Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Nos primeiros noventa dias de governo, Prefeitura de Zortéa faz o ajuste da estrutura administrativa
-
- Alcides Mantovani (prefeito).
Alcides Mantovani (prefeito).
A Reportagem de O TEMPO - um jornal de fato, na segunda-feira, 10 de Abril, esteve na cidade de Zortéa (SC), entrevistando o prefeito Alcides Mantovani (PMDB), sobre os 100 dias governo. O Prefeito avalia como sendo positivo, embora tivessem traçado no início da administração, que os primeiros 90 dias seriam de ajuste da estrutura administrativa, de pouco trabalho e de investimento. Na corrente semana ficarão de fechar a estrutura administrativa, para que se possa fazer uma boa administração.
Os primeiros 100 dias, respondeu que trabalharam precariamente nos serviços de obras e de saúde, pois procuraram acertar a estrutura da educação, com a conclusão da mesma, abertura de nova escola, disponibilizando mais de 100 vagas nas creches, contratado ônibus para fazer o transporte do ensino superior, até então feito precariamente com ônibus do Município.
Mantovani espera que a partir de Abril possa começar a executar, embora algumas obras que foram contratadas no passado tiveram de ser feitos alguns ajustes nos contratos. Todos os projetos foram revisados e a maioria tiveram de ser adequados, porém, a estrutura administrativa nos primeiros 90 dias foi a prioridade. Com isto, hoje estão conhecendo melhor o Município, sua média de arrecadação, o que precisa de quadro pessoal para trabalhar, sabendo o que é necessário para melhorar a questão da saúde, sendo que começaram a chegar os medicamentos, tem determinado a Secretária que não deixe em hipótese nenhuma faltar remédios nos quatros anos, levando em conta fazer uma programação para tanto, porém, um medicamento ou outro irá faltar porque os médicos conforme a patologia acabam prescrevendo algum que não é da farmácia básica e o poder público terá de adquirir.
"Agora com a estrutura feita, nós iremos começar os investimentos, consequentemente, nestes 100 dias notamos algumas dificuldades orçamentárias, levando em conta termos alguns objetivos em nosso Plano de Governo, porém, pegamos um orçamento feito e elaborado no passado e que não condiz com nossas metas, mas neste ano teremos de nos ajustar e diante desses ajustes vamos promover para os outros três anos de mandato uma administração qualificada em cima de nosso Plano de Trabalho", assim informa Mantovani. Prossegue ele, neste ano terão muitos ajustes para serem feitos, por isto considera os 100 dias positivos, porque conseguiram identificar os gargalos, admitindo terem recebido críticas e até elogios, mas, não estão preocupados com essas manifestações, e sim, em conhecer os problemas para poder amenizar o mais rápido possível a inconsistências que tem administrativa no Município. Mantovani quer profissionalizar a administração, para tanto, será aberto concursos nas vagas, até porque o contrato inicia hoje e termina amanhã, a pessoa vai embora tendo recebido treinamento. Quanto ao quadro de comissionados espera enxugar nos quatro anos, quem sabe passando nos concursos públicos em Zortéa ou em outros centros.
"Nós identificamos o principal gargalo da administração pública, sendo a reorganização administrativa, pois temos setores que recebemos sem informações ou não era formalizado, portanto, daqui para frente temos um norte, um foco, levantando problemas seríssimos, inclusive de condução de pessoal, que estamos tentando corrigir dentro do possível e do aceitável. Com isto querem empreender e mostrar a marca da administração do Mantovani e do Nelson.
Quanto a esse começo de ano é dar início as algumas obras, licitando mais alguns asfaltos sendo de emendas parlamentares e foram buscadas outras para a saúde e infraestrutura. Neste ou início do próximo ano deve sair mais um milhão de reais de emendas parlamentares e irão fazer aquisições de máquinas necessárias, pois trocaram o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios - FUNDAM que era de 2016, que deveria estar no Município e não foi pego, então alteraram para a aquisição de máquinas, porque escola já se tem o suficiente. "Então a população pode esperar que iremos fazer um bom trabalho", reforça Mantovani. É claro que é um ano difícil, um período de contensão, olhar com muita atenção a arrecadação para quando chegar no mês de setembro e outubro sem precisar parar na marra por não ter mais orçamento. Isto que pretende controlar, para poder trabalhar os 12 meses do ano e não trabalhar sete ou oito meses como acontecia, pois chega em certos períodos por não ter orçamento ficava sem trabalhar, máquinas paravam e as estradas ficam sem benfeitorias. Quanto as falhas que surgirem, irão corrigir, até porque não pode ter uma administração com falhas, sendo admissível erros técnicos, porém, deve ter a correção. "A expectativa é muito boa, sendo que pedimos paciência para a população no início de mandato, visando reorganizar e poder dar um norte a nossa Administração, pois nunca fui um administrador sem ter um rumo, sendo que não adianta as pessoas forçarem fazer agora e por ser imediato, e sim, temos de levar em conta as possibilidades do Município, com os 'pés' firmes e jamais começar uma obra e deixar pela metade", reforça Mantovani.
A Administração nomeou parte da equipe e concluirá neste mês de Abril, mas, espera que as pessoas que estão sendo confiado os cargos, pois, teve 1.516 votos e tem seis secretários que foram escolhidos, porém, tem mais 1.500 que votaram no atual Governo e com possibilidades de serem optados, então acha ser muito grande a responsabilidade do secretariado, os quais estão se dedicando, alguns até surpreendendo positivamente, consequentemente, espera-se que essa equipe tenha objetivo o melhor ao município. "Não tem de ser melhor para o Prefeito, Secretário e nem ao Vereador, e sim, a população do Município, pois, estamos aqui para isso", resumiu Mantovani.
Segundo o Prefeito, a Páscoa é um momento de reflexão e de família, de analisar tudo aquilo que se fez e de corrigir algo errado na condição de cidadão. Espera que Zortéa e os demais municípios também tenham uma confraternização da Páscoa pensando no melhor para sua família - município - escola - igreja e para tudo aquilo que cerca a nossa vida social. "Eu acho que a vida social deve ter um conceito para que nós possamos ter uma vida normal nas demais atividades. Essa vida que levamos atribulada em momentos de guerra e terrorismo, que refletimos essa paz e pedimos a Deus que isso seja uma reflexão dentro de nossas casas, nos municípios e que as coisas andem bem", assim Mantovani fez suas considerações finais.
Deixe seu comentário