logo RCN

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Vacinação contra a Poliomielite

O dia 11 de junho é o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Também conhecida como Paralisia Infantil, a poliomielite é uma doença provocada por um vírus chamado polivírus. A doença não tem cura e, em geral, provoca a paralisia dos membros inferiores.

A Secretaria de Saúde de Joaçaba realizou uma campanha de vacinação diferenciada. Para acabar com o medo que as crianças sentem no momento da vacinação, foi criado um ambiente de conto infantil. O Posto de Vacinação Central foi enfeitado com balões, teve a presença de palhaços, personagens infantis, como a chapelzinho vermelho, que distribuiu doces e balas para as crianças que chegavam para se vacianar, a Maria Gotinha, que recepcionou as crianças com muita alegria. Todas as crianças receberam algodão-doce, cortesia do senhor Cilo Zambiazzi. Os enfermeiros vestiram uniformes coloridos com as cores da campanha, amarelo e verde. Sônia Brollo, Diretora da Campanha de Vacinação, disse que a idéia foi criar um ambiente descontraído para as crianças: ?decidimos criar um ambiente mais agradável para as crianças, acabar com o tabu de que vacina dói, procuramos fazer do ato de vacinação um momento agradável para a criança?, resumiu Sônia.

Foram montados mais de 12 postos de vacinação, como na Rodoviária, na Comunidade de Clara Adélia, Canhada Funda, e foi a primeira vez que se montou um posto de vacinação na BR, próximo ao CPJ.  A meta da Secretaria de Saúde é alcançar 100% das crianças da cidade. No ano de 2004 a meta alcançada foi de aproximadamente 90%.

No dia 20 de agosto acontecerá vacinação da 2ª dose da vacina, mesmo quem tomou a 1ª dose deve receber este reforço.

A Secretaria de Saúde agradece a todos que  ajudaram a realizar esse projeto inovador.

O último caso da doença verificado no País foi em 1989.

 

SECRETARIA DE SAÚDE DE JOAÇABA NA LUTA CONTRA A HANSENÍASE Anterior

SECRETARIA DE SAÚDE DE JOAÇABA NA LUTA CONTRA A HANSENÍASE

Próximo

Ipira supera meta na vacinação

Deixe seu comentário