logo RCN

Vereadores se comprometem trabalhar em harmonia e unir forças com o Executivo,

Vereadores se comprometem trabalhar em harmonia e unir forças com o Executivo, tendo como objetivo o bem-estar da coletividade

Poder Legislativo de Capinzal

Prefeito se manifesta e apresenta plano de governo à Câmara Municipal

Vereadores se comprometem trabalhar em harmonia e unir forças com o Executivo, tendo como objetivo o bem-estar da coletividade   

 

A primeira sessão solene de instalação do início das reuniões do Poder Legislativo de Capinzal (SC) ocorreu na segunda-feira, 16/01/2017, às 19h, sendo a 18ª legislatura. Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e plenário Edgar Lancini, presidida por Gilmar Junior da Silveira (Neguinho / PSD). A Mesa Diretora é assim composta: presidente da Mesa Diretora, Gilmar Junior da Silveira (Neguinho / PSD); vice-presidente Alcedir Afonso Coronetti (PMDB); 1º secretário Lucas Antonio Dorini (PMDB); 2º secretário Bruno Michel Favero (SD); demais vereadores: Renato Marcelo Markus (PR); Carlos Adriano Zocoli (PSDB); Kelvis Borges (PP); Rafael Edgar Tonial (PSB) e Valmor de Vargas (PPS).

A Lei Orgânica do Município de Capinzal, em seu capitulo II, quanto ao Poder Executivo, consta no Artigo 58, o Prefeito deve comparecer ou remeter mensagem e plano de governo à Câmara Municipal, por ocasião de abertura de sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providências que julgar necessárias. Então, o Presidente convidou o prefeito Nilvo Dorini (PMDB) para compor a mesa e acompanhar os trabalhos, posteriormente usou da Tribuna.  

Leitura dos ofícios expedidos e recebidos. Leitura do Demonstrativo Financeiro da Câmara referente ao mês de dezembro de 2016.

O Presidente do Legislativo concedeu a palavra da Tribuna ao prefeito Nilvo Dorini, que apresentou mensagem do Poder Executivo aos representantes do povo com assento na Câmara Municipal. Antes cumprimentou o Presidente do Legislativo, os membros da Mesa Diretora, demais Vereadores, os que estavam acompanhando a sessão (Senhores e Senhoras), funcionários do Poder Legislativo. Obs: Para lembrar, a única imprensa e meio de comunicação presente, no entanto, não foi citada em nem lembrada pela autoridade maior do Município, era O TEMPO - um jornal de fato que presta serviços de informações há quase 28 anos, sendo que registrou a passagem dos mandatos de prefeitos e vereadores, sendo que este Semanário prossegue levando o conhecimento sobre ações e serviços, ainda o que é preciso realizar pelos dois Poderes no período de 2017 a 2020. Bom, O TEMPO - um jornal de fato estava presente, mesmo não sendo mencionado.    

 

 

Dorini disse ter toda a convicção que essa legislatura irá produzir muito para a grandeza do Município, pois acredita firmemente que na visão do conjunto de agenda deliberativa a ser cumprida dignifica a casa legislativa e reforça a confiança nos rumos de Capinzal. Uma nova página começou a ser escrita no Município, sendo que a partir de 1º de Janeiro de 2017 com o início dos trabalhos do poder Legislativo.

Não escondeu o orgulho de sentir junto com os membros do poder Legislativo corresponsável por todas as conquistas que o Município alcançará nesse novo período. Pretendem um desenvolvimento com justiça social, significando melhores condições de vida para todos os capinzalenses e o resgate aos excluídas pela miséria. Os elementos básicos dessa escalada deve permear tanto a agenda do Legislativo quanto as ações do Governo. Sabe-se que para alcançar os objetivos pretendidos é necessário dispor de recursos, além do que são por regra arrecadados. 

Tem conhecimento que enfrentarão dificuldades, mas estão determinados a cumprir o dever que assumiram, contribuindo assim, para que Capinzal prossiga e melhore o seu ritmo de desenvolvimento econômico social, buscando a continuidade de ser uma cidade reconhecida pela qualidade de vida. Diversas ações terão de ser implementadas, no sentido de melhorar a arrecadação municipal, sendo ações que deverão ser estudas e debatidas amplamente com o Legislativo e a comunidade. Da mesma forma deverão ser implementadas ações no sentido de melhorar e dar mais eficiência na gestão para a aplicação dos recursos arrecadados, portanto, reduzindo custos, prestando serviços com eficiência e qualidade.

As carências do Município são inúmeras e a jornada é longa, pois quem se dispõem a praticar política- não como possível dado, mas, como arte das mudanças necessárias. Irão procurar buscar juntamente com as entidades governamentais e financeiras recursos em todas as modalidades. Sendo recursos não reembolsáveis ou com devolução a longo prazo, para poder realizar obras e ações necessárias, visando o atendimento à população, destacando ainda mais o Município no senário estadual e federal.

