logo RCN

Restabelecimento de medicamentos em SC

  • Divulgação. -

Carmen Zanotto solicita ao Ministro da Saúde restabelecimento de medicamentos em SC

Preocupada com a falta de medicamentos para o tratamento de várias doenças em Santa Catarina a deputada Carmen Zanotto (PPS/SC), coordenadora do Forum Parlamentar Catarinense, reuniu-se com o Ministro da Saúde Gilberto Occhi, na noite de quarta-feira, 25, em Brasília, para cobrar uma solução imediata do Ministério. A parlamentar apresentou a documentação recebida pelo Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande com a descrição dos medicamentos de competência do Ministério.

"Não podemos permitir que pacientes fiquem sem realizar o tratamento por falta de medicação, muitas doenças não podem esperar. Precisamos que o estoque seja restabelecido o mais rápido possível", ressalta a parlamentar!

Entre os medicamentos em falta estão:  O componente Especializado de Assistência Farmacêutica para o tratamento de hepatite C; Trastuzumabe para tratamento de câncer; Abacavir 20mg/ml solução oral, utilizado no tratamento de crianças vivendo com o vírus HIV; Olanzapina 10mg, para transtornos psiquiátricos; Riluzol 50mg para tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica; Tacrolimo 5 mg para imunossupressão em transplante e Tocilizumabe 20mg/ml para tratamento de artrite reumática.

O Ministro Occhi explicou que alguns medicamentos não foram adquiridos devido a negativa da empresa e a suspensão de processos licitatórios. Porém ele garantiu que na próxima semana o Estado irá receber a medicação para o tratamento contra o câncer e que o processo de licitação para a medicação contra a hepatite está sendo finalizando.

Durante a reunião também foi discutido sobre a ação judicial do medicamento Spiranza para o tratamento contra a AME. Pois o governo federal compra cada ampola por R$ 211 mil enquanto que o único fornecedor da medicação quer vender para o Estado por R$ 288 mil.  No primeiro ano de tratamento o paciente precisa de seis ampolas.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) destacou que irá apoiar o Estado para que possam adquirir a medicação no mesmo valor que o governo federal.

Ainda participaram da reunião o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Marco Antônio de Araújo Fireman, Cleusa R. Fritzen, representando a Secretária Executiva de Articulação Nacional de Santa Catarina e o chefe de gabinete do deputado Esperidião Amin, Amaro Lúcio.

 

 

 

 

Gabinete Carmen Zanotto

Silviane Mannrich

Deputado Estadual eleito Altair Silva visita Capinzal Anterior

Deputado Estadual eleito Altair Silva visita Capinzal

Auditoria de urnas Próximo

Auditoria de urnas

Deixe seu comentário