho prazer de pescar

tenho na ponta da língua uma canção. pra depois poder desfrutar.

Gosto muito de ler. Gosto de passarinho livre a cantar

É com a Schirley que vou mais aprender. e a criança solta a brincar.

Meu esporte é jogar Brinco, brinco sem parar

mas a lição não posso errar. mas não posso deixar de estudar.

Não nego- faço travessura, Criança não pode depredar,

o que não deixa de ser gostosura! a natureza tem que preservar.

É próprio da criançada Da mamãe terei juntinho

brincar e fazer palhaçada. o chamego e o carinho.

Christian F. Pogere Toledo. Criança se realiza, quando diz:

    • Eu sou muito feliz!

Aroldo Barison Zanini

 

Acredito que deu para entender aquilo que argumentei. Temos, primeiro que ler muito para depois poder escrever muito, e ir, aos poucos, descobrindo que esse trabalho de "tecelão", além de partilhar com os leitores, é agradável e prazeroso para cada pessoa, pois permite transmitir idéias, emoções e sentimentos.

Da profª ANA SCHIRLEY FAVERO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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