Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Solenidade inicia etapa de pré-incubação de seis projetos da Unoesc aprovados no Sinapse de Inovação
-
- Governador Colombo com empreendedores e professores da Unoesc.
Teatro Governador Pedro Ivo.
A Unoesc participou, no dia 4 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, da cerimônia que marca o início da etapa de pré-incubação das empresas contempladas na 5ª edição do programa Sinapse da Inovação. Na ocasião, além dos os empreendedores, estiverem presentes o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Fábio Lazzarotti, representando o reitor da Unoesc, e o membro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Joaçaba, professor Michel Carlesso Avila.
No evento, vários convênios foram assinados com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; com o governador do Estado, João Raimundo Colombo; e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Dessa forma, cada empresa receberá 60 mil em subvenção econômica, além de recursos destinados à contratação de bolsistas, por meio da Fapesc.
Da Unoesc, seis projetos foram selecionados e receberão esses recursos financeiros. Quatro em Joaçaba: "Inseminação artificial de precisão"; "Game como framework para simulações e treinamentos em negócios"; "Reciclare: reciclagem de fraldas descartáveis e absorventes" e "Sistema de cotação de preços: Pesquisa.io". E dois em Chapecó: "DIVI/CAD - Sistema para projetos e orçamento de divisórias e forros" e "COOPIG - Sistema Web de gestão de granjas suinícolas de cooperativas".
Segundo o professor Michel Carlesso Avila, além do processo de pré-incubação a distância que está sendo oportunizado pelo Sinapse, os projetos que já estão nas Pré-Incubadoras da Unoesc, recebem apoio técnico para o seu desenvolvimento em diversas áreas, como gestão, comercial, jurídico e contábil. A pré-incubação na Unoesc é realizada durante um ano, já a do Sinapse será feita em seis meses.
O professor explica que na etapa de pré-incubação, os projetos passarão por capacitações para o aperfeiçoamento de seus produtos e desenvolvimento de seus modelos de negócio.
- Em um habitat de inovação, como as Pré-Incubadoras, proporcionado capacitações, onde os empreendedores podem realizar interações com os demais empreendedores, ampliando a sua rede de relacionamento, e, com isso, facilitando o desenvolvimento, bem como reduzindo o nível de risco, para que o novo empreendimento alcance o sucesso desejado - afirmou.
Dhébora Santiago / Jornalista
Marketing Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário