logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária do dia 25 de outubro de 2005

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos; 

Indicação:

-     060/2005 Vereadora Valda: Solicita ao Presidente da Câmara  de Vereadores que encaminhe expediente a Telesc Brasil Telecon solicitando a instalação de um telefone público nas dependências do Grupo Escolar Horizonte Núcleo I.

Moção:

- 017/2005 e 018/2005 ambas da  Vereadora Rosane: ?Parabenizando os agropecuaritas Zorteenses Sr. Luiz Francisco Wagner e Sra. Rejane Rocha pela apresentação e comercialização de seus rebanhos no 1o  Leilão de Elite da Raça Simental na Expovale Capinzal 2005.? Moções aprovadas por unanimidade e encaminhada aos destinatários.

Projeto de Lei Executivo:

-   020/2005 o qual ?Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a ausentar-se do País e da outras providências.? Ficou de posse das comissões para analise e pareceres.

- 022/2005  o qual ?Autoriza Repasse de Contribuição ao Grêmio Lírio, cultural beneficente e Recreativo e dá outras providências.? Projeto aprovado por unanimidade.

-       026/2005 o qual ?Autoriza permuta de lote urbano e da outras providências.? Encaminhado para as comissões para analise e pareceres.

-      027/2005 o qual ?Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar parcelamento de débito junto ao INSS, conforme notificação fiscal de lançamento de débito, de contribuinte individual, administrativo e autônomo e da outras providências.? Encaminhado para as comissões para analise e pareceres.

Palavra livre:

Vereador João Reginaldo:  Parabenizou a Empresa Perdigão por ter promovido a Ação Social Pró Cidadania em nosso Município, no dia 22 de outubro. Falou dos trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e das perspectivas para  aquisições  de novos maquinários para a Secretaria em 2006.

Vereador Aldivo Surdi: Comentou sobre o projeto 027/2005, que deverá se ter muita atenção e analisar muito bem de quem foi a responsabilidade de ter deixado a situação irregular dos débitos junto ao INSS (de quem foi o erro). Cobrou providências para o combate do mosquito borrachudo nas comunidades do interior. Solicitou a Secretaria de Educação que permita que alunos das comunidades interior que freqüentam o EJA (Ensino De Jovens e Adultos) possam usar o transporte escolar para virem a Escola. Pediu para que a Secretaria de Obras conclua os trabalhos nas estradas próximas a Fazenda Agro Ouro e que sejam adquiridos novos maquinários a Secretaria de Obras e um veículo aos técnicos agrícolas.

Vereador Delcio Biavati: Parabenizou a Empresa Perdigão, ao SESI e ao Poder Público, bem como todos os setores e pessoas que disponibilizaram?se em trabalhar na Ação Social Pró Cidadania realizada no último sábado em nosso Município. Falou que o Governo Do Estado em breve estará enviando a Diretoria de Agricultura um computador para que essa possa emitir o GTA (Guia De Transporte de Animal).    

Vereador Paulo José Franceschi: Criticou o atraso da divulgação da  matéria da sessão da Câmara de Vereadores do dia 11 de outubro e a não publicação da matéria da sessão do dia 18 de outubro, solicitando que as matérias sejam redigidas mais claramente ?quando o vereador criticar colocar as criticas quando o vereador elogiar colocar os elogios,?   que haja imparcialidade na divulgação das matérias e que a matéria da sessão do dia 18 de outubro seja publicada. Convidou toda a comunidade e os vereadores para um almoço de confraternização no dia 30 de outubro no CTG Alvorada Campeira, que estará sendo realizado pelos vereadores da oposição. Falou da situação das máquinas da Secretaria de Obras principalmente da Retro Escavadeira, sugerindo ao Prefeito que ele venda a máquina para o ?ferro velho? e que tome providências quanto à situação das demais máquinas que estão bastante velhas.    

