logo RCN

Política

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal

 

Essa iniciativa é uma contribuição que ajuda o eleitor a decidir qual é o destino que quer dar para o Município e sua gente nos próximos quatro anos de governo Municipal
 
A política é a arte e ciência da organização e administração, também é o conjunto de fatos, processos, conceitos, e muito mais ações, e serviços que envolvem, e regem a sociedade, o Estado e suas instituições, e o relacionamento entre eles. Pensando nesta questão, formulamos seis perguntas iguais para os candidatos da chapa majoritária das eleições municipais do ano em curso, no sentido de poder ajudar cada cidadão em optar pelo voto de confiança para reeleger o prefeito e oportunizar um novo governo com o atual presidente da Câmara Municipal.
Essa reportagem além de ser informativa, serve também como interpretativa, em que você cidadão eleitor poderá decidir o rumo da política que pretende dar para Capinzal nos próximos quatro anos de governo. 
Essa reportagem visa da melhor forma possível, fazer cada eleitor conhecer bem mais cada candidato e o que pensa em favor da coletividade capinzalense. Para melhor entendimento e compreensão, leia as perguntas e respostas, então decida por si próprio quem faz por merecer o seu direito adquirido: voto de confiança. 
 
RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD
Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)
Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)
 
Quem é você candidato? R.: Sou Andevir Isganzella, natural de Linha Divisa, Piratuba (SC), filho de Fioravante e Irma F. Isganzella (in memóriam), agricultor até os 21 anos, capinzalense desde 1987 . Trabalhei na empresa Perdigão por três anos e funcionário público na área de educação por 17 anos. Professor das escolas municipais e estaduais de Capinzal, ainda do Colégio Marista Frei Rogério, de Joaçaba (SC). Microrempreendendor, Vereador e atual Presidente do Legislativo. Graduado em Geografia, Teologia e Pós-graduado em Educação.
Por que está concorrendo ao cargo de Prefeito? R.: Porque acredito e tenho muito forte em meu coração esta convicção, de que busco o cargo de Prefeito não pelo poder ou privilégio da função, e sim, como uma missão para poder ajudar as pessoas a serem mais felizes; tendo mais saúde, mais segurança, mais lazer, mais oportunidade de emprego e renda. Também, mais dignidade no atendimento, pois pretendemos criar mecanismos para que o progresso realmente aconteça cada vez mais, mas sem nunca perder de vista o ser humano e suas necessidades.
Que experiência tem, quais foram os resultados políticos e sociais obtidos? R.: O Cargo de vereador me concedeu um amplo conhecimento de como funciona as leis que normatizam o funcionamento tanto do poder Executivo, como do Legislativo e a experiência na administração pública, na condição de Gestor do Poder Legislativo aprimorou meus princípios de liderança e me proporcionou um conhecimento suficiente para que à população tenha confiança de que posso administrar a Prefeitura de Capinzal com segurança. E como resultado políticos e sociais, vou citar apenas alguns: Recursos de 100 mil reais viabilizados pelo Governo Federal. Cinco mil kits de livros e formação dos professores em Parceria com a Editora Paulus e Secretaria Municipal de Educação. Responsável direto pela vinda do Curso técnico federal em Agropecuária; o primeiro a incentivar e a trazer para Capinzal o Empreendedor Individual. Fui o autor do Projeto “Ficha Limpa” para os cargos comissionados do Prefeito e Presidente do Legislativo, promovi várias audiências publicas com temas relevantes aos interesses da sociedade e autor de dezenas de indicações.
Qual é a sua atitude como liderança? R.: Fui escolhido para ser líder, em quase todas as turmas que estudei. Liderei o Grêmio Estudantil do Mater do Dolorum, ainda mais 66 grupos de jovens da nossa Paróquia, comunidades e o Poder Legislativo de Capinzal. Exerço a liderança com seriedade e sou ao mesmo tempo firme, quando preciso ser, mas muito humano e justo também. Gosto de ouvir e tenho a sensibilidade com as necessidades do povo e possuo como fundamento de liderança do maior líder da historia, que mesmo sendo filho de Deus, exerceu sua liderança para servir e não para ser servido.
Qual é o grau de conhecimento que tem sobre os problemas do Município? R.: As profissões e cargos que exerci e exerço (agricultor, operário, professor, comerciante, vereador), sendo que as dificuldades que enfrentei na vida e a pesquisa que estamos fazendo com a sociedade capinzalense para elaborar o nosso Plano de Governo, me concedem um grau elevado de conhecimento dos problemas e necessidades de nosso povo. Eis alguns: para os agricultores, além de melhores estradas, falta mais valorização e incentivo; incentivo falta também ao comercio e a indústria; na Educação faltam creches, mais cultura, mais esporte; falta valorizar mais o funcionário público, falta atendimento mais humanizado aos cidadãos. Para os jovens, falta mais lazer, mais oportunidade de estudo e emprego; para as crianças e adolescentes faltam áreas de lazer (parquinhos e campos: de areia ou de grama); carecemos de uma infraestrutura melhor e “para todos”. Aindaé necessária a padronização dos passeios públicos e de lixeiras; mais segurança; carência nas políticas públicas sociais, ambientais; faltam medicamentos gratuitos e eliminar às filas para agendamento de consultas.
Quem o apoia para ocupar seu cargo? R.: Em primeiro lugar, quem me apoia é a grande parte do povo capinzalense que espontaneamente manifestam o desejo de mudança e a confiança em nosso nome, no meu vice-prefeito Wilson Luiz Farias e na Coligação Renova Capinzal, que é composta de sete partidos (PT, PP, PCdoB, PDT, PSD, DEM e PSDB). Temos o apoio de Deputados e Ex-prefeitos, empresários, segmentos religiosos e pessoas de todas as classes sociais da nossa sociedade; da Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do Governador do Estado e da nossa Presidente Dilma.
 
