Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Concórdia prepara Plano Diretor para o entorno do lago de Itá
Plano Diretor para ordenar a ocupação e o uso do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá.
A Administração Municipal de Concórdia vai começar a elaborar o Plano Diretor para ordenar a ocupação e o uso do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá com vistas à exploração turística, econômica e social. A decisão foi tomada, nesta tarde de terça-feira, 28, durante uma reunião entre o prefeito em exercício, Neuri Santhier, secretários, técnicos, o vereador e presidente do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga, Vilmar Comassetto, e o empresário Josemar Sartoretto.
No encontro, o vereador Vilmar Comassetto (PCdoB) apresentou um relatório sobre a recente viagem de estudos feitos por uma comitiva de Concórdia ao entorno do lago da Usina Itaipu, no Paraná, considerado modelo de ocupação. Os dados apresentados demonstraram que há um grande potencial de geração de emprego e renda aqui em nossa região também. “A elaboração de um Plano Diretor dará segurança jurídica a quem quiser investir no entorno do lago”, explicou o vereador que desde 2013 tem propostas neste sentido.
Para Santhier a elaboração do Plano Diretor é uma prioridade da Administração Municipal. “Queremos que a comunidade possa usufruir das potencialidades que o lago oferece, seja na área social, cultural ou econômica”, exemplificou.
O próximo passo será providenciar a contratação de uma empresa especializada para fazer um diagnóstico da ocupação e uso do lago, para em seguida elaborar o Plano Diretor. Antes disso, será debatida a elaboração do termo de referência para a contratação da empresa. Em breve o prefeito deverá nomear uma comissão específica para dar os devidos encaminhamentos.
Deixe seu comentário