logo RCN

Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann recebem Carta Compromisso e prometem avaliar demandas da mobilidade sustentável no próximo governo

A articulação do encontro foi mediada pelo deputado estadual Goura Nataraj (PDT-PR) e contou com a participação das representantes da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, Ana Carboni e Yuriê César, do integrante do Grupo Técnico do Meio Ambiente pela Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo Batista; de Maurício Barcellos, do Movimento Nacional dos ODS e de Renata Aragão e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, da ONG Rodas Paz, uma das participantes da campanha no Distrito Federal

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a coordenadora de Articulação Política do Gabinete de Transição, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), receberam em mãos a Carta Aberta da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, durante reunião realizada no Centro Cultural Banco do Brasil na quinta-feira, 24/11.  

A articulação do encontro foi mediada pelo deputado estadual Goura Nataraj (PDT-PR) e contou com a participação das representantes da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições,  Ana Carboni e Yuriê César, do integrante do Grupo Técnico do Meio Ambiente pela Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo Batista; de Maurício Barcellos, do Movimento Nacional dos ODS e  de Renata Aragão e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, da ONG Rodas Paz, uma das participantes da campanha no Distrito Federal

Além da formalidade

A reunião foi além de ser uma mera formalidade. Tanto Alckmin quanto Gleisi demonstraram entender dos problemas enfrentados por pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida para se locomoverem com segurança e qualidade. “Eles falaram da importância de se pensar mobilidade urbana para um contexto amplo. Sabem que precisam pensar no pedestre, no ciclista e na acessibilidade urbana, principalmente nas cidades pequenas e médias que não possuem transporte coletivo”, explicou Yuriê César, coordenador da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições no âmbito federal. 

Para Ana Carboni, da União de Ciclistas do Brasil, o encontro marca um momento de diálogo importante do governo eleito com as organizações da sociedade civil da mobilidade urbana com a possibilidade de compromisso com as pautas apresentadas. “Nosso comprometimento além de pautar a gestão pública federal, será no acompanhamento para que uma política pública responsável e justa pela mobilidade sustentável seja assumida e a sociedade civil escutada”, esclarece.

Endossos importantes

A Carta Aberta da Campanha da Mobilidade Sustentável é endossada por outras 44 organizações da sociedade civil e reúne propostas agrupadas em quatro grandes eixos: 1 – Estruturação de uma coordenação Interfederativa de mobilidade urbana; 2 – previsão de orçamento para viabilizar políticas e infraestruturas de mobilidade sustentável; 3 - adoção de ações efetivas para a redução das mortes no trânsito; 4 – implantação de programas e ações temáticas para mobilidade sustentável.

“São propostas para a mobilidade ativa e sustentável, contemplando políticas federais para o estímulo do uso da bicicleta, para a redução de mortes no trânsito, para o cicloturismo e para a economia da bicicleta. Então, saímos com essa expectativa de que no próximo governo a gente possa ter o fortalecimento de políticas públicas para cidades cada vez mais amigas da bicicleta”, afirmou Goura Nataraj após a reunião.  O deputado já havia entregado a carta num evento em Curitiba (PR) em 16/11, para a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, que integra a equipe de transição no Grupo Técnico Cidades.

Sobre a Campanha

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é uma iniciativa das organizações da sociedade civil, Associação G-14 – Pós Poliomielite, Cidadeapé, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Redes Vidas Ativas e  União de Ciclistas do Brasil (UCB). Tem como objetivo obter comprometimento de candidaturas à Presidência da República a incorporarem nos planos de governo os princípios e os principais componentes da mobilidade sustentável e assim tornar mais eficiente e humano o deslocamento de pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência  e usuários de transporte público.

Site da Campanha: https://mobilidadenaseleicoes.org.br/nacional/campanha-federal/

Em anexo: texto da Carta Aberta


Coordenação Nacional

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições


Ciclobservatório - Observatório da Mobilidade Ciclística de Florianópolis

Alesc anuncia doação de R$ 5 milhões para Defesa Civil
 Imprimir Enviar Anterior

Alesc anuncia doação de R$ 5 milhões para Defesa Civil Imprimir Enviar

Carmen Zanotto considera um grande passo incorporação do Zolgensma pelo SUS Próximo

Carmen Zanotto considera um grande passo incorporação do Zolgensma pelo SUS

Deixe seu comentário