logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária aconteceu no dia 04 de outubro de 2005.

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos; Leitura das moções 012/2005 e 013/2005.

Projeto Resolução:

-          002/2005 o qual ?Fixa O Valor Das Diárias Dos Membros Do Poder Legislativo Do Município De Zortéa E Dá Outras Providências? aprovado por unanimidade.

Requerimento:

-  019/2005 vereadora Rosane: Requer a concessão de 2 (duas) diárias para deslocar-se até a cidade de Rio do Sul para participar do Congresso Estadual de Vereadores.

- 020/2005 vereadora Valda: Requer a concessão de 2 (duas) diárias para deslocar-se até a cidade de Rio do Sul para participar do Congresso Estadual de Vereadores.

Palavra livre:

Vereadora Rosane Infeld: Falou da sua solicitação feita em sessões anterior quanto à instalação da rede de iluminação pública dos arredores da Capela Santa Catarina e do Salão Paroquial. Comentou dos esgotos que estão sendo soltos na rede de esgoto que está inacabada, que isto está causando sérios problemas a alguns moradores do Bairro Conceição, solicitando para que a vigilância sanitária tome providências referente a essa questão. Novamente solicitou que seja aumentado o salário dos servidores do setor da água.  

Vereadora Valda Pieri: Justificou a sua ausência na sessão anterior, pois estava acompanhando os atletas da Terceira Idade nos jogos regionais realizado  na cidade de Monte Carlo, parabenizou a todos esses atletas que muito bem representaram o Município nesses jogos.    

Vereador Paulo José Franceschi: Cobrou providências para a recuperação dos bueiros  da cidade principalmente os do Bairro Conceição. Reforçou o pedido da vereadora Rosane para que seja instalada rede de iluminação pública dos arredores do Salão Paroquial e da Capela Santa Catarina. Teceu comentários  sobre os trabalhos de recuperação das estradas da cidade e do interior.  Falou das denúncias feitas por um cidadão do Município que necessita de atendimento do Posto de Saúde freqüentemente, de ser mal atendido pela assistente social e pela Secretária da Saúde; acredita que faltou ?jogo de cintura? desses funcionários  que  atenderam o cidadão que é idoso e paralítico,  porém não acredita que a secretária de saúde lhe deferiu um mau atendimento e nem que o cidadão possa ter inventado essas denúncias. Solicitou esclarecimentos da Secretária de Saúde sobre esse caso, que a Secretária procure o cidadão para resolver esses maus entendidos e que o vereador Delcio o qual presenciou os fatos também o esclarecesse.

Vereador Delcio Biavati: Esclareceu que esteve visitando esse cidadão o qual o vereador Paulo referiu-se e foi informado que o mesmo estava sem a medicação que necessita tomar continuadamente. Assim entrou em contato com  a Assistente Social e solicitou a medicação à ela, a qual já havia providenciado e acabou enviando em seguida ao paciente através da enfermeira do Posto de Saúde que muito bem o atendeu em sua residência, porém o cidadão queixou ?se ao vereador que teve problemas de diálogo com a Secretária da Saúde. O vereador comentou que não presenciou a conversa entre o cidadão e a Secretária, assim não pode esclarecer os fatos, apenas fez o seu trabalho de vereador auxiliando o necessitado.     

Vereador Aldivo Surdi: Falou de sua indicação feita na legislação anterior quanto a colocação de placas de iluminação nas pontes da cidade, que na próxima sessão entrará com essa indicação novamente. Sugeriu que as pontes da cidade sejam denominadas com nomes por ele sugerido. Falou dos esgotos que estão sendo largados na rede de esgoto que está inacabada o qual está causando sérios problemas aos moradores do Bairro Conceição, solicitou que o responsável pela vigilância sanitária tome providências referente a essa questão. Teceu comentários sobre o projeto de lei do parcelamento de débitos tributários   que foi aprovado em 12 (doze) parcelas fixas, que essa Lei já está causando problemas pois os devedores não estão conseguindo pagar suas dívidas em 12 (doze) vezes. Solicitou que a Secretaria de Obras conclua os trabalhos iniciados de recuperação das estradas evitando assim que acumule trabalhos começados e inacabados.

Vereador Jarmino Freitas: Falou da necessidade de se implantar a rede elétrica nos arredores da igreja e do salão, solicitando que seja enviado oficio a CELESC para que tome providências quanto a essa questão. Referente a  rede de esgoto falou que existem pessoas que estão usando indevidamente a rede que está inacabada, solicitou que a vigilância sanitária tome providências e tente descobrir quem são essas pessoas para de uma maneira ou outra puni-los. Comentou das denuncias de mau atendimento do setor da saúde, acredita que houve um mau entendimento entre atendido e atendente, porém irá se interar melhor do assunto.

Vereador João Reginaldo: Falou da situação levantada sobre denúncias de mau atendimento na área da saúde, que os atendimentos foram feitos e a medicação foi entregue, porém acredita que deve ter havido algum equívoco quanto a essa questão. Quanto à questão  dos esgotos que são sendo largados na rede de esgotos que está inacabada falou da maneira que poderia ser descoberto quem está largando esgotos na rede.  Referente a questão do setor de obras acredita que deverá ser mudada a maneira da execução dos trabalhos, acha que todo o trabalho iniciado deve ser concluído. 

Em aparte cedido ao vereador Paulo: Esclareceu que não foi dito que faltou remédio e atendimento ao cidadão, disse ter falado que faltou um bom relacionamento entre a Secretária e assistente social ao cidadão que necessitava de auxilio. Comentou ainda que o cidadão lhe informou que foi muito bem atendido pela enfermeira e pelo vereador que lhe visitou. Acredita que todo o funcionário público deva ser treinado para trabalhar com as pessoas, principalmente com crianças e idosos.      

O Presidente Claudemir Fabiano falou das denúncias de mau atendimento na área de saúde, afirmou que esteve acompanhando os trabalhos da Secretaria de Saúde e pode constatar que esta sendo muito bem executado, pois cada vez que um cidadão solicita o atendimento na residência as enfermeiras e médico (se for o caso) visitam o paciente e fazem um relatório das visitas que são arquivadas no Posto de Saúde, a mesma maneira é feita quando há solicitação de medicação, e como o vereador Paulo afirmou o atendimento foi feito e a medicação entregue, porém acredita que houve um mau entendido entre atendido e atendente. Reforçou o convite para a solenidade de inauguração da Biblioteca Pública Municipal no dia 07 de outubro.  Convocou os nobres pares para sessão do dia 11 de outubro de 2005 às 19:00h na  Câmara Municipal.

 

 

Anterior

Deputado Reno esteve na Rússia

Próximo

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Deixe seu comentário