Atual vereador, presidente da Câmara Municipal e candidato à Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella (PT).
 
FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)
Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)
Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)
 
Quem é você candidato? R.: Sou Leonir Boaretto, filho de João Hercílio e Alda Dambrós Boaretto, nascido no Distrito de Alto Alegre, Capinzal, em 23 de fevereiro de 1962; casado com Sayonara D’Agnoluzzo Boaretto e pai de dois filhos, Taíse e João Augusto. Com formação acadêmica em Administração, exerço atividade na área da agropecuária.
Por que está concorrendo ao cargo de Prefeito? R.: Como prefeito de Capinzal, buscamos a reeleição para, juntamente com o nosso vice-Prefeito Nilvo Dorini, com os nossos vereadores e os partidos que integram a nossa coligação, dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Município implantado desde 2001, quando a Frente Democrática Popular assumiu o governo municipal. Continuaremos administrando com transparência e participação social. Sem renunciar as experiências positivas, sempre aperfeiçoando as ações, a cada instante do nosso novo governo buscaremos novas alternativas para gerar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de nossa gente.
Que experiência tem, quais foram os resultados políticos e sociais obtidos? R.: Iniciei minha trajetória política em 1982, eleito Vereador pelo PMDB aos 19 anos na legislatura 1983/1988, gestão do saudoso prefeito Celso Farina. Na eleição seguinte, reeleito para a legislatura 1989/1992, do também saudoso prefeito Irineu José Maestri, quando presidi o Poder Legislativo tendo a missão de presidir a Constituinte Municipal na elaboração da Lei Orgânica Municipal. Candidato a vice-prefeito na eleição de 1992, quando o PMDB não logrou êxito. Secretário Municipal de Transportes e Obras na primeira gestão do prefeito Nilvo Dorini (2001/2004) e no segundo mandato (2005/2008), vice-prefeito do companheiro Dorini. Em 2008, eleito Prefeito juntamente com o companheiro Sérgio Helt pelo PMDB. Neste mandato, entre tantas ações, trabalhamos para pavimentar 100% as nossas ruas urbanas e iniciamos a implantação do sistema de tratamento coletivo de esgoto sanitário; tive a honra de presidir a AMMOC em 2011, quando foi criada a Região Metropolitana do Contestado e instalada a UDESC no meio oeste, importantes conquistas para toda a nossa região. No campo social, presidi o Moto Clube, Lions Clube, CTG Estância da Querência e a Associação Amigos de Capinzal.
Qual é a sua atitude como liderança? R.: Saber ouvir as pessoas, conhecer suas necessidades, desenvolver ações para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente e trabalhar, incessantemente, na busca de recursos para o Município, elaborando bons projetos e cobrando permanentemente dos nossos representantes políticos. É assim que sempre agimos como Prefeito: administramos ouvindo a comunidade, fortalecendo as parcerias com as entidades e buscando recursos para ampliar os investimentos.
Qual é o grau de conhecimento que tem sobre os problemas do Município? R: A Frente Democrática Popular, liderada pelo PMDB, administra Capinzal desde 2001 com o companheiro Nilvo Dorini (em duas gestões) e conosco desde 2009. Há 12 anos implantamos o programa “Orçamento Participativo” que significa administrar ouvindo a comunidade e executando as prioridades apontadas. Na gestão atual realizamos o Planejamento Estratégico Participativo, que apresentou as demandas e o planejamento para um horizonte de desenvolvimento para os próximos dez anos. Por isso, conhecemos nossas necessidades. Sem renunciar as experiências positivas, devemos a cada instante do nosso novo governo buscar novas alternativas para o desenvolvimento agrário, levando em conta os recursos naturais e as exigências do ágil mercado globalizado, os investimentos estruturais e os serviços básicos de água, esgoto, coleta e tratamento do lixo, garantir a qualidade do ensino oferecido através dos programas e atividades desenvolvidos e outros a implantar, consolidando-se como centro de referência educacional, promover a saúde e prevenir as doenças adotando metas baseadas nos indicadores de longevidade e na qualificação profissional para geração de trabalho e renda.
Quem o apoia para ocupar seu cargo? R.: Ao lado do companheiro Nilvo Dorini que, assim como nós, possui grande experiência administrativa, sendo que temos o apoio do nosso partido, o PMDB, que possui ampla organização e mobilização de sua grande militância e dos nossos aliados: PV, PR e PTB. Com o apoio do governo do Estado e dos nossos parlamentares, faremos ainda mais pelo desenvolvimento de Capinzal.
 
Atual prefeito de Capinzal e candidato a reeleição, Leonir Boaretto (PMDB).
 
 
 
Juiz determina suspensão do Facebook no Brasil por descumprir liminar Anterior

Juiz determina suspensão do Facebook no Brasil por descumprir liminar

Coligação Piratuba Novos Rumos (PT, PP, PSDB e PSD) inaugura comitê de campanha Próximo

Coligação Piratuba Novos Rumos (PT, PP, PSDB e PSD) inaugura comitê de campanha

Deixe seu comentário