logo RCN

Secretaria da Saúde faz palestras sobre vacinação

Segundo o Ministério da saúde 80% das vacinas em dose tripla não são finalizadas.

No dia 4 de março foi realizado a segunda palestra do ano envolvendo os agentes comunitários da saúde e enfermeiros que coordenam e orientam o PACS (Programa de Agentes Comunitários da Saúde).  Cerca de 50 agentes participaram do evento que orientou sobre vacinação.

A reunião teve inicio às 13h e 30 min no auditório da secretaria de saúde de Joaçaba. A palestra foi ministrada por equipe multidisciplinar com enfermeiras e uma psicóloga. Segundo dados do Ministério da Saúde 80% das pessoas, entre adultos e crianças, que fazem a vacinação em dose tripla não chegam a fazer a terceira dose. Isso compromete o aproveitamento das vacinas. A coordenadora dos Agentes de Saúde Tatiana Saucedo, que conduziu a palestra, aprofundou sobre a importância e o calendário de vacinação. Através das vacinas é possível prevenir doenças como a Poliomielite e Sarampo que já estão quase erradicadas, mas a vigilância epidemiológica mantém o trabalho para evitar epidemias.

Outro assunto tratado foi o PNCT, Programa Nacional de Combate ao Tabagismo. A Psicóloga Andréia Cazella falou sobre o projeto anti-tabagismo,  um tratamento para fumantes que estão dispostos a parar de fumar.

A palestra foi finalizada com a coordenadora do PACS que insistiu na importância do cadastramento do SUS (Sistema Único de Saúde). O registro deve ser utilizado para agilizar o atendimento a população. O cadastramento está sendo realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente a secretaria conta com o trabalho de 53 agentes. Na primeira palestra o assunto tratado foi a ética e o tipo de trabalho a ser realizado com os agentes. A palestra é realizada mensalmente para manter os agentes bem informados para atender a população.

Anterior

Campanha de combate à tuberculose

Próximo

Roseli toma posse de Secretária de Saúde Zortéa

Deixe seu comentário