logo RCN

MUNICÍPIO DE OURO

PARA O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO OS VERDADEIROS REPRESENTANTES DO POVO SÃO AQUELES QUE ESTÃO DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM AS PESSOAS



O QUE MAIS PREOCUPA IVONEI É A SITUAÇÃO DOS AGRICULTORES, SENDO NECESSÁRIO APOIO E INCENTIVO PARA QUE POSSAM PERMANECER NA ATIVIDADE RURAL

A Reportagem de O TEMPO – um Jornal de fato, para melhor levar a informação, entrevistou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Ouro, Ivonei Dambrós (PCdoB), o qual é natural de Capinzal, nascido em 26 de novembro de 1965, sendo que mesmo vem conduzindo o Poder Legislativo ourense. Por gostar de política e pela vontade que tem de mudar certas ações, que no seu entendimento estão erradas, e também pelas amizades que sempre apoiaram e incentivaram para se candidatar, por isto entrou para a política.
Segundo Ivonei, no começo foi um pouco difícil pelo fato de ser vereador da oposição, e também por ser o seu primeiro mandato. Todo começo é difícil, mas com o passar do tempo tudo vai se encaminhando.
Ivonei na condução dos trabalhos da Câmara Municipal procura fazer da melhor maneira possível, sendo que no primeiro momento de mandato combateu alguns vícios que vinham acontecendo, pois o Legislativo era muito submisso ao Executivo, tanto que recebeu o repasse somente para o pagamento de pessoal e os gastos básicos, porém, o restante era devolvido aos cofres públicos. Com muito empenho conseguiram que fosse feito o repasse total e assim compraram o terreno em 2010, e no corrente ano irão dar início na construção da sede própria da Câmara de Vereadores. Com o repasse de 7% que é um direito da Câmara, os atuais e os futuros vereadores terão condições de desempenhar todas as funções do Legislativo. “Como presidente, procuro ser imparcial e sigo o Regimento Interno e a Lei Orgânica”, esclareceu Ivonei.
A nossa Reportagem assim perguntou: Chega a ser um vereador fora da Câmara, visitando e trocando ideias com os cidadãos? Justifique? IVONEI - Sim, procuro ser um vereador atuante, ouvindo, conversando com as pessoas, indo aos bairros e comunidades, participando dos eventos e festas que acontecem no Município, trocando ideias interagindo com as pessoas. Procuro trazer os pedidos e indicações, estou a par das dificuldades da nossa população. São essas conversas que me levaram a ser vereador e a gostar tanto da política.
Ivonei dentro das suas obrigações de vereador fez muitos requerimentos com o intuito de fiscalizar o dinheiro público, inclusive, trabalha diretamente com os munícipes buscando ajudar a solucionar os problemas através das indicações, conversando diretamente com os secretários.
Pedimos a ele se considera oposição ao governo municipal? IVONEI - Sim sou oposição ao governo municipal, porém, sempre procuro dialogar, e quando a Administração me convida para conversar procuro sempre participar, pois gosto de estar a par de todas as situações para assim poder ajudar o Município.
Para Ivonei os verdadeiros representantes do povo são aqueles que estão diretamente envolvidos com as pessoas, no caso os vereadores de oposição procuram participar e buscam saber quais são as dificuldades de comunidade. No acompanhamento das ações do poder público estão empenhados sempre em fiscalizar para que ocorra a melhor aplicação do dinheiro público.
O TEMPO: Todo poder deve ser independente um do outro, portanto, quanto o Município repassa em percentual e valores mensal para a Câmara Municipal? IVONEI - com certeza os poderes têm que ser independente, o Tribunal de Contas deixa bem claro. Nesse ano o Município está repassando 7% sendo em torno de R$ 52 mil que é de direito da Câmara, sendo que nos anos anteriores o repasse era menor. Caso haja sobra de valores será devolvido ao Executivo, porém, acredita que isso não irá acorrer, pois tem o objetivo de construir o prédio para a Câmara de Vereadores, sendo que hoje estão usando um espaço que é da Prefeitura e toda a Câmara tem o direito de ter sua sede própria.
