logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária

Sessão ordinária  aconteceu no dia 02 de maio de 2006.

 

O Presidente Claudemir Fabiano agradeceu a vereadora Valda por ter presidido a sessão do dia 25 de abril de 2006 por ele estar em Brasília participando da IX Marcha de Prefeitos e Presidentes do Legislativo. Ressaltou vários pontos discutidos no Encontro que vinha em defesa dos Municípios.

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior, com adendo solicitado pelo vereador Aldivo onde em seu pronunciamento na discussão do projeto de lei 009/2006 ele comentava que o aumento salarial de alguns servidores da administração era uma promessa de campanha política. Porém um outro vereador na discussão do projeto falou que não deveria acreditar-se em promessas de campanha. 

Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

Leitura da moção 009/2006 aprovada por unanimidade;

Projeto de Lei do Executivo:

- 005/2006 o qual ?Autoriza o Chefe do Poder Executivo a Realizar Alienação Direta de Área Territorial Urbana Pertencente ao Município para os Proprietários Lindeiros, na Forma que especifica.? Projeto aprovado por unanimidade.

Palavra livre:

Vereador João Reginaldo Cesa: Falou da satisfação em já estarem trabalhando na nova sede do Legislativo, recordando de como era os trabalhos em legislaturas anteriores, comparando com o progresso que ocorreu durante o passar dos anos. Comentou que em breve a Secretaria de Obras estará  na comunidade de Três Porteiras fazendo melhorias nas estradas e solicitou para que sejam feitos reparos no pátio da Granja Parizotto. Na situação de 1o secretário da mesa diretora do Poder Legislativo falou da nova maneira de se preencher a ficha para inscrição da palavra livre, onde cada vereador se inscreverá antes do inicio da sessão podendo optar em que lugar fará o uso da palavra, ressaltando que essa nova decisão tem o apoio da mesa diretora do legislativo.      

Vereador Aldivo Surdi: Comentou da satisfação em estar na nova sede do Legislativo e espera que os trabalhos continuem da mesma maneira com harmonia e companheirismo. Desejou um bom retorno ao vereador Jarmino o qual encontrava-se licenciado. Falou da situação das estradas da Comunidade de Volta Grande solicitando melhorias nas mesmas. Solicitou que sejam construídas  guaritas  na Comunidade de Volta Grande (próximo ao pavilhão da Capela) e outra próxima a Fazenda Agro Ouro para beneficiar principalmente os alunos que aguardam o transporte escolar. Falou da solicitação feita por ele e por outro vereador em anos anteriores solicitando a colocação de placas nas comunidades do interior, que essa solicitação não foi atendida pelo executivo, assim o vereador mandou fazer uma placa e colocar em um ponto de acesso a comunidade.          

Vereadora Rosane Infeld: Falou da satisfação de estar em uma nova sede do Legislativo. Solicitou que CELESC atualize os endereços das  faturas de energia elétrica de todos os contribuintes do Município. Solicitou que sejam colocados tubos nas valas que se encontram abertas no Município e para que quando a Secretaria de Obras realizar os trabalhos de recuperação das estradas na comunidade de Três Porteiras para que recupere o acesso a residência do Sr. Cláudio Borin.

Em aparte cedido ao vereador João Reginaldo: Esclareceu que a Secretaria de Obras ainda não está na comunidade de Três Porteiras realizando os trabalhos de melhorias, que ela está na Comunidade de Agudo trabalhando.     

Vereadora Valda Pieri: Enalteceu a grande satisfação de estar trabalhando na nova casa Legislativa. Desejou boas vindas ao vereador Jarmino que se encontrava licenciado. Quanto aos comentários do vereador Aldivo sobre a colocação das placas, falou que várias vezes solicitou que fossem colocadas placas indicativas no acessos a comunidades e que o executivo assim vez, porém as placas sempre foram retiradas de local onde estavam. Reforçou a solicitação da vereadora Rosane para a atualização dos endereços da fatura de energia elétrica, porém sugeriu que o contribuinte deveria procurar a CELESC para atualizar seu endereço ou no momento que os leituristas passarem tirando a leitura de consumo de energia elétrica o próprio contribuinte poderia solicitar a atualização de seu endereço na fatura.               

