logo RCN

Vereador Dhiego Costa dirige Moção de Apoio a projeto que tramita na Alesc e que estabelece por parte das indústrias o valor mínimo do litro de leite que será pago aos produtores

  • Joce Pereira - Vereador do PP Dhiego Costa.

Os produtores querem saber com antecedência o valor que será pago

Herval d' Oeste - De autoria do vereador do PP Dhiego Costa, o Moção de Apoio nº 004/2020, ao projeto de Lei (PL) 135/2016 que estabelece o valor pago pelo litro de leite ao produtor para o mês seguinte. A Moção será dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), e aos demais Deputados Estaduais. 

Segundo Dhiego há mais de quatro anos que este projeto está parado na Assembleia Legislativa e voltou agora a ser discutido pelos parlamentares. "A proposta estabelece a divulgação por partes das indústrias de um valor mínimo pelo litro do leite pago aos produtores para o mês seguinte".

Dhiego relata que o autor do projeto é o deputado estadual Neodi Saretta que defende a importância do Projeto para proteger os pequenos produtores, que sofrem com a volatilidade do mercado. Segundo o Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias (Conseleite), o valor mínimo de referência do litro do produto variou de R$ 1,40 em julho de 2016 (ano em que o Projeto de Lei foi proposto), para R$ 1,20 em agosto do mesmo ano, uma queda de 14,3%. A divulgação será feita pelo Sindicado das Indústrias do setor (Sindileite).

"A proposta viabilizará estabelecer o preço mínimo do litro de leite. Uma das grandes preocupações é proteger o produtor de leite. O projeto de lei obrigando que as empresas passem a divulgar, de forma antecipada, o preço do litro do leite, que será pago no mês seguinte, fará com que o produtor tenha conhecimento do quanto vai receber de pagamento. O produtor vende o leite sem saber quanto irá receber e, que essa prática, só se dá na questão do leite, já que em nenhum outro produto isso acontece".

Joce Pereira


Aprovada lei que suspende prazos de concursos públicos em SC Anterior

Aprovada lei que suspende prazos de concursos públicos em SC

Renata Abreu quer Rádio e TV cumprindo finalidade educativa Próximo

Renata Abreu quer Rádio e TV cumprindo finalidade educativa

Deixe seu comentário