logo RCN

SEMINÁRIO SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO LOTA AUDITÓRIO NA ALESC

  • Carolina Timm / Assessoria Parlamentar -

Nesta segunda-feira (26), a Assembleia Legislativa sediou o 1º Seminário Catarinense "Escola é Lugar de Ciência". O evento reuniu mais de 550 professores e pesquisadores, e ocorreu por iniciativa da deputada estadual Luciane Carminatti , enquanto presidente da Comissão de Educação,Cultura e Desporto, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com o Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE-SC).

 

"Em tempos de obscurantismo, assédio moral contra os educadores e grande ameaça sobre o conhecimento científico, construímos um debate histórico e reafirmamos: Escola é sim lugar de ciência, lugar de conhecimento, lugar de pensamento crítico", ponderou a deputada Luciane. 


Entre os participantes estavam professores da rede pública estadual de diferentes regiões, além de representantes de universidades, entidades e coletivos diversos. Doutor em Educação pela PUC-SP e professor das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro, Gaudêncio Frigotto abriu a programação debatendo "A Escola e a Sociedade Contemporânea". Em seguida, o professor, doutor em Física e presidente da SBPC, Ildeu Moreira, conduziu palestra sobre o papel da Ciência e outros saberes na escola. Pela tarde, também foi realizada uma mesa redonda com o tema "Ciência na Escola: Relatos de práticas educativas", com relato dos professores Vera Lúcia Bazzo (Fepe-SC), Leandro Duso (UFSC-Florianópolis), Aldo Sena de Oliveira (UFSC-Blumenau), Marcelo Girardi Schappo (IFSC-SJ), Sandra Aparecida dos Santos (Unidavi) e Isabela Regina Fornari Muller (diretora de ensino da SED).

 

Entre os principais encaminhamentos do encontro, está a elaboração de um documento a ser enviado para autoridades e governantes, que servirá como "carta aberta" para nortear as próximas ações e como instrumento político para viabilizá-las. Além disso, deve ser articulada a criação de uma frente parlamentar pela Ciência e Educação; a iniciativa deve ser multiplicada com eventos regionais, para ampliar o acesso ao debate; e as entidades parceiras devem se tornar protagonistas na construção e implementação de um programa permanente, com metas e estratégias, para dar condições de que escola seja, de fato, lugar de ciência.

 

 

 

CAROLINA TIMM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI

Bruno também é subscritor de Requerimento Anterior

Bruno também é subscritor de Requerimento

Inaugurada nova estrutura do CREAS Próximo

Inaugurada nova estrutura do CREAS

Deixe seu comentário