logo RCN

Renais crônicos pedem aprovação de projeto de Carmen que repassa R$ 257 milhões para diálise

  • Foto: Gustavo Sales/ Câmara dos Deputados - Deputada Carmen Zanotto.

As instituições de apoio aos pacientes renais crônicos pediram na quinta-feira (18) urgência na aprovação do projeto de autoria da deputada Carmen Zanotto que prevê o repasse de R$ 257 milhões da União às clínicas de diálise que atuam de forma complementar no Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto durar o estado de calamidade pública. 

O assunto foi debatido na reunião da comissão externa que acompanha ações contra o novo coronavírus, que debateu com representantes dos pacientes, do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde situação da hemodiálise no país.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Marcos Alexandre Vieira, alguns problemas que já eram crônicos, "apareceram de maneira mais substancial agora com a pandemia". Pela proposta, os recursos devem custear os primeiros quatro meses da pandemia, de 15 de março a 15 de julho.

De acordo com Carmen Zanotto, o PL 2270 busca dar aos serviços de terapia renal uma condição similar à que foi dada aos hospitais e às Santas Casas. "A pandemia da Covid-19 provocou um grande aumento dos custos dessas clínicas, que já estavam com o teto financeiro estourado. Elas estão tendo que enfrentar o reajuste abusivo de insumos e de equipamentos de proteção individual. Além disso, tiveram que afastar profissionais infectados e contratar outros", explicou a parlamentar, que é relatora da comissão.

Atualmente no Brasil cerca de 140 mil pessoas realizam três sessões de diálise por semana, em cerca de 800 clínicas, com duração média de quatro horas por sessão.

Gabinete Carmen Zanotto  

Silviane Mannrich

Denise Lacerda 


Projeto obriga deputados a usarem máscara na Alesc Anterior

Projeto obriga deputados a usarem máscara na Alesc

Peninha quer acabar com indicações políticas para cargo de ministro do STF Próximo

Peninha quer acabar com indicações políticas para cargo de ministro do STF

Deixe seu comentário