logo RCN

Prefeitura de Capinzal troca nomes nos cargos de confiança de primeiro e segundo escalão

Prefeitura de Capinzal troca nomes nos cargos de confiança de primeiro e segundo escalão da Administração Municipal

 

Prefeito Andevir esclarece o porquê das mudanças....
 
“Quero tentar explicar, comparando com a montagem de um time de futebol. Muitas vezes um treinador tem bons jogadores, alguns craques e de repente o treinador mexe no time por algumas razões. Pode ser que ele tenha um planejamento de jogo e quer jogadores que se enquadram nesta nova filosofia de jogo. Pode ser que ele quer jogadores que sejam unidos e jogue entrosados e de acordo com o plano de jogo que ele tem e o que ele quer alcançar com aquele time. Pode ser que ele queira testar alguns jogadores em outras posições, pois podem render mais ali, ou dão mais segurança e efetividade à equipe”, assim o prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella começa a esclarecer o porquê das mudanças.
Muitas vezes, também acontece que o jogador seja bom, e o treinador acabe tirando do time, as razões nem sempre são reveladas, são questões internas. Ou então o treinador quer colocar jogadores que esperam uma oportunidade para entrar em campo e mostrar seu futebol. Por tanto se faz mudanças por vários motivos - penso que essa comparação figurativa exemplifique as razões das mudanças. Dito isso, quero dizer a população de Capinzal que temos grandes planos e dois anos para pôr em prática e fazer um grande mandato, não somente em relação a obras, mas também na formação cultural de um povo em relação ao seu futuro.
Quais seriam estes planos?
Entendemos que a transformação social e cultural tão almejada da humanidade em direção a uma sociedade de paz, de respeito de organização, ordem e boa convivência social, que respeite as leis do trânsito, que respeite as pessoas, que sejam pessoas de bem, longe das drogas dos vícios, isso passa necessariamente por uma mudança no processo educativo - a educação tem que ter uma visão integradora e trabalhar a formação do caráter.
“Sem cultura moral, ou boa formação de caráter não haverá nenhuma saída para a humanidade”. (Albert Einstein)
O meu maior legado, que quero deixar, e entendo isso como principal missão é acentuar um trabalho na educação e cultura, que se dado continuidade, vai proporcionar às nossas crianças uma sociedade melhor, com mais ética, com mais respeito, com mais espiritualidade, e com mais conhecimento também.
A perspectiva de educação no Brasil já vem apresentando a necessária abertura a esse tipo de educação / os parâmetros curriculares nacionais, as propostas dos temas transversais, a possibilidade de ação dos conselhos municipais são exemplos das oportunidades que o próprio sistema oferece.
Deste modo Eu tenho planos e projetos de fazer uma revolução na educação de Capinzal, claro que não é da noite para o dia, mais eu preciso começar isso, pois sempre trabalhei com esses princípios e agora que eu tenho o poder que o povo me concedeu, é a minha grande oportunidade de deixar esse legado, pelo menos iniciar um grande projeto, lançar a semente.
Por isso que preciso montar um time que acredite nisso, que viva isso, que tenha esse olhar integral da educação / temos bons profissionais, ótimos professores na educação de Capinzal que também almejam algo novo, algo que realmente faça a diferença, uma transformação na vida de nossas crianças e adolescentes..
AVALIAÇÃO DO TRABALHO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA NESTES PRIMEIROS DOIS ANOS:
A secretária Educação nesses dois anos realizou um trabalho muito bom, a Seila tem qualidades que poucos tem, assim como a Valquíria e o Luiz Alcídes. Fizeram um grande trabalho no sentido de algumas mudanças e renovações. Por exemplo, era nosso desejo fazer um carnaval diferente daquele que tinha, Eu já havia manifestado isso enquanto Vereador, presidente da Câmara. Inclusive promovi junto com a Pastoral da Família uma Audiência Pública. Solicitei essa mudança no início do mandato e eles, Seila e Luiz Alcídes e todo o departamento de cultura, juntamente com os líderes dos blocos, fizeram com muita maestria.
Solicitei também o resgate do desfile de 7 de Setembro e eles fizeram também muito bem feito e bem organizado.
A secretária de Educação, por iniciativa própria, com o nosso apoio promoveu um dos maiores eventos, sendo inédito dentro da educação de Capinzal, que foi a Jornada Literária, e tantas outras inovações da qual temos muito que agradecer.
