logo RCN

Proibição de pulverização aérea e 500 anos da reforma protestante em debate no plenário

  • - FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A pulverização aérea é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente

O anúncio de protocolo de projeto de lei proibindo a pulverização aérea e os 500 anos da reforma protestante monopolizaram os debates na sessão desta quarta-feira (1). "A pulverização aérea é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente, segundo dados de comissão da Câmara dos Deputados 70% do agrotóxico aplicado por aviões não atinge o alvo, mas o entorno", justificou Cesar Valduga (PCdoB), autor do projeto que prevê a proibição.

De acordo com o deputado, a proibição da pulverização minimizará o impacto do uso de agrotóxicos entre mamíferos, insetos, aves e peixes. "Em nenhum lugar do mundo se utiliza tanto veneno na agricultura quanto no Brasil, os produtores de maçãs alugam colmeias para a polinização, encarecendo o custo final da safra".

Já o deputado Darci de Matos (PSD) destacou a passagem dos 500 anos da reforma protestante, celebrados em 31 de outubro.

"A entrada dos luteranos em Santa Catarina muito significou no desenvolvimento econômico do estado, com técnicas, metodologias, empreendedorismo e o pragmatismo", pontuou o líder do governo.

Darci lembrou que os luteranos construíram escolas e hospitais ao lado das igrejas e foram fundamentais na separação entre a igreja e o estado. "A igreja protestante prega a prosperidade, todos os países luteranos são riquíssimos".

Milton Hobus (PSD) seguiu Darci. "Chegavam, se organizavam em comunidades, primeiro construíam a igreja, depois a escola, o hospital e o salão de encontros, ajudaram a desenvolver a vida comunitária em Santa Catarina", afirmou.

Jean Kuhlmann (PSD) concordou com os colegas. "Não conseguimos ver uma igreja sem algo que cuide da saúde ou da educação, a igreja luterana tem muito isso".

Ismael dos Santos (PSD) ressaltou a ruptura protagonizada por Lutero. "Foi um divisor de águas, foi ele que trouxe para o mundo ocidental as escolas mistas, mais do que isso, a bíblia sendo traduzida para a linguagem nativa".

http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/proibicaeo-de-pulverizacaeo-aerea-e-500-anos-da-reforma-protestante-em-deba

Projeto prevê extinção da Fatma e criação do Instituto do Meio Ambiente Anterior

Projeto prevê extinção da Fatma e criação do Instituto do Meio Ambiente

Fechamento de frigorífico no sul do estado será tema de debate Próximo

Fechamento de frigorífico no sul do estado será tema de debate

Deixe seu comentário