Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Saretta faz balanço das ações de combate à COVID-19 e cobra pagamento em atraso para hospital de Concórdia
O deputado Neodi Saretta fez um balanço das principais ações desenvolvidas por ele no combate e controle da pandemia da COVID-19. Um dos primeiros pedidos foi a aquisição, pelo Estado, de testes rápidos para serem encaminhados aos municípios. O deputado citou que é necessário mais testes, principalmente para testagem em massa dos profissionais de saúde. Inclusive foi um dos temas da reunião da comissão de Saúde com o Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem. "Nós temos mais de 800 profissionais da área da saúde afastados por suspeita ou com uma doença confirmada. Muitos já voltaram ao trabalho, mas é fundamental que o Estado adquira mais testes".
Saretta falou ainda sobre os pedidos que fez para a aquisição de respiradores para serem encaminhados às unidades hospitalares. E lamentou o escândalo em relação aos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado e disse que tal atitude envergonhou os catarinenses. " No meio de uma pandemia ter um escândalo financeiro é lamentável. Mas isso está sendo apurado. Esperamos que vá até as últimas conseqüências, pois tenho certeza que ninguém dessa Casa vai avalizar nenhum tipo procedimento que não esteja, estritamente, dentro da lei. Apesar disso reiterou que é necessário mais respiradores. Ele revelou que o Hospital São Francisco de Concórdia chegou a receber quatro unidades, porém não foi possível utilizar os equipamentos na UTI.
Em relação a recursos financeiros Saretta falou que tem solicitado o pagamento dos valores do extrateto da política hospitalar para todos os hospitais. Mas revelou que o Hospital São Francisco de Concórdia, até agora não recebeu os recursos estimados em 1 milhão de reais/mês. "No começo tinha um problema administrativo que foi resolvido e mesmo assim o hospital precisou entrar com o mandado de segurança, mas até agora nenhum recurso foi encaminhado", lamentou. Saretta comentou que conversou com o Secretário Estadual de Saúde e ele disse que o recurso está empenhado. "Espero que nas próximas horas isso seja realmente efetivado, pois o hospital tem gastado bastante com os leitos de UTI que estão praticamente todos ocupados".
Deixe seu comentário