logo RCN

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Zortéa

Dia 19 de fevereiro de 2008

A primeira sessão ordinária do ano 2008 acorreu no dia 19 de fevereiro de 2008, presidida pela vereadora Valda T. P Pieri a qual desejou boas vindas a todos os vereadores e que possam realizar um bom trabalho com muito respeito e colaboração pensando sempre no bem-estar da população zorteense.

Leitura, discussão e aprovação da Ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos.

Indicações:

- 001/2008 vereador Délcio Biavati: Solicita ao Chefe do Poder Executivo para que seja confeccionado uma placa informativa orientado os vendedores ambulantes com os dizeres ?Vendedores ambulantes antes de iniciarem suas atividades dirijam-se ao setor de tributação da Prefeitura Municipal para evitar transtornos.? A placa deve ser colocada no acesso de chegada ao Município.

- 002/2008 vereadora Valda: Solicita ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja construído o mais breve possível um abrigo de passageiros (guarita) na Comunidade de Volta Grande, próximo ao Campo de Futebol.

Projetos de Lei:

- 001/2008 - Altera a redação do artigo 78 da Lei Complementar No006/2003, de 20 de outubro de 2003, que dispõe sobre a utilização do espaço do Município de Zortéa e o bem-estar público, observando as normas federais e estaduais relativas à matéria.? Projeto encaminhado para as comissões para analise.

Palavra livre dos vereadores:

Délcio Biavati: Desejou sucesso aos novos membros da Mesa Diretora (vereadoras Valda e Rosane) e um bom retorno aos colegas vereadores e que todos possam trabalhar em harmonia. Cobrou providências para a construção das calçadas na Rua Artur Adolfo Santos. Agradeceu ao secretário de obras Sr. José Mecabô por sempre atender as solicitações de sua pessoa e da comunidade. Manifestou-se favorável ao projeto de lei 001/2008.

Jarmino Freitas: Desejou sucesso a nova presidente eleita e 1ª secretária, assim como aos demais membros da mesa diretora e a todos os membros do Poder Legislativo que todos tenham um bom ano de trabalho. Cobrou que seja feito uma limpeza no Cemitério do Município e que o lixo do local seja retirado. Comentou que em breve estará se ausentando da casa legislativa, porém continuará trabalhando para o Município no que achar conveniente. Esclareceu que a Casa da Cidadania retornou aos trabalhos e como Juiz Conciliador da mesma está à disposição para auxiliar no que lhe é permitido.

João Reginaldo Cesa: Desejou sucesso a Mesa Diretora e aos demais vereadores e que todos possam realizar um bom trabalho trabalhando em prol do Município. Esclareceu que no decorrer deste ano somente fará solicitações verbais e não escritas. Falou da indicação 001/2008 de autoria do vereador Délcio, esclarecendo que o pedido de colocação de placa orientativa é válido, no entanto, entende que deve haver a cobrança do fiscal tributária a fim de evitar que haja o comércio ilegal no Município. Cobrou providências de reparos na estrada de acesso à residência do Sr. Faustino Santos e que seja feito tubulação nos bueiros próximos as residências dos Srs. Paulo Beloto e João Polidoro de Mattos, no Bairro Imigrantes. Solicitou a pintara das faixas de sinalizações nas ruas da cidade, principalmente no Centro. Falou sobre a recuperação das estradas do interior, sendo feita por empresa terceirizada. Esclareceu que na semana seguinte estará apresentando requerimento para que a administração municipal homologue as notas de todas as etapas das provas realizadas no concurso público municipal.

Ademir Schimit: Desejou a todos os vereadores bom retorno e que possam trabalhar em harmonia. Cobrou da empresa que está construindo a Bacia de Tratamento de Esgoto ou o prefeito venha até a Câmara esclarecer aos Srs. Vereadores de como irá proceder, visto que a população cobra informações principalmente quanto aos possíveis odores que a obra poderá causar. Falou da recuperação das estradas do interior de forma terceirizada, parabenizando a mesma pela execução dos trabalhos.

