logo RCN

Saretta quer campanha educativa sobre riscos da ingestão de bebidas alcoólicas durante gestação

Deputado Neodi Saretta

 A campanha proposta pelo deputado Neodi Saretta foi protocolada na forma de projeto de lei, na Assembleia Legislativa, e pretende alertar as gestantes sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A proposta tem como base o projeto apresentado em Concórdia, pelo vereador Arlan Guliani.

A doença, causada pelo consumo de álcool durante o período gestacional, é caracterizada por retardo do crescimento, mudança dos traços faciais e alterações do funcionamento intelectual, em especial, déficit de aprendizado.

Na tribuna do parlamento, Saretta citou uma pesquisa publicada pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo relatando que, a cada mil bebês que nascem no mundo, de um a três já iniciam a vida afetados pela SAF. O deputado falou ainda que, de acordo com estudos, aproximadamente 55% das  mulheres adultas grávidas consomem bebidas alcoólicas, dentre as quais 6% são classificadas como alcoólatras. "Os dados são preocupantes, por isso precisamos alertar as mulheres sobre os sérios riscos à formação do feto e graves consequências à saúde do recém-nascido, caso houver a ingestão de álcool durante a gravidez. Acredito que todos os que se preocupam com a  saúde vão se engajar nesta campanha", disse Saretta.

Ainda de acordo com o parlamentar, a Campanha Educativa para Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no estado de Santa Catarina, será de caráter permanente.

 

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Estadual Neodi Saretta (PT)

 

Marcos Vieira critica falta de política econômica do Governo Federal Anterior

Marcos Vieira critica falta de política econômica do Governo Federal

Valduga manifesta seus pesares à família do primeiro pediatra do Oeste Catarinense Próximo

Valduga manifesta seus pesares à família do primeiro pediatra do Oeste Catarinense

Deixe seu comentário