logo RCN

Celso Maldaner e Moacir Sopelsa prestigiam o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária

Plano Nacional de Defesa Agropecuária

 Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) prestigiou na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária(PDA). O Plano envolve cerca de 50 ações voltadas à agropecuária no Brasil, dividas em seis áreas: modernização e desburocratização; marco regulatório; suporte estratégico; sustentabilidade econômica da Defesa Agropecuária; metas de qualidade e avaliação periódica do plano. 

 

Para Maldaner, o lançamento representa "um grande passo na busca pela modernização do marco regulatório da área sanitária e fitossanitária, da defesa e da produção agropecuária no País. Além disso, o novo Plano permitirá a redução dos custos da defesa agropecuária em até 30% no Brasil, trazendo maior competitividade para o produto brasileiro", destacou o deputado.   

 

Na ocasião, também foi divulgada a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). "A ferramenta irá descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar", explica Maldaner. 

 

Em relação às normas de vigilância sanitária, foi anunciado nesta quarta-feira que produtores agrícolas de todo o País terão agora um marco regulatório único, por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que reunirá órgãos da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Desta forma, produtos certificados regionalmente poderão ter circulação nacional, desde que atendam a essas normas, o que vai estimular a competitividade do setor. "A presidente Dilma reforçou que o governo terá um padrão eficiente, único e nacional de fiscalização, que valerá para todo o território nacional. Com isso, reduz-se a burocracia e amplia-se o mercado nacional para os produtos da agricultura familiar", enfatiza Maldaner.   

 

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Mais informações:

 

Carolina Tulim

Assessora de Imprensa do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC)

Câmara dos Deputados - Brasília/DF

 

Raquely Benedet

Gabinete Regional Chapecó

 

Senador Luiz Henrique da Silveira morre aos 75 anos em Joinville, SC Anterior

Senador Luiz Henrique da Silveira morre aos 75 anos em Joinville, SC

Valduga faz indicações voltadas à saúde e segurança pública Próximo

Valduga faz indicações voltadas à saúde e segurança pública

Deixe seu comentário