Conforme o Presidente do Legislativo ourense, muitas indicações que foram feitas algumas foram realizadas e outras não. Quanto aos requerimentos acontecem da mesma forma.
Quanto à sede própria de trabalho, em 2010 foi adquirido o terreno, e nesse ano estão finalizando o projeto de execução para que assim possam licitar a obra, sendo que o terreno situa-se à Rua Formosa e teve um custo de R$ 95 mil. O projeto está sendo elaborado conforme o Tribunal de Contas exige e com acessibilidade a todas as pessoas.
O tempo: De que maneira conduz as sessões e como se comportam os demais vereadores? IVONEI - Procuro conduzir as sessões como citei anteriormente, com muita imparcialidade, dando oportunidade a todos os vereadores, porém, a discussão, o debate é inevitável, sendo a troca de ideias muito importante para a efetivação da democracia.
No tocante a participação dos munícipes nas sessões Ivonei está muito feliz, pois percebe que cada vez mais as pessoas estão participando e se interessando pelos assuntos levantados na Câmara de Vereadores, e essa participação é muito importante, assim os cidadãos estarão cada vez mais próximas da realidade do Município. Para tanto, a participação do Prefeito nas sessões é indispensável, para poder conversar e buscar soluções de muitos problemas. Quanto aos projetos apresentados pelo Prefeito, serão analisados por todos os vereadores como sempre fazem.
Informou Ivonei que no início do mandato era mais difícil trazer os secretários e diretores até a Câmara, hoje, estão se apresentando embora muitas vezes não esclareçam sobre algumas questões. Acredita o Presidente do Legislativo que talvez a não resposta condizente, seja pela falta de conhecimento dentro das secretarias que atuam.
Uma pergunta que não poderíamos deixar de fazer: A considera oposição tem algo particular contra o prefeito e de seus subordinados? Esclareça? IVONEI - Acredito que a oposição não tenha nada contra a pessoa do Prefeito, Eu, particularmente, não tenho nada contra, porém, não concordo com algumas de suas atitudes. Penso que muitas dificuldades também estão envolvidas com alguns secretários que, em minha opinião não tem o conhecimento necessário para a função que desempenham.
Nas considerações finais, Ivonei foi questionado quanto ao tema política, levando em conta Executivo e Legislativo, consequentemente, os munícipes ourenses esperam por serviços de seus representantes? IVONEI - No meu entendimento o ponto principal na política é você poder contribuir com as pessoas de alguma maneira, procurar ajudar no que for possível. Sinto muito orgulho em poder representar a nossa população, no Legislativo. Sou muito grato pela confiança em mim depositada no último pleito eleitoral, como forma de retribuir essa confiança procuro sempre ser verdadeiro em todas as minhas ações. Uma das coisas que me preocupa em nosso Município é a situação dos nossos agricultores, a principal fonte de arrecadação da Prefeitura vem da agricultura, no entanto, é necessário que tenham mais apoio e incentivo, para que possam permanecer em suas atividades. São pessoas que merecem nosso respeito e nossa consideração, que precisam de mais atenção, facilitando os acessos das propriedades, estradas, saúde e capacitação para que possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida e produção agrícola. Acredito que na agricultura as coisas vão bem, com certeza todo o nosso Município vai bem. Quero agradecer ao jornal “O Tempo” pela oportunidade, e a todos os munícipes ourenses que acreditam em nosso trabalho. Muito Obrigado!

Ivonei num ato de transparência e visando o melhor da informação, respondeu a todas as perguntas feitas por este Semanário.


 

PALAVRA Anterior

PALAVRA

Próximo

ESPAÇO DA CONSIDERADA OPOSIÇÃO DE CAPINZAL

Deixe seu comentário