logo RCN

Capinzal também sedia audiência pública para debater a expansão da Rede de Institutos Federais em SC

A coordenação da reunião esteve a cargo do deputado federal e cidadão capinzalense Pedro Uczai

Na sexta-feira, 20 de outubro, o deputado Pedro Uczai (PT), participou de duas importantes reuniões, sendo uma em Joaçaba e outra Campos Novos. O objetivo, além de apresentar para a região os projetos do DNIT, também ouviu e entendeu as demandas da população para a estruturação da BR- 282. E fechou a agenda em Capinzal, com uma audiência pública para discutir a sua maior paixão: Educação de qualidade! Nesse contexto, a ampliação dos Institutos Federais em Santa Catarina foi a pauta da vez.

O Seminário Regional / Audiência Pública (Comissão de Educação da Câmara dos Deputados) para debater a expansão da Rede de Institutos Federais de SC, sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, realizado em Capinzal. Que os IFS sigam contribuindo para fortalecer a educação brasileira! Segundo Uczai, os Institutos Federais combinam o ensino, a formação cidadã e a preparação dos jovens para o mundo do trabalho.

Para Uczai é importante a mobilização de jovens, de pais, de educadores, de lideranças da comunidade, para discutir a expansão do Instituto Federal. Destaca o Deputado, que o jovem tendo o direito de estudar numa escola técnica federal, a qual, muda a vida dele, também da família e da comunidade. Os tipos de cursos oferecidos pelos institutos são semelhantes: tanto o IFSC quanto o IFC ofertam cursos técnicos, de graduação, de qualificação, voltados à educação de jovens e adultos e de pós-graduação.

As audiências públicas já foram feitas em oito municípios do estado de Santa Catarina, somada a de Capinzal é a nona, logo terão uma virtual com mil lideranças catarinenses com o Secretário de Ciências e Tecnologia do MEC, para poder ouvir os anseios, enfim, o clamor do povo de SC e da região possa ter uma Escola Técnica do Instituto Federal.

Devido muitas lideranças de Capinzal terem participado da audiência pública de Campos Novos, então reivindicaram em também realizar a audiência, no entanto, não estava previsto num primeiro momento, porém, devido a mobilização dos mesmos, isto através de um apelo, consequentemente, democraticamente foi acolhida.

Na mencionada noite, foi oportunizado informações de como funcionam os Institutos Federais, depois o direito de expandir os mesmos. Uczai  tem um sonho de alcançar o número de mil Institutos Federais no Brasil, quem sabe mais uns 8 a 10 em SC. Hoje são mais de 600 com pretensão de chegar a mil. São levados em conta os critérios técnicos de Campos Novos ou Capinzal, porém, Uczai disse ser ideal para os dois municípios. Não sendo possível, o Instituto vai fazer um levantamento onde melhor se enquadra quanto aos alunos do ensino médio e fundamental, ainda aqueles que concluíram o ensino médio e não conseguiram chegar a uma universidade. O que não é levado em conta um município ser maior ou menor que o outro, mas se possibilitam aos jovens chegar a uma universidade. Por isto os critérios técnicos irão subsidiar para poderem definirem os melhores lugares a serem implantados os Institutos Federais em SC e na região: Campos Novos ou Capinzal. Finalizou a entrevista assim dizendo: “Quem sabe, seja Capinzal. 

Voltando no tempo: O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) recebeu o título de "Cidadão Honorário Capinzalense" em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sob a então presidência de Gilmar Junior da Silveira (Neguinho / PSD), sendo na noite de sexta-feira, 18 de agosto de 2017, às 19 horas. A homenagem foi articulada pelo ex-prefeito Andevir Isganzella (PT) e proposta de forma conjunta pelos vereadores da época Kelvis Borges (PP), Rafael Edgar Tonial (PSB), Renato Marcelo Markus (PR) e Valmor de Vargas (PPS). O Título também foi aprovado pelos demais vereadores daquele mandato, são eles: Carlos Adriano Zocoli (PSDB), 2º secretário Bruno Michel Favero (SD), vice-presidente Alcedir Afonso Coronetti (PMDB), presidente Gilmar Junior da Silveira (Neguinho / PSD) e 1º secretário Lucas Antonio Dorini (PMDB).

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Mesa de honra composta pelo prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini; presidente do poder Legislativo local, Jairo Luiz Hoffmann; prefeito do município de Ouro- Claudir Duarte (Dire) e a vereadora ourense Elone Maria Ribeiro Masson (representando todas as mulheres); representando todos os movimentos e organizações sociais Simone da Silva; secretária de Educação de Capinzal e representando todas as secretarias de educação Veranice Maria Lovatel; educador e da coordenação da articulação desta audiência Francisco Dirceu de Araújo (Chico); deputado federal e coordenador desta audiência pública Pedro Uczai; diretor geral do campus de Concórdia e reitor eleito IFC de SC- Rudinei Kock.   

Vereador Valmor apresenta indicações à Prefeitura de Capinzal Anterior

Vereador Valmor apresenta indicações à Prefeitura de Capinzal

Prefeitos (as) da AMPLASC pedem melhorias nas BRs 282 e 470 em audiência com  Superintendente do DNIT/SC Próximo

Prefeitos (as) da AMPLASC pedem melhorias nas BRs 282 e 470 em audiência com Superintendente do DNIT/SC

Deixe seu comentário