Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Deputado Berlanda comemora liberação do Aeroporto de Correia Pinto
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
"Há exatamente um ano eu ocupava a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar a finalização da obra do Aeroporto de Correia Pinto. Uma obra parada há quase 20 anos e que custou aos cofres públicos, até agora, mais de R$ 63 milhões. Hoje (19/02), comemoro a liberação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano que recebeu, essa semana, o seu primeiro voo. A homologação das operações de voo foi publicada na última segunda-feira (17/02), pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através do Rotaer. Essa é a melhor notícia que poderíamos dar em primeira mão", afirmou entusiasmado o deputado estadual Nilso Berlanda.
A construção começou em 2002 e durante 18 anos ficou parada, com quase tudo pronto para operar. A Infraero recebia cerca de R$ 130 mil por mês para manter a estrutura, mas sem expectativa de voo. No início desse mês a ANAC - Agência Nacional da Aviação Civil, publicou a portaria de homologação do aeroporto, atribuindo código identificador, ponto de referência definido e recebendo o nome de Aeroporto Regional do Planalto Serrano. A inscrição tem validade de 10 anos e, inicialmente, os voos serão visuais, noturnos e diurnos. O que está pendente é apenas a certificação para voos comerciais, que ainda precisa de alguns ajustes.
Segundo o diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ivan Amaral, 70% das adequações já foram resolvidas, faltando alguns pequenos detalhes. "As pendências devem ser sanadas em três ou quatro meses e já temos a sinalização da Companhia Aérea Azul para operar no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, que poderá receber aviões de médio porte como o Boeing 737 e o Airbus 320", explicou o diretor ao deputado Berlanda. Para a aviação comercial ainda faltam alguns serviços de estrutura na parte do terminal do Aeroporto, que precisa de pequenas reformas e adequações, mas que já estão em andamento. Os voos por instrumento vão acontecer num segundo momento, porque é necessário um novo contrato, por licitação, para fazer a manutenção e operar os instrumentos. O processo de licitação logo estará aberto. Outras obras como o acesso na Rodovia BR 116 já estão sendo licitadas, além de canteiro e iluminação. Para a operação do terminal de passageiros, ainda serão necessários alguns reparos, além da avaliação da parte elétrica e de esgoto.
Nesse período de um ano, o deputado Berlanda empreendeu diversas ações para que essa fosse finalmente concluída. "Essa nossa luta pela conclusão das obras do Aeroporto em Correia Pinto começou em 19 de fevereiro de 2019, quando levantamos a questão em plenário. No dia 22 do mesmo mês, estivemos na Casa da Agronômica, levando o problema ao governador Moisés. Em 06 de março, apresentamos Pedido de Informação à Secretaria de Infraestrutura do Estado, perguntando o porquê da obra estar parada, os custos, a previsão de entrega e o valor investido. No dia 13 de março de 2019, levamos a questão à reunião da Bancada do Oeste, para pedir apoio dos nossos colegas parlamentares na conclusão dessa importante obra para o Planalto Serrano. Ainda no dia 13 de março de 2019, apresentamos Requerimento solicitando a realização de uma audiência pública no Município de Correia Pinto. No dia 1° de agosto de 2019, estivemos na Secretaria de Infraestrutura do Estado, juntamente com a deputada federal Carmen Zanotto, onde, mais uma vez, cobramos a conclusão das obras do Aeroporto de Correia Pinto. E, em 17 de janeiro de 2020 desse ano, estivemos representados em uma reunião em Lages com a presença do então secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, da deputada federal Carmem Zanotto, entidades, lideranças e autoridades para tratar do Aeroporto. Então, quero dizer, que exatamente hoje, um ano depois do nosso primeiro movimento em prol da conclusão das obras do Aeroporto de Correia Pinto, o sonho virou realidade. Me sinto feliz e gratificado, com o sentimento de dever cumprido, com a liberação, ainda que parcial, do Aeroporto de Correia Pinto. Afinal, foram quase 20 anos para que esse dia chegasse", lembrou Berlanda. Segundo o deputado, o Aeroporto vai fortalecer o turismo regional, atraindo mais visitantes para o Planalto Serrano.
Deixe seu comentário