logo RCN

Colatto quer saber real economia do Horário de Verão

Deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC)

Com o término do horário de verão amanhã, dia 16, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), vai apresentar requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para  solicitar ao Ministério de Minas e Energia um relatório dos índices reais de economia alcançados com a 37ª edição do horário de verão. O parlamentar catarinense é autor de um projeto de lei que prevê o fim do horário especial em todo o País, por isso quer saber se houve redução no consumo de energia e se a economia gerada compensa os transtornos e prejuízos causados à população brasileira. Na avaliação do parlamentar, adiantar o relógio em uma hora durante o verão, além de mudar a rotina de milhões de brasileiros, é pouco efetivo na redução do consumo de energia.

Como durante o verão os dias são mais longos, afirma-se que ao adiantar uma hora no relógio, aproveita-se a luz natural, o que teoricamente reduz a geração da energia elétrica destinada à iluminação artificial. Colatto avalia, no entanto, que a redução é pouco significativa e não se justifica em razão dos prejuízos que pode causar ao organismo.

"As bruscas alterações de horário ocasionam distúrbios orgânicos no organismo humano", afirma, citando como exemplo e conseqüências a fadiga, dor de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade, constipação e queda da imunidade.

Colatto afirma ainda, que a mudança de horário pode ocasionar a síndrome de jet lag - conseqüência da alteração de rotina, freqüente em viagens, e responsável por alterações fisiológicas no homem. Sair de casa antes de amanhecer, além de desconfortável, analisa o deputado, é perigoso e prejudicial. "Pode-se imaginar a sensação de perigo que acompanha o cidadão quando se vê obrigado a sair em plena escuridão para ir para o trabalho ou levar os filhos à escola e realizar demais atividades quotidianas?.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


 

Anterior

PMDB de Zortéa tem candidatos à chapa majoritária

Próximo

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Zortéa

Deixe seu comentário