logo RCN

Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira realiza Atividade Educativa

Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira realiza Atividade Educativa

 

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença assintomática que atinge grande parte das pessoas. No Brasil, estima-se que 30-35% da população acima dos 40 anos sofra dessa doença, de acordo com dados do IBGE. Por definição, a pressão alta caracteriza-se por uma pressão do sangue maior ou igual a 140/90 mmHg ou, 14 por 9.

Preocupada com o aumento cada vez maior de pessoas hipertensas no Município e, até mesmo no país, a Secretaria de Saúde de Ipira realizou na sexta feira (27) uma atividade educativa de prevenção e combate a Hipertensão Arterial. A aceitação da população Ipirense foi satisfatória, pois alguns participantes procurando local para sentar- se comprovou a preocupação que a população tem em prevenir – se e estar informado sobre esta terrível doença que está cada vez mais presente no dia – a – dia das pessoas.

Para a Drª Ana Claudia Techy, palestrante da tarde, a aceitação da população foi ótima. “Os participantes gostaram muito do teatro e da palestra, inclusive fizeram varias perguntas depois e isso é muito importante porque no dia 26, foi o dia Nacional de Combate a hipertensão, comprovando que o município de Ipira está ligado nos acontecimentos e se preocupa com a saúde da população. Estamos em sintonia com o que acontece no Brasil em termos de saúde”, destacou ela.

Tivemos ainda no evento, uma participação especial, que alegrou e divertiu muito a tarde, o Srº Lírio, personagem encenado por Renato Franke, que de um modo pra lá de descontraído repassou informações importantíssimas sobre os alimentos que podem e os que não devem ser ingeridos por hipertensos ou mesmo por pessoas não hipertensas, mas que devem se prevenir.

Em cerca de 90% dos pacientes, as causas são conhecidas e derivam de má alimentação (ingestão em excesso de sódio, gordura), obesidade, idade, uso de medicamentos, fatores genéticos, estresse, sedentarismo, etc. Devido a muitos desses fatores serem decorrentes dos hábitos de vida das grandes metrópoles, a hipertensão por muito tempo foi mais prevalente em países desenvolvidos. Em 10% dos casos, a doença tem outras causas, como problemas no sistema renina-angiotensina, arteriosclerose, problemas renais, etc. As complicações são várias egraves: AVC, insuficiência renal, infarto do miocárdio, impotência, problemas visuais.

Medidas simples e eficazes podem ser adotadas para o controle da hipertensão, como uma dieta balanceada, atividades físicas, evitar o estresse do dia-a-dia, diminuir o sal dos alimentos, evitar cigarros, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, seguir rigorosamente as instruções médicas.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável: manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares, não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos,
praticar atividade física regular, aproveitar momentos de lazer, abandonar o fumo, moderar o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos, controlar o diabetes. Algumas plantas medicinais incluem o alho e a folha de oliveira.

 

 

 

Secretaria da Saúde promove palestra sobre câncer de pele no Loteamento São Luiz Anterior

Secretaria da Saúde promove palestra sobre câncer de pele no Loteamento São Luiz

Saúde repassa R$ 2,5 milhões para o Hospital São Francisco Próximo

Saúde repassa R$ 2,5 milhões para o Hospital São Francisco

Deixe seu comentário