Aproveitando quero dizer que sou eternamente grato também pelo fato da Seila ter me ajudado muito na montagem da chapa majoritária, coordenando juntamente com o Chico a campanha e me apoiando como cabeça de chapa na coligação que acabou sendo vitoriosa nas eleições de 2012. Portanto tenho muito a agradecer a Seila Eliane Ribeiro, inclusive a convidei para ocupar outra Secretaria. Quero aproveitar também para agradecer a Loiri Barbieri, diretora administrativa da Secretaria de Educação que saiu ainda no final de Novembro, mas que mesmo sem remuneração vem auxiliando, ela merece toda nossa consideração e gratidão por tudo que ela tem feito como diretora Administrativa e no período em que a Seila esteve em tratamento de saúde, se desdobrou, trabalhou de corpo e alma / gostaria muito de continuar contado com ela, mas ela me disse que necessitava de alguns meses de descanso e de tempo para a família, ainda que desde agosto vinha pedindo para sair.
SEILA ELIANE RIBEIRO DEIXA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E QUEM OCUPARÁ ESTÁ FUNÇÃO?
Então no lugar da Seila entra o Israel Boniek, homem de confiança que já trabalha conosco desde o início do mandato. Ele é professor, escritor e palestrante, como docente tem atuado nas áreas de educação e tem profundo conhecimento também na área de psicologia, filosofia e teologia, tem plenas condições de embasar, de comandar está formação que possibilite um pensar, sentir e agir que atenda às necessidades deste momento onde buscamos modelos de educação para um ser humano capaz de atuar na construção de um mundo melhor, de uma sociedade capinzalense com mais paz e amor, e também de conhecimentos necessários ao futuro profissional. Acredito que tudo isso perpassa por um bom plano de educação e com a interação das famílias e da sociedade, tenho certeza que o Israel Boniek futuro secretário de Educação vai comandar muito bem tudo isso.
Para o lugar da Loiri convidamos a Gisela Nara Martins (Léla) que hoje responde pela Diretoria do Social, mas já trabalhou como Chefe de Gabinete, ela tem grande experiência e capacidade na área, pois, já trabalhou nesta pasta por muitos anos. Convidamos também a Isolete Riquetti e a Inês Baron para compor a Diretoria de Ensino, a partir de Janeiro. São bons nomes, inclusive sugeridos pela atual equipe e por colegas de magistério, mas ainda falta alguns detalhes para confirmar esses nomes.
NA DIRETORIA DE CULTURA:
A Diretoria de Cultura vinha sendo comandado pelo Luiz Alcídes, que desde o início deste ano vinha manifestando desejos de sair, o sonho dele era que a Diretoria de Cultura se transformasse em Secretaria, mas isso não foi possível, então ele resolveu não continuar. Ele entende muito de cultura, sempre prezou pela perfeição nos eventos, fez um grande trabalho e deixou grandes projetos para ser desenvolvido, claro, se conseguirmos recursos. Ele foi convidado para continuar, mas recusou. Para seu lugar convidei a maestrina Carmem Basegio até como reconhecimento pelos 30 anos dedicados a cultura de Capinzal e pelo perfil que queremos atuar nas diversas atividades da cultura. Por tanto, estou muito otimista e creio que faremos um grande trabalho na Educação e também na Cultura de Capinzal, com um olhar diferente, numa perspectiva diferente.
SITUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE,
O secretário Kelvis Borges deixará o cargo, tendo em vista que já manifestava o desejo de sair da Secretaria desde Setembro, pedi para ele ficar até o final do ano. Ele também fez grandes inovações, trouxe grandes conquistas, como a carreta do câncer, programa drogas por quê, implantou programas importantes como saúde na escola, rede cegonha, saúde até você, e tantos outros programas que trouxeram grandes benefícios a saúde de Capinzal.
No seu lugar entra a Taize Keiti Lopes, que atualmente é assistente Social do Município, e presta seus serviços no posto de saúde central. 
Vem com boas referências da ex-secretária Jane Serena e do atual Secretário Kelvis, ambos nos indicaram como a pessoa certa para assumir o cargo e também o partido do solidariedade que faz parte da nossa coligação. Conversei com ela e pelo que ouvi, ela vai surpreender muito como secretária da Saúde, com grandes inovações para a área.
SITUAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O diretor Alexandre Teixeira antes secretário, também fez um importante trabalho e somos gratos a ele, tendo em vista que o trabalho dele ficou bastante prejudicado pela falta de recursos. Ele permanece a princípio como diretor, podendo ser deslocado para outra função posteriormente. E o Kelvis Borges deixa a Secretaria de Saúde e assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Possuindo grande potencial e poder de articulação estou certo que fará um excelente trabalho nesta pasta.
SITUAÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA:
Na agricultura o Renato Marcelo Markus que era secretário da Agricultura e também em função dos cortes passou a diretor, reassumirá a Secretaria de Agricultura na função de Secretário e como diretora a Nair Basei. A Secretaria de Agricultura também foi muito prejudicada com a falta de recursos, pois foi dado maior prioridade a Educação e Saúde que atende a cidade e o interior.
FRANCISCO DIRCEU DE ARAÚJO COMO FICA A SITUAÇÃO DELE?
Então o Chico mesmo com o salário bastante reduzido, manteve sempre o empenho e trabalhando muito, em todos os segmentos, mas principalmente no grande projeto da Nova Capinzal. Ele voltará ao cargo anterior ou a Secretaria de Planejamento, iremos definir sua função juntamente com ele e o partido
A INFRAESTRUTURA, QUEM SERÁ O SECRETÁRIO DESTA IMPORTANTE PASTA?
O ex-secretário Enio Paggi, também fez um ótimo trabalho tendo em vista as condições em que assumiu a Secretaria, deixou o cargo e a Secretaria ficou por quatro meses trabalhando apenas com diretores, que tocaram a Infraestrutura, aos quais quero agradecer imensamente ao Valduga, diretor de Urbanismo; Ademir Crul (Dedé), diretor do Transporte Coletivo; ao Rafael Tonial, diretor de Trânsito e ao Jaque Garcia, diretor do interior. Eles a princípio continuam como diretores, juntamente com o novo secretário. Caso Eu e o Farias julgarmos necessário faremos alterações, mudanças de posições.
QUEM ENTRA COMO SECRETARIO ENTÃO?
O secretário da Infraestutura será Rogerio Biazotto, ele tem potencial, tem muita experiência, entende de todos os setores da Infra e tem condições de realizar um ótimo trabalho e concretizar nosso plano de governo que é melhorar cada vez mais as nossas estradas e trazer as renovações que queremos ainda implantar. Pesou também na escolha dele o fato de que nas eleições passadas, o Presidente do PSD, contribuiu efetivamente com 1.400 votos e com os quatro candidatos a vereadores, isso também o credencia a merecer o direito a ocupar uma secretaria.
Resumindo: Na Saúde e Social, Taize Keiti Lopes, na Educação, Cultura e Esportes: Israel Boniek, na Infraestrutura: Rogerio Biazotto, no Desenvolvimento Econômico: Kelvis Borges, na Agricultura: Renato Markus, na Administração continua Orlando Tholl e indefinido ainda a pasta do Francisco Araújo,
MUDANÇAS IMPORTANTES E DE GRANDE REPERCUSSÃO:
São mudanças profundas em quatro secretarias e certamente terá uma grande repercussão. Mas voltando a comparação do futebol, quando o treinador escala o time, tem os que concordam, os que chamam o técnico de louco, de cego, que tinha outros jogadores melhores, que este ou aquele vai acabar com o time. E neste momento não deve ser diferente as opiniões a respeito destas mudanças que acabo de informar. Mas, peço encarecidamente a população, que os nomes foram muito bem observados, tem a minha confiança, a confiança do meu Vice e a confiança dos partidos da coligação e eu peco que confiem, os deixem eles trabalhar um bom tempo e depois podemos avaliar se foi bom ou não. Mas como disse, estou muito animado e confiante no ano de 2015, claro que ainda teremos dificuldades econômicas, mas estamos trabalhando para reverter isso, em contrapartida, teremos muitas obras e muitos novos projetos e ideias.
Em janeiro meu vice Farias assume a partir do dia 05 e Eu retorno em Fevereiro. E será o início de uma nova etapa, da qual estou muito esperançoso e otimista.
"Texto baseado na entrevista concedida a Rádio Capinzal, no dia 29/12/2014", sendo algo que ficará registrado na imprensa formal: jornal impresso, beste caso aqui em O TEMPO – um jornal de fato.
 
 

 

Jegue cobra uma solução da Prefeitura para amenizar o problema caótico do trânsito em Capinzal Anterior

Jegue cobra uma solução da Prefeitura para amenizar o problema caótico do trânsito em Capinzal

Prefeitura de Piratuba conta com novas máquinas e equipamentos Próximo

Prefeitura de Piratuba conta com novas máquinas e equipamentos

Deixe seu comentário