Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Celso Maldaner e Moacir Sopelsa prestigiam o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária
Plano Nacional de Defesa Agropecuária
Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) prestigiou na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária(PDA). O Plano envolve cerca de 50 ações voltadas à agropecuária no Brasil, dividas em seis áreas: modernização e desburocratização; marco regulatório; suporte estratégico; sustentabilidade econômica da Defesa Agropecuária; metas de qualidade e avaliação periódica do plano.
Para Maldaner, o lançamento representa "um grande passo na busca pela modernização do marco regulatório da área sanitária e fitossanitária, da defesa e da produção agropecuária no País. Além disso, o novo Plano permitirá a redução dos custos da defesa agropecuária em até 30% no Brasil, trazendo maior competitividade para o produto brasileiro", destacou o deputado.
Na ocasião, também foi divulgada a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). "A ferramenta irá descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar", explica Maldaner.
Em relação às normas de vigilância sanitária, foi anunciado nesta quarta-feira que produtores agrícolas de todo o País terão agora um marco regulatório único, por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que reunirá órgãos da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Desta forma, produtos certificados regionalmente poderão ter circulação nacional, desde que atendam a essas normas, o que vai estimular a competitividade do setor. "A presidente Dilma reforçou que o governo terá um padrão eficiente, único e nacional de fiscalização, que valerá para todo o território nacional. Com isso, reduz-se a burocracia e amplia-se o mercado nacional para os produtos da agricultura familiar", enfatiza Maldaner.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Mais informações:
Carolina Tulim
Assessora de Imprensa do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC)
Câmara dos Deputados - Brasília/DF
Raquely Benedet
Gabinete Regional Chapecó
Deixe seu comentário