logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

  • - Vereadores de Capinzal (Zocoli, Valmor, Coronetti, Gilmar, Rafael, Renato), vereador de Herval d?Oeste e presidente Adelar Provenci- Kiko- (PR), que também preside a União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), e o último da esquerda para a direita o capinzalense vereador Bruno Michel Favero, demais edis: Kelvis e Lucas estavam concedendo entrevista.

Primeira sessão do ano em curso e sob o comando de nova Mesa Diretora, presidida por Renato Markus.

A sessão plenária ordinária de terça-feira, 05 de fevereiro, com início às 20h, apesar de não ter a transmissão ao vivo pela emissora de rádio, começou em tal horário.

O presidente Renato Marcelo Markus (PR) conduziu a Ordem do Dia, sendo dentre projetos tinha a discussão e votação: Requerimento nº 15, de 2018, de autoria do Vereador Lucas Antonio Dorini, solicitando ao HEMOSC, para que seja disponibilizado na sua plataforma digital online a declaração de "Doador de Sangue". Aprovado por unanimidade.

Expediente dos Vereadores: Indicações e Pedidos de Informações.

Expediente dos Vereadores, sendo indicações e Pedidos de Informação:

Carlos Adriano Zocoli (PSDB), para que a prefeitura instale uma defensa metálica (guard rail) no acesso Cidade Alto próxima empresa central veículos, lado direito no sentido Bairro São Cristóvão ao centro da cidade.

Lucas Antonio Dorini (MDB), ao Poder Executivo Municipal para que sejam canalizadas as águas das chuvas, desde a SC-390 até o final da Rua João Nelvio Savi, no Loteamento Universitário, Bairro São Cristóvão.

Lucas Antonio Dorini (MDB), ao Poder Executivo Municipal para que seja feito uma restauração nas ruas dos bairros Novo Horizonte e Poente do Sol.

Kelvis Borges (PP), ao Poder Executivo Municipal, para que seja feita uma revisão na tubulação da Rua Luiz Dorini, próximo a lavação do Brol, de modo que dê vazão suficiente ao volume da água das chuvas e não venha a danificar a camada asfáltica.

Gilmar Junior da Silveira (PSD), ao Poder Executivo Municipal, para que sejam verificadas as condições de canalização dos esgotos da Rua Joaquim Gralha no Bairro Jardim da Serra, onde os mesmos desembocam no leito do Rio Capinzal.

Gilmar Junior da Silveira (PSD), ao Poder Executivo Municipal, através do setor competente para que seja realizada uma revitalização nas calçadas e na Rua José Leonardo Santos, entroncamento com a Rua Eurides Gomes da Silva, no Loteamento Vila 7 de Julho, nas proximidades da chapeação Broetto.

Capinzal (SC), em 04 de fevereiro de 2019.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 01/2019 de autoria de Carlos Adriano Zocoli (PSDB), ao Poder Executivo Municipal, para que informe data de quando vai ser realizada a dedetização em todas as bocas de lobos e bueiros do nosso município.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 02/2019, de autoria de Gilmar Junior da Silveira (PSD), ao Poder Executivo Municipal, para que informe através da Secretaria de Educação sobre o Projeto de Lei nº 3.294, de 2018, sobre o cronograma para capacitação dos profissionais ao conhecimento de prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros; data das aquisições e distribuições de Kits para as unidades escolares; relação dos profissionais capacitados para atendimento nas unidades públicas de ensino, e seus respectivos turnos de trabalho.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 01, DE 16 DE JANEIRO DE 2019, de autoria de Renato Marcelo Markus (PR), que denomina a Arena Multiuso no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 01, DE 16 DE JANEIRO DE 2019, de autoria de Alcidir Afonso Coronetti e Lucas Antônio Dorini, ambos do MDB.

Denomina a Arena Multiuso no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro. Justificativa: O capinzalense Ademar Luiz Giumbelli, nascido no dia 04 de julho de 1957, residente na época na Comunidade de Lindemberg, no Municipio de Capinzal, filho de Luiz Giumbeli e Ana Giumbeli, casado com Leonice Teixeira Giumbelli, desta união adveio a concepção de três filhos: Jaison Giumbelli, Geferson Giumbeli e Rafael Antonio Giumbelli.

Ademar desde sua infância foi uma pessoa ligada à vida campeira, e como não poderia deixar de ser, sempre foi um admirador das atividades concernentes à montaria.

Por suas atividades ligadas ao município, mais precisamente na Comunidade de Lindemberg, nos mais diversos segmentos social, cultural e profissional, Ademar Luiz Giumbelli é merecedor da presente nomeação, a ser concedida pela Câmara de Vereadores.

Ao mesmo tempo, verifica-se que manteve as suas raízes na sua terra natal, onde cultivou muitos amigos.

Por conta disto, ingressou no CTG Estância da Querência no momento da sua fundação, no dia 03 de dezembro de 1984, no ano subsequente foi eleito capataz da referida entidade, tendo em vista que sempre trabalhou com muito empenho, juntamente com os demais colaboradores, para o desenvolvimento e crescimento da entidade.