Claudemir Fabiano: Desejou muito sucesso aos membros da Mesa Diretora e aos demais vereadores. Falou que a estação de tratamento foi liberada pelos órgãos competentes, os quais garantiram que não causará problemas à comunidade. Comentou sobre a recuperação das estradas do interior, solicitando que sejam recuperados os acessos a propriedades também. Comentou a necessidade de um fiscal tributário cobrar intensamente a fim de coibir o comércio ilegal no Município.

Paulo José Francescki: Solicitou aos vereadores que se esforcem para transformar verdadeiramente a Casa Legislativa, cobrando intensamente do Executivo o bem-estar da população e o desenvolvimento do Município. Falou que vereadores poderiam ter intervindo junto a Executivo, tentando fazer com que muitos investimentos a serem feitos no mesmo pudessem se concretizar e não fossem perdidos. Cobrou maior empenho para o setor agrícola, que sejam feito à rede de iluminação próxima ao cemitério do Município, igreja e salão paroquial. Cobrou maiores informações de onde está o trator de esteiras cedido ao Município. Falou dos trabalhos de recuperação das estradas do interior que está sendo executada por uma equipe terceirizada e pediu se os bueiros sejam destrancados. Esclareceu que na próxima sessão estará cobrando maiores informações (laudo técnico) através de um requerimento sobre a construção da bacia de tratamento de esgoto.  

Aldivo Valentin Surdi: Desejou bom retorno a todos os vereadores e muito sucesso nos trabalhos. Disse esperar um trabalho melhor no ano de 2008, tanto por parte dos vereadores e Executivo, falando assim da solicitação da presidente da Casa para a construção de uma guarita. Cobrou que o Executivo faça melhorias no Bairro Água Santa e comunidade de Duas Pontes, inclusive se empenhe na regularização do terreno para a construção do salão da comunidade de Pouso Alto. Disse que também não fará indicação, e sim, apenas cobranças verbais. Quanto à indicação 001/2008 de autoria do vereador Délcio explicou que é valida, porém, acredita que deve haver a cobrança do fiscal de tributos quanto ao comércio ilegal.

Rosane Infeld: Desejou muito sucesso a todos os vereadores. Colocou-se a disposição do Executivo para o que precisar esclarecendo que os vereadores da oposição também estarão intervindo junto às esferas estaduais e federais buscando recursos ao Município e espera que no ano de 2008 as obras sejam executadas. Falou da necessidade de se fazer melhorias próximo ao Cemitério do Município. Referente à construção da bacia de tratamento de esgoto disse que também é cobrada pela comunidade dos possíveis problemas que a obra poderá causar. Manifestando-se favorável que seja cobrado maiores informações do Executivo ou empresa construtora da obra. Cobrou providências para a construção de um abrigo no posto de Saúde e que seja instalada uma luminária no Bairro Água Santa e pediu que as faixas de sinalização de trânsito fossem pintadas e que a policia fizesse rondas constantes próximo a rótula central do Município.

A presidente Valda agradeceu em nome do presidente da Associação do Micro Bacias, Sr. Márcio Terra, a todos os vereadores que aprovaram o projeto de lei repassando verbas para a Associação a qual adquiriu os maquinários que já estão à disposição dos agricultores. Falou que certamente os vereadores trabalharão unidos em prol do Município e que estará levando os pedidos de todos os vereadores aos órgãos competentes. Agradeceu a secretária de Educação, Sra. Ana, a qual a vereadora esteve solicitando que fosse fornecido transporte aos universitários da UNOESC Capinzal e SENAI Luzerna, a qual prontamente atendeu a solicitação.  Convocou os Srs (as). Vereadores (as) para a sessão ordinária a ser realizada dia 26 de fevereiro de 2008, às 19h, na Câmara Municipal.

 

 

Anterior

Colatto quer saber real economia do Horário de Verão

Próximo

Resumo dos Trabalhos Legislativos de Capinzal

Deixe seu comentário