Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Proibição de pulverização aérea e 500 anos da reforma protestante em debate no plenário
-
- FOTO: Miriam Zomer/Agência AL
A pulverização aérea é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente
O anúncio de protocolo de projeto de lei proibindo a pulverização aérea e os 500 anos da reforma protestante monopolizaram os debates na sessão desta quarta-feira (1). "A pulverização aérea é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente, segundo dados de comissão da Câmara dos Deputados 70% do agrotóxico aplicado por aviões não atinge o alvo, mas o entorno", justificou Cesar Valduga (PCdoB), autor do projeto que prevê a proibição.
De acordo com o deputado, a proibição da pulverização minimizará o impacto do uso de agrotóxicos entre mamíferos, insetos, aves e peixes. "Em nenhum lugar do mundo se utiliza tanto veneno na agricultura quanto no Brasil, os produtores de maçãs alugam colmeias para a polinização, encarecendo o custo final da safra".
Já o deputado Darci de Matos (PSD) destacou a passagem dos 500 anos da reforma protestante, celebrados em 31 de outubro.
"A entrada dos luteranos em Santa Catarina muito significou no desenvolvimento econômico do estado, com técnicas, metodologias, empreendedorismo e o pragmatismo", pontuou o líder do governo.
Darci lembrou que os luteranos construíram escolas e hospitais ao lado das igrejas e foram fundamentais na separação entre a igreja e o estado. "A igreja protestante prega a prosperidade, todos os países luteranos são riquíssimos".
Milton Hobus (PSD) seguiu Darci. "Chegavam, se organizavam em comunidades, primeiro construíam a igreja, depois a escola, o hospital e o salão de encontros, ajudaram a desenvolver a vida comunitária em Santa Catarina", afirmou.
Jean Kuhlmann (PSD) concordou com os colegas. "Não conseguimos ver uma igreja sem algo que cuide da saúde ou da educação, a igreja luterana tem muito isso".
Ismael dos Santos (PSD) ressaltou a ruptura protagonizada por Lutero. "Foi um divisor de águas, foi ele que trouxe para o mundo ocidental as escolas mistas, mais do que isso, a bíblia sendo traduzida para a linguagem nativa".
Deixe seu comentário