logo RCN

Para Paulinha, uma das suas prioridades é legar a SC a expansão da rede hospitalar

  • Rodolfo Espínola/Agência AL - Deputada Paulinha

Autora da PEC da Saúde, que visa garantir mais recursos para o stor, é evidente que uma das prioridades da atual líder do Governo, deputada Paulinha (PDT), é justamente legar aos catarinenses uma maior qualidade na saúde pública buscando, entre outras iniciativas, a expansão da rede pública hospitalar estadual.

Só para citar, o Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, teve o seus leitos de UTI ampliados para atender os pacientes da Covid-19. Foram ativados cinco novos leitos.

Uma solicitação da parlamentar que foi atendida pelo governo do Estado e, como ela afirma, a ideia é expandir a atuação desta unidade hospitalar que deve passar a atender as especialidades de Pediatria e de Nefrologia.

Hoje no Estado 3.496 pacientes buscam atendimentos em centros nefrológicos, para tratamentos em hemodiálise ou diálise peritoneal. Deste contingente, a maioria, ou seja, 860 pacientes, reside na região Norte de Santa Catarina.

"Com a criação dessas especialidades, o Hospital Santa Cruz irá assistir a população que reside no Planalto Norte, que hoje para ser atendida precisa viajar", comentou. Em 2020, essa unidade recebeu mais de R$ 220 mil do governo do Estado.

Na Serra

 Seus esforços para a área da saúde não param. A parlamentar pleiteou a habilitação de 52 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em duas unidades hospitalares de Santa Catarina. Vinte leitos para o Hospital de Santa Cecília, em Santa Cecília, no Meio Oeste, e 32 leitos para o Hospital São José, em Urubici, na Serra. No caso de Santa Cecília, a proposta é implantar na unidade um Hospital Dia e em Urubici criar a especialidade de geriatria.

"Queremos incluí-los na nossa política hospitalar com vocações específicas, visando desafogar a demanda", disse acrescentando que é uma apaixonada pela saúde. "Foram pleitos que solicitamos e que tivemos um acolhimento do secretário André. Buscamos assim mais alternativas para o tratamento da saúde de nossa gente. Acredito que o diálogo sempre é o melhor caminho para resolver grandes problemas. E é assim que sigo trabalhando", afirmou.

Recentemente, participou na manhã da solenidade de ativação dos dez primeiros leitos de UTI para o tratamento de pacientes com a Covid-19, no Hospital Municipal Imaculada Conceição, de Nova Trento. Também visitou as instalações do Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, para acompanhar os trabalhos da unidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde março, o governo dobrou o número de leitos de UTI SUS na unidade, de 20 para 40. O Hospital está com obras em andamento para a ampliação de mais 18 vagas.

PEC da Saúde

 Para lembrar, Paulinha foi autora da PEC da Saúde que altera o parágrafo 7º do artigo 195 da Constituição Federal, para conceder imunidade tributária, referente à contribuição para a seguridade social, aos hospitais públicos, às unidades públicas básicas de saúde e às de pronto atendimento.

 Atualmente, os hospitais filantrópicos brasileiros que fazem pelo menos 60% dos atendimentos pelo SUS têm direito a imunidade fiscal sobre a seguridade social. Já os hospitais públicos, postos de saúde e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), mesmo atendendo integralmente pelo SUS, não recebem o mesmo benefício. A PEC da Saúde foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue os trâmites legais da Casa até ser aprovada em plenário.

Valquíria Guimarães

 Da Assessoria de Comunicação

 Deputada Paulinha (PDT)


Diante do aumento da crise política, Ada cobra responsabilidade do Estado com a Saúde Anterior

Diante do aumento da crise política, Ada cobra responsabilidade do Estado com a Saúde

Comissão comemora Dia dos Hospitais Filantrópicos e debate suas dificuldades Próximo

Comissão comemora Dia dos Hospitais Filantrópicos e debate suas dificuldades

Deixe seu comentário