logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Como está o seu nível de humildade? Prof. Evandro Ricardo Guindani

Prof. Evandro Ricardo Guindani

Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Quando nascemos, nosso umbigo é cortado e somos desligados corporalmente da nossa origem, da nossa mãe.... Nascemos dependentes, frágeis, limitados, incapazes de sobreviver sozinhos. Vamos crescendo, nos tornando fortes, e ilusoriamente independentes. Humildade é uma das mais valiosas e importantes qualidades do ser humano. Humildade é derivada etimologicamente do radical “húmus” que significa terra. Humilde é aquele, que mesmo se tornando adulto, reconhece sua conexão com a terra, com aqueles que estão próximos de si. É aquele que tem orgulho de suas origens, de seus ancestrais, daqueles que vieram antes dele. Humilde é aquele que pode alcançar muitas conquistas na sua vida, mas nunca perde a conexão com o chão. Humilde é aquele que vive na dimensão da horizontalidade, da alteridade, da compaixão, da solidariedade, da comunhão, fraternidade e sensibilidade ao outro que está ao seu lado. Humilde é aquele que fica indignado com o sofrimento do próximo. E sai em defesa dele.

Muitas pessoas que atingem o sucesso financeiro ou profissional “sobem no salto”, desconectam-se do seus “húmus”, da horizontalidade de suas relações, inclusive tratam de forma diferente as pessoas com as quais se relaciona.

Ser uma pessoa de sucesso, significa ser um indivíduo que evoluiu na sua humildade. Criaram o QI (Quociente Intelectual), QE (Quociente Emocional), mas penso que deveríamos criar o QH (Quociente de Humildade/Humanidade). Níveis elevados de QI e QE nem sempre correspondem a elevados níveis de QH.

Penso que nosso destino nessa vida seja apenas atingir o maior nível de QH possível.... Tudo aquilo que fizermos, seja no trabalho, no estudo, serve apenas como instrumento para evoluirmos em nosso QH. Precisamos mudar o paradigma de sucesso construído neste mundo capitalista e individualista para conseguirmos lentamente transformarmos a sociedade por meio de uma nova lógica sócio econômica centrada na coletividade e justiça social.

Uma pessoa de sucesso deve ser aquela pessoa que consegue irradiar sucesso em seu meio, um sucesso horizontal, coletivo, fraterno. Uma pessoa de sucesso é aquela que deve ficar feliz quando vê o outro evoluir com ele.

O texto acima é um trecho do livro: “O novo sucesso: uma crítica à meritocracia”, publicado pela Editora Appris. Neste livro defendemos uma proposta de educação para uma nova concepção de sucesso. Um sucesso baseado na humildade e conexão com o outro, com o meio ambiente, com a diversidade e com a ética.

Evandro R Guindani

Se quiser aprofundar mais esse assunto, você pode comprar o livro no site da Editora: https://editoraappris.com.br/produto/o-novo-sucesso-uma-critica-a-meritocracia/

 


 

O poder do  ser humano Escrito por Micael Borin Anterior

O poder do ser humano Escrito por Micael Borin

É BOM SABER... Quadro familiar Próximo

É BOM SABER... Quadro familiar

Deixe seu comentário