A luta é para que o Município se torne uma referência maior do que é, isto com produtos produzidos em Capinzal e vendidos no Brasil e no exterior, o que não deve ser só do poder Executivo o empenho, mas, de toda a comunidade organizada. Deve ser uma constante luta do Poder Executivo e do Legislativo, da indústria, do comércio, entidades de classe, enfim, de toda a população de Capinzal. Somente a unidade e a concentração de esforços e recursos - sem revanchismo fará de Capinzal um grande Município. A meta é continuar trabalhando, fortalecendo com toda prudência para que os acertos sejam bem maiores que os erros que por ventura venham a serem cometidos.

Se compromete neste período de governo com sua equipe de trabalho sendo os vigilantes dedicados as causas, anseios, interesses e necessidades da população. É preciso pensar alto, mas, com os pés no chão, jamais se desviar da realidade, e sim, esquecer as divergências políticas e pensar acima de tudo no crescimento e na formação de um grande pacto de governabilidade. Acredita, que só dessa forma, os objetivos serão alcançados.    

A experiência que adquiriu a frente do Executivo em mandatos anteriores, lhe deixa ciente ser necessário a união da comunidade e dos poderes constituídos, rumo aos mesmos objetivos. É só dessa forma será possível vencer os obstáculos, que por si se apresentam e são expostos. No momento que se realiza a sessão legislativa, novamente conclamou a cada um dos ilustres representantes do povo para dar a contribuição que marque a passagem de todos a frente dos poderes Executivo e Legislativo.  Com muito trabalho, união de esforços e a defesa do interesse coletivo. Que os interesses individuais sejam deixados de lado e que se possa trabalhar com o mesmo objetivo do desenvolvimento de Capinzal- é a verdadeira causa, devendo estar acima de outros interesses.

Dorini ao encerrar a sua mensagem, reafirmou a posição incansável como representante do Poder Executivo a atuar em total harmonia com as forças produtivas do Município, para que as necessidades da população sejam plenamente atendidas, então evidenciou as intenções para o exercício de 2017, incluso no contexto deste mandato. Rogou a casa legislativa e a toda comunidade capinzalense votos de êxito. Agradeceu imensamente a todos os Vereadores e passou às mãos do presidente do Legislativo um Manual com todas as intenções, com orçamento elaborado pelo Executivo anterior, sendo que o atual Governo tem suas metas para 2017 e pretendem fazer algumas adequações visando atender o que foi traçado no período eleitoral.

Agradeceu a oportunidade, desejando boa noite e sucesso a todos.    

Como não teve a Ordem do Dia, nem o Expediente dos Vereadores, foi passado para a Palavra Livre, sendo que não fizeram uso: Adriano, Rafael e Valmor. Usaram da palavra:

- Bruno Michel Favero (SD): Disse sobre o compromisso dos edis com a população de Capinzal e fez um pedido para que o Presidente do Legislativo leve em consideração, talvez colocando na pauta e convidar as entidades a comparecerem na Câmara para começar um diálogo e troca de ideias visando obter êxito quanto a paralisação e retomada dos serviços do estacionamento rotativo, sendo um problema sério enfrentado pelo comércio local.  

-  Kelvis Borges (PP): Também falou sobre o estacionamento rotativo, sendo uma demanda muito reivindicada pelo comércio local, dependendo do estudo de viabilidade e posteriormente uma empresa possa a prestar tais serviços nas vias públicas. Lembrou que a população não escolhe hora para ficar doente, sendo um momento delicado o início de ano, inclusive, as aulas retornarão em fevereiro e lembrou que as chuvas acabaram estragando a conservação das estradas.

- Alcedir Afonso Coronetti (PMDB): Disse ser muito importante o elo do Executivo com o Legislativo e que seja possível uma boa condução do Município nestes quatros anos, sendo que o Prefeito atenda dentro do possível aos pedidos dos Vereadores em nome da população. Coronetti tem em mãos alguns pedidos de cidadãos, para que seja implantado alguns obstáculos na Rua Presidente Nereu Ramos, seja lombadas físicas ou eletrônicas, visando a redução de velocidade, levando em conta as duas mortes por atropelamento na mencionada via pública, no sentido de proporcionar segurança no livre trânsito. Lamentou quando se toma atitude precipitada no Município, o que levou a paralização do estacionamento rotativo, porém, de cumprimento da lei vigente, sendo que na época Coronetti e o ex-vereador Valdelir Francisco de Souza (Jegue) votaram contra a paralização dos serviços, e sim, é a favor de buscar alternativas de melhorias. As vias públicas sem vagas de estacionamento suficiente virou um caos e os comerciantes estão perdendo com a falta do estacionamento pago. Ao invés de tirar a empresa que prestava serviços, deveria dar condições de trabalho e com retorno sem ficar no prejuízo, porém, estão jogando mais compromisso para a Prefeitura colocando diretor e agentes de trânsito. Coronetti justificou que no mandato passado quando fazia as cobranças sobre as carências da saúde, eram pedidos do povo, agora acredita ter um vínculo ainda maior e o atendimento vai melhorar por parte da Administração quanto as sugestões dos Vereadores de situação e de oposição.