 No ano de 1988 foi eleito Patrão da Invernada Campeira do CTG Estância da Querência sendo mantido no cargo até o ano de 1992, oportunidade que o CTG conquistou vários títulos.

Após esse período continuou seu trabalho como capataz da referida entidade por vários anos com a dedicação e responsabilidade de praxe.

Para o Senhor Ademar, a família é a maior de todas as riquezas.

 Por toda sua vida esteve ao lado de sua prenda Leonice, até que ele partisse para a estância maior.

Com orgulho referia-se, enquanto vivo, a um fato marcante que alegrou a sua vida, que pelos caminhos da tradição, lhe fora concedido a honra de presenciar a premiação da sua família no Torneio de Laço - JHB Supermercado, que envolveu competidores de toda a região, sendo o Senhor Ademar conquistado o 2º lugar no Individual, Jaison conquistado o 1º lugar Guri a Cavalo, Geferson 3º lugar Vaquinha Parada e Rafael, com apenas 3 (três) anos de idade, conquistou o 1º lugar Vaquinha Parada.

De gravata ou de lenço, seus braços sempre se estenderam para várias entidades tradicionalistas da região, sem distinção, sendo admirado por muitas delas.

Além das entidades tradicionalistas, Ademar dedicou-se à liderança comunitária, precipuamente na diretoria da Comunidade do Lindemberg.

Da infância simples trouxe boas lembranças e as histórias que foram repassadas para os filhos e sobrinhos.

As lides no campo, andar a cavalo remontam deste tempo. Destacava, ainda, que talvez não soubesse que isso era tradicionalismo. Quanto às dificuldades, comentava que todas sempre foram superadas com muito trabalho e união da família.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 2, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2019, de autoria de Alcidir Afonso Coronetti e Lucas Antônio Dorini, ambos do MDB, que denomina Parque Municipal de Rodeios situado no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, na forma que especifica. Fica denominado "PARQUE MUNICIPAL DE RODEIOS INTEGRAÇÃOGAÚCHA PEDRO ANTÔNIO TOALDO" para prática de rodeios, municipais, intermunicipais, estaduais e interestaduais, situado no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, localizado em Engenho Novo, Município de Capinzal, Estado de Santa Catarina. Fica revogada a Lei nº 2.950, de 23 de fevereiro de 2011.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 2, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2019

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

O Sr. Pedro Antônio Toaldo foi um dos fundadores e membro atuante do CTG Estância da Querência, e grande incentivador dessa modalidade, participando ativamente em diversas competições, inclusive representando o Município de Capinzal.

Na vida civil o homenageado atuou sempre na defesa das causas em prol da população Capinzalense, tendo sido eleito para os cargos de vice-prefeito do Município de Capinzal no período de 1973 à 1976; Vereador na 9ª Legislatura de 1977 à 1982, onde ocupou também o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora no biênio 1981/1982; Vereador na 13ª Legislatura de 1997 à 2000, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente da Câmara no biênio 1999/2000; Vereador na 14ª Legislatura de 2001 à 2004, onde ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora no biênio 2003/2004. Ainda, exerceu o cargo de Diretor de Obras do Interior do Município de Capinzal na gestão 1989/1992.

Portanto, é justa a homenagem para nominar o Parque Municipal do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro com o nome do Senhor Pedro Antônio Toaldo devido a sua atuação em prol da sociedade, e no presente caso, por ter sido um grande tradicionalista, praticante, apoiador e incentivador desse esporte.

Nestes termos, pede deferimento. 

Câmara de Vereadores, 1º de fevereiro de 2019.

Autores: Vereadores Alcidir Afonso Coronetti (MDB) e Lucas Antônio Dorini (MDB).

REQUEIRMENTO de autoria do vereador Lucas Antonio Dorini (PMDB), ao HEMOSC (Centro De Hematologia e Hematologia de Santa Catarina), para que seja disponibilizado na sua plataforma digital online a declaração de "Doador de Sangue". Justificativa: Atualmente, aos doadores regulares de sangue e de medula óssea são concedidos alguns benefícios legais (isenção do pagamento de taxa de inscrição de inscrição em concursos públicos, etc) e para usufruí-los, necessitam da comprovação do Hemosc.

Ocorre que a declaração de doador, é expedida pelas Unidades do Hemosc, o que dificulta aos benefícios, sendo que a disponibilização via online facilitaria aos que necessitam da declaração.

Diante do exposto, requer-se que o Hemosc disponibilize, online, em seu Sítio m Internet formulário de comprovação, onde o doador possa acessar e preencher seus dados pessoais e imprimir a declaração, sem a necessidade de se deslocar até Florianópolis.

 

 

Anterior

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 5 DE FEVEREIRO DE 2019

Vereador Ivanir Nardi reivindica a execução de serviços para o Distrito de Santa Lúcia Próximo

Vereador Ivanir Nardi reivindica a execução de serviços para o Distrito de Santa Lúcia

Deixe seu comentário