logo RCN

Saretta defende a gestão democrática nas escolas

Implantação da gestão democrática nas escolas catarinenses, das redes municipais e estadual.

 

Neste dia 15 de outubro, Dia dos Professores, o deputado Neodi Saretta destacou, na Assembleia Legislativa, a importância de implantação da gestão democrática nas escolas catarinenses, das redes municipais e estadual.

Saretta mencionou o decreto assinado pelo governador Raimundo Colombo instituindo a eleição de diretores por pais, professores e alunos, em substituição à indicação política. Lembrou que no início da sua primeira gestão como prefeito de Concórdia, em 2001, determinou não somente a eleição direta para diretores, mas também a gestão democrática no ambiente escolar, com a participação de todos. Atualmente, Santa Catarina é um dos seis estados que ainda mantém a indicação política para diretores. Essa prática está presente em mais de 80% das escolas.

Saretta considerou positivo o decreto do governo do Estado. Sugeriu, no entanto, que a medida entre em vigor antes de 2015. “Acreditamos que não cabe a intervenção partidária nas escolas, mas a participação da comunidade. Além da direção para diretor, precisa existir a gestão democrática em todos os sentidos, com a participação ativa dos conselhos, com poder de decisão”, afirma.

 

Governador presta contas do Pacto por Santa Catarina na região de Joaçaba Anterior

Governador presta contas do Pacto por Santa Catarina na região de Joaçaba

Projeto de Lei das Comunitárias é aprovado no Senado Próximo

Projeto de Lei das Comunitárias é aprovado no Senado

Deixe seu comentário