-  Renato Marcelo Markus (PR): Para o mesmo, certamente a população cobrará dos Vereadores representatividade e principalmente da Administração uma seriedade, tendo de ter coragem ao fazer reformas que Capinzal precisa, enfim, cobranças que a lei vigente exige. Os Vereadores das duas composições estarão apoiando e trabalhando em conjunto com a Administração, até porque é isto que a vereança e a sociedade busca. Sociedade essa que não quer mais pessoas na Câmara ou na Prefeitura para gritar, xingar, e sim, mostrem trabalho acima de tudo. Os edis estarão para respaldar tudo aquilo que for benéfico para a cidade de Capinzal, ou seja, oposição é oposição, até porque o nome já diz por si próprio, mas pretende-se uma harmonia e seriedade. Quanto a projetos mandados pelo Executivo, caso for polêmico, a situação vai analisar, sendo de ideia de não votar, assim seguirá como fará a oposição. Encerrou argumentando que estarão fazendo o melhor por Capinzal nos quatro anos de mandato, período para o qual foram eleitos. Espera que a Administração faça um trabalho bem feito na gestão 2017 a 2020 e certamente o respaldo virá da sociedade. Irão trabalhar em benefício da população no atual mandato, sem pensar numa próxima eleição (reeleição), porém, unir forças para desempenhar e atender as expectativas do povo para o período que foram eleitos, sempre pensando em Capinzal.

- Lucas Antonio Dorini (PMDB): Iniciou dizendo do voto de confiança que também teve dos educadores, sendo que alguns já estão lhe procurando, os quais vem sugerindo pedidos e sugestões referente a educação, consequentemente, na medida do possível estará formalizando ao Executivo Municipal. Coloca-se à disposição de toda população, já que estão na função para trabalhar para o bem coletivo. Todos os Vereadores querem ver o Município crescer e tendo o povo bem atendido, portanto, da aproximação Legislativo e Executivo ou vice-versa. Foi sincero o Vereador ao dizer que muitas pessoas estão lhe procurando quanto a manutenção de estradas, operações tapa buracos e na medida do possível irá levar as reclamações e anseios da população nas Secretarias e também apresentar em plenário- quando for necessário e cabível.

O presidente Gilmar Junior da Silveira (Neguinho / PSD) convocou o vice-presidente Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) para assumir as direções dos trabalhos, pois fez uso da Tribuna - Ao assumir a Presidência da Mesa Diretora não tem pretensão de colocar nenhuma pauta de superioridade aos demais parlamentares, e sim, de responsabilidade de atuar sempre em prol da comunidade, sendo a mesma linha de raciocínio. É claro que existirá a condição de ser situação e considerada oposição, mas, acredita que o povo também merece os Vereadores trabalhando unidos com o Executivo visando o melhor para Capinzal e sua gente. Gilmar disse que o povo já está cobrando, principalmente, do ramo de comércio, quanto a falta de vagas e de rotatividade no estacionamento nas vias públicas. Como Presidente manterá o melhor diálogo possível entre todos os legisladores, dando ampla condições de trabalho e de manifestação a cada Vereador. Espera fazer o Balcão da Justiça e Cidadania na Câmara Municipal, sendo um exemplo que vem dando certo em outras cidades, pois a intenção é fazer uma legislação que o povo se aproxime do Legislativo e mantenha um contato harmônico com o Executivo. Também será realizada as sessões itinerantes, o que já vinha sendo feito, indo nos loteamentos, bairro, localidades e distrito.        

 A realização da reunião atendeu a Ordem do Dia, então encerrou a sessão solene, agradeceu a presença dos Vereadores, imprensa e as pessoas que compareceram para assistir aos trabalhos. Convocou os Vereadores para a Sessão Plenária no dia 24 de janeiro de 2017, terça-feira, às 19 horas.

Prefeito e Vice-prefeita de Lacerdópolis trabalhando em perfeita harmonia Anterior

Prefeito e Vice-prefeita de Lacerdópolis trabalhando em perfeita harmonia

Vereadores sugerem alternativa ao Executivo para amenizar a falta do estacionamento rotativo Próximo

Vereadores sugerem alternativa ao Executivo para amenizar a falta do estacionamento rotativo

Deixe seu comentário