logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Capinzal perde efetivos das policias civil e militar, sequer tem delegado titular lotado na Comarca, podendo caracterizar falta de segurança pública e descaso

A sessão plenária ordinária do Poder Legislativo de Capinzal foi realizada na terça-feira, 02 de Agosto, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sob a presidência por Enio José Paggi (DEM).

Aprovada e assinada a Ata nº 2.871, de 2016, referente à Sessão Plenária do dia 26/7/2016.

Na leitura dos ofícios expedidos e recebidos constava um que chamou a atenção, o qual foi motivo de comentários e manifestações na Câmara Municipal, sendo o Ofício 242/2016, encaminhado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, através do delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, assim descrito: Endereçado ao excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública, em que Vossa excelência (Enio José Paggi) encaminha Moção de Apelo nº12/2016, solicitando aumento de efetivo para o município de Capinzal, bem a nomeação de um Delegado de Polícia para a respectiva Comarca. Informo que, tão logo concluído o Curso de Formação dos novos policiais, cujo término está previsto para Novembro do corrente ano, um novo delegado será designado para atuar na Comarca de Capinzal. Quanto ao número de Agentes, estes estão sendo analisados e serão distribuídos em critérios técnicos.  

Expediente dos Vereadores / Indicações ao Poder Executivo:

- Cimara Moreira Baú (PMDB): Solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Fiorindo Luvison, no Loteamento Parizzotto; conclusão do ginásio de esportes do Loteamento Parizzotto; revitalização da pavimentação da Avenida José Leonardo Santos (estrada velha) e a instalação de lixeiras de estrutura metálica para depósito de lixo na Rua Leonardo Spadini, próximo à Igreja Assembleia de Deus.

- Alcidir Afonso Coronetti (PMDB): Sugeriu a construção de um passeio público na Rua Francisco Helt, onde dá acesso à empresa Eletrizal.

- Amarildo Pedro Fachin (PMDB): Solicitou o término da construção do ginásio do Alto Alegre.

- Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB): Sugeriu que seja revista a questão de saúde pública na escadaria Adelmo Biavati, bem como que seja feito benfeitorias com colocações de corrimões; manutenção dos passeios públicos nos altos da Rua XV de Novembro, próximo do Corujão Lanches, e também na Rua Dos Almeida e a construção de uma cobertura no pátio da Secretaria da Saúde, bem como implantar sistema de monitoramento para maior segurança da frota de veículos da Prefeitura.

Pedidos de Informações ao Poder Executivo:

- Valdelir Francisco de Souza: Solicitou qual o motivo das placas "Todos contra o desrespeito sonoro" não terem sido repostas em seus devidos locais.

- Amarildo Pedro Fachin: Solicitou informações sobre qual é o procedimento que tem se dado ao lixo acumulado no Município de Capinzal.

Moção de Aplauso: os vereadores Antonio Carlos Mantovani (PT), Amarildo Pedro Fachin, Alcidir Afonso Coronetti, Valdelir Francisco de Souza e Enio José Paggi parabenizaram o grupo Itália Mia, pela realização da 6ª Festa Italiana de Capinzal.

Moção de Apoio: Valdelir Francisco de Souza, subscrito pelos demais Vereadores, solicitaram ao secretário de Segurança Pública, César Grubba, que garanta o aproveitamento de todo o número de aprovados no concurso da Polícia Militar de Santa Catarina.

Moção de Repúdio: Valdelir Francisco de Souza, subscrito por demais Vereadores, solicitaram ao Excelentíssimo Sr. Waldomiro Teodoro Agostini, presidente do DEINFRA, providências cabíveis na SC - 150. As Moções foram aprovadas por unanimidade.

Na Palavra Livre os Vereadores foram unanimes na questão da Segurança Pública, é claro, os quais fizeram uso da mesma e aqueles que permaneceram na sessão, pois os que se ausentaram por outros compromissos depois de cumprir a Ordem do Dia. É desde 2013 que o Legislativo vem pedindo maior número de as polícias civis e militares, também não admissível perder o delegado e depender de Catanduvas que sequer é sede de Comarca, ainda dependendo dos serviços de dois, sendo um de Joaçaba e outro de Herval d'Oeste.

Há muito tempo Capinzal vem perdendo o que conquistou com o passar do tempo, porém, jamais deveria ser permitido ou aceitável tirar efetivos de nossa cidade para servir outros centros sem substituir a baixa, inclusive, promover o Delegado para outra região e deixar a nossa Comarca sem um titular lotado na microrregião. Antes de tentarem novo monitoramento do trânsito e da cidade, primeiro deveria fazer o possível e impossível para dar a manutenção no atual sistema, antes isto do que nada.

 

Entrega da Moção de Aplauso ao Grupo Itália Mia, 

Audiência pública debate ações para a assistência social em SC Anterior

Audiência pública debate ações para a assistência social em SC

'Propaganda de primeiro mundo, rodovias de país subdesenvolvido'. Próximo

'Propaganda de primeiro mundo, rodovias de país subdesenvolvido'.

Deixe seu comentário