logo RCN

Valduga quer a manutenção das Centrais Regionais de Regulação do SAMU no interior

Política

 A manutenção das Centrais Regionais de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos municípios do interior do Estado é uma preocupação do deputado Cesar Valduga (PCdoB). Ele apresentou indicação encaminhada ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde solicitando a manutenção do serviço.

            A indicação veio num momento em que o Governo do Estado planeja mudanças no funcionamento do Samu estadual. A proposta é passar a sua administração para o Corpo de Bombeiros e extinguir as centrais reguladoras do interior.

Atualmente, existem oito Centrais Regionais de Regulação localizadas em Chapecó, Blumenau, Joaçaba, Lages, Balneário Camboriú, Joinville, Criciúma e Florianópolis, com aproximadamente 15 médicos cada uma. Os profissionais têm a função de regular o fluxo de pacientes na região.

Valduga explica que toda vez que um Samu regional é ativado para um atendimento e não existe a possibilidade de atender o cidadão em sua região de origem, a regulação estadual é ativada e toma as providências, junto com a Central de Regulação Regional, para fazer o transporte inter-hospitalar mais adequado a cada situação.

Se as centrais de regulação regionais forem desativadas, a Central de Regulação ficará sediada em Florianópolis. “Isso provavelmente acarretará dificuldades para as regiões, haja vista as peculiaridades de cada uma para o atendimento de urgência. Por isso, pedimos a manutenção das centrais no interior”, disse o deputado Valduga.

Presidente da Assembleia Legislativa é convidado para programa Líderes Globais Anterior

Presidente da Assembleia Legislativa é convidado para programa Líderes Globais

Confirmado: Retorno à televisão Próximo

Confirmado: Retorno à televisão

Deixe seu comentário