Vereadora Valda Pieri: Falou da sua solicitação para a instalação de um telefone público na Escola Horizonte Núcleo I e dá necessidade da instalação desse telefone público naquele educandário. Comentou da Ação Social que se realizou no Município e dá importância que essa ação teve  para a comunidade, sugerindo que para os próximos anos possa realizar atividades como esta e agradeceu a Empresa Perdigão pela iniciativa de promover o evento e a todas as pessoas que trabalham como voluntários.

Vereadora Rosane Infeld:  Parabenizou a Empresa Perdigão pela iniciativa de promover a Ação Social em nosso Município e agradeceu a todas as pessoas que trabalharam como voluntários nesse dia. Solicitou que seja construído um parque infantil para o lazer das crianças e que seja recuperado brevemente a Ponte que liga a Rua Domingos de Paoli com a Rua Hilário Susin ou que seja interditada a ponte. Falou das instalações de telefones públicos solicitados pelos vereadores, esclarecendo que foi informada pelo técnico da TELESC que não há possibilidades de se instalar telefones no Município ainda este ano pelo fato de não haver mais caixinhas disponíveis na caixa da TELESC para a instalação de novos telefones público que a partir de janeiro de 2006 a empresa  possibilitaria novas instalações. Quanto à questão da situação das máquinas concorda com o vereador Paulo que essas deveriam ser vendidas e o fato de os trabalhos ?não andarem? na Secretaria de Obras,  acredita que o Chefe  Administrativo deverá  analisar,  cobrar e ver onde está a falha e tentar mudar para que os trabalhos de recuperação de estradas possam ser feitos.

Vereador Jarmino Freitas: Comentando sobre o projeto 022/2005 aprovado nessa sessão, falou que não só o Grêmio Lírio mas qualquer entidade constituída tem o direito de pleitear verbas de subvenção junto ao Poder Público.  Referente ao projeto 026/2005 discutido na sessão comentou que certamente o terreno está legalizado, pois contém número de Registro de Imóveis em Cartório conforme consta no projeto. Quanto ao projeto 027/2005 argumentou que nem o poder público poderá responsabilizar quem errou, porém concorda que deverá ser analisado onde ocorreu o erro e porque ocorreu. Solicitou que sejam trocados os bancos da Escola Horizonte os quais estão danificados. Parabenizou a Empresa Perdigão, o Poder Público e todas as pessoas  voluntárias que trabalharam na Ação Social Pró Cidadania. Comentou dos atos de vandalismos que novamente aconteceu no Cemitério do Município, solicitando que seja instalada rede de energia próximo àquele local inibindo assim os atos de vandalismos. Esclareceu que houve empecilhos na divulgação da matéria da Câmara durante essas últimas semanas, não exigindo que os seus comentários e suas solicitações apresentadas na tribuna sejam publicados, mas que sejam ouvidos e atendidos.  

Em aparte cedido ao  vereador João Reginaldo: Esclareceu que a matéria da sessão ordinária do dia 11 de outubro foi publicada em atraso em função do feriado do dia 12. E a matéria do dia 18 de outubro foi enviada,  mas em virtude do  excesso de matérias que o jornal tinha em função da realização da Expovale será publicada na semana posterior.

O Presidente Claudemir Fabiano falou da questão levantada pelo vereador Paulo esclarecendo que a matéria da sessão do dia 11 de outubro não foi enviada a redação do jornal O Tempo em função do feriado do dia 12 de outubro e que a matéria da sessão do dia 18 de outubro foi enviada mas não pode ser publicada em função das várias matérias que o jornal estaria divulgando naquela edição referente a Expovale, assim a matéria da sessão do dia 18 de outubro será publicada juntamente com a matéria da sessão do dia 25 de outubro, na edição do dia 28 de outubro. Parabenizou a Empresa Perdigão, o Poder Público e todas as pessoas que trabalharam voluntariamente na Ação Social Pró Cidadania .Convocou os nobres pares para sessão do dia 01 de novembro de 2005 ás 19:00h na  Câmara Municipal.

 

Anterior

Presidente do JPP Estadual visita O TEMPO

Próximo

Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal SC

Deixe seu comentário