logo RCN

Debate iniciado em Santa Catarina pode alterar legislação nacional

Fiscalização do Ministério do Trabalho nas plantações de cebola do Alto Vale do Itajaí iniciou discussão na agricultura, pecuária, silvicultura e aquicultura.

 Uma Audiência Pública, presidida pelo deputado estadual Marcos Vieira, que reuniu mais de 2 mil produtores de cebola do Alto do Vale do Itajaí, em setembro de 2013, em Alfredo Wagner, deu início ao debate que pode beneficiar produtores e empregados em todo o Brasil.

Nesta sexta-feira, (04/02), O Ministério do Trabalho e Emprego realiza em Florianópolis, uma das oito etapas da discussão nacional sobre a NR-31, norma regulamentadora que trata da saúde e segurança na área rural, especialmente nas pequenas e médias propriedades.

De acordo com o deputado Marcos Vieira, a alteração na NR 31 vai beneficiar milhares de pessoas. “Ela deixa mais claro as obrigações e deveres, tanto do empregador quanto do empregado na área rural. A falta de definição faz com que fiscais apliquem multas que chegam a R$ 70 mil, que estão  arruinando o pequeno produtor e causando uma série de conflitos. Por isso, iniciamos o debate em 2013, envolvemos o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, e estamos avançando na solução deste problema”, disse Vieira.

Desde a primeira audiência vários encontros foram realizados, envolvendo sindicatos, federações, agricultores, lideranças políticas e o Governo Federal. Durante estes encontros, foram feitos várias sugestões que chegaram em um documento que aponta 21 alterações na NR31. 

Entre as sugestões definidas estão a necessidade do uso de instalações sanitárias em roças que estejam a mais de 400 metros da casa do produtor, já que o pequenos produtores oferecem o banheiro da própria residência aos trabalhadores, bem como o espaçamento dos beliches, caso haja necessidade desta acomodação, já que o especificado por lei não é encontrado no mercado. “O importante é que todos foram ouvidos e se chegou a um consenso, para que ninguém saia prejudicado, nem os produtores, nem a legislação muito menos os trabalhadores”, definiu o deputado.

Após a mobilização dos cebolicultores, o deputado Marcos Vieira começou a ser procurado por categorias dos mais diversos setores da agricultura. “Os plantadores de erva-mate, os produtores de maçã, e vários outros nos relataram dos problemas que estão enfrentando com a fiscalização e tudo pode ser resolvido com a alteração na NR-31”, explicou Vieira.

 

Cronologia

30/09/13 – Audiência Pública em Alfredo Wagner, reúne 2 mil produtores de cebola que debatem a fiscalização do Ministério do Trabalho. No encontro foi formado um Comitê para debater a NR-31

02/10/2013 – Primeiro encontro da Comissão que debate a NR-31, acontece na sede do Ministério do Trabalho na Capital.

17/10/2012 – Comissão de agricultores, sindicatos e federações apresenta ao Ministro do Trabalho Manoel Dias as propostas de alteração na NR-31.

15/12/2013 – Agricultores da comunidade de Rio Lessa, em Alfredo Wagner, reclamam da demora no debate e afirmam que vão fechar a BR-282 em protesto contra a fiscalização.

30/01/2014 – Comissão que debate as alterações na NR-31 definem 21 sugestões de modificação na norma e encaminham o documento para Brasília, onde começa a ser debatido em nível nacional.

 

 

 

Agende-se:

O que: Debate nacional sobre a NR-31 promovido pelo Ministério do Trabalho

Local: AUDITÓRIO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900 (Acesso pela Rua Almirante Lamego)

Horário: 14h

Data: 04/04

 

O golpe de 1964 e o papel dos militares Anterior

O golpe de 1964 e o papel dos militares

III Seminário de Saúde do Trabalhador será no dia 24 de abril Próximo

III Seminário de Saúde do Trabalhador será no dia 24 de abril

Deixe seu comentário