Vereador Paulo Franceschi: Cobrou providências para a iluminação pública nas ruas próximas a Igreja. Falou da satisfação em estar trabalhando na nova casa legislativa, ressaltando as palavras do vereador João Reginaldo quanto ao progresso ocorrido nos anos que passaram e espera que com as novas instalações o Município ?ande para frente.? O vereador comentou que o nosso Município é privilegiado, pois o serviço de saúde é um atendimento que custa mais caro num Município, porém 80% da população do nosso Município é atendida pelo plano de saúde da Empresa Perdigão. Assim o Posto de Saúde do Município se restringe apenas ao atendimento de idosos e agricultores  e muitas vezes valha no atendimento. Na educação o valor destinado a esse setor e investido e os demais setores padecem, o vereador citou como exemplo os poucos investimentos na agricultura,  acredita que o executivo deveria se investir na agricultura e fazer com o pequeno agricultor torne-se pequenos empresários. Falou da situação do maquinário da secretaria de obras o qual na dá condições ao funcionalismo trabalhar. Falou da construção das guaritas comparando que em outros Municípios existem várias guaritas em pontos bem próximos, quanto a colocação de placas indicativas nas comunidades do interior parabenizou o vereador Aldivo por ter colocado uma placa indicativa de acesso a Balsa de Volta Grande e criticou a escrita das placas nas comunidades do interior as quais estão denominadas erradamente. 

Vereador Delcio Biavati: Falou da satisfação em estar trabalhando na nova sede do Poder Legislativo, parabenizou o chefe do poder executivo pela construção da obra do Paço Municipal e também ao ex-prefeito Sr. Alcides Mantovani idealizador da obra.

Vereador Ademir Schimit: Comentou de uma reunião que estará acontecendo para tratar do II Campeonato de Laço de Inverno da 16a região tradicionalista de Laço. Apresentou o cronograma das provas com datas e cidades onde ocorrerão as provas. Solicitou que não seja agendada programação na data que as provas ocorrerem no Município para não atrapalhar nenhuma entidade organizadora. Teceu comentários sobre a nova sede do Legislativo e do Executivo, parabenizando o chefe do poder executivo pela obra e reforçou as palavras do vereador Paulo sobre os investimentos e atendimento que o Município dá as pessoas, acredita que as coisas devem ser bem feita e o dinheiro deve ser mais bem aplicado em todos os setores.

Vereador Jarmino Freitas: Falou dos trabalhos dos legisladores e da satisfação em retornar ao legislativo após trinta dias de licença. Agradeceu a vereadora Leonice que o substituiu nesse período e parabenizou a todos pela nova sede do legislativo. Reforçou a indicação do vereador Aldivo para a construção de guaritas na Comunidade de Volta Grande. Solicitou que seja instalado luz nas ruas próximo ao Cemitério do Município. Referente a questão levantada pela vereadora Rosane sobre a atualização dos endereços da fatura de energia elétrica, comentou que seria mais fácil o contribuinte informar a CELESC seu  endereço para que a Empresa possa atualizar os dados. Quanto os atendimentos no setor da saúde comentou que a Empresa Perdigão auxilia e muito os seus funcionários e dependentes. Questionou se no Município não existe nada de bom, se nada foi feito, se nada tem. Como morador antigo do Município vê que ainda existem muitas coisas a serem feitas, porém muita coisa já foi realizado.          

Em aparte cedido a vereadora Rosane: Sugeriu que os endereços dos Municipes sejam  atualizados na fatura de água. O que tornaria mais fácil as pessoas quando necessitarem comprovante de residência. Sugeriu  que um padre venha dar  uma benção  na sede do  legislativo.

Em aparte cedido ao vereador Aldivo: Referente a sugestão apresentada pelo vereador João Reginaldo quanto a nova forma de inscrição da palavra livre questionou se o regimento interno da Câmara permite que  se proceda assim.      

O Presidente Claudemir Fabiano informou que dessa maneira ficará melhor para todos os vereadores que poderão escolher em qual colocação deseja se pronunciar. Manifestou-se favorável  a sugestão da vereadora Rosane para que um padre venha abençoar a sede do legislativo, ressaltou que ainda faltam alguns movéis e equipamentos na nova sede mas que aos poucos tudo se arrumará. Falou dos atendimentos na saúde levantados pelos vereadores ressaltando que no ano de 2004 entre os 4285 Municípios pesquisados de todo o País Zortéa ficou na posição 227o  entre os 250 melhores conforme a pesquisa feita. Desejou boas vindas ao vereador Jarmino que retorna do período de licença. Quanto ao novo cadastro de endereço da fatura de luz acredita que é difícil se atualizar os endereços através da fatura de energia porém poderá ser atualizado na fatura de água dependendo de cada contribuinte. Sobre os erros de ortografia nas placas indicativas na comunidade do interior comentou que  solicitará que seja retificado. Referente a solicitação do vereador Aldivo para a construção de guaritas disse que cobrará do executivo para que construa-as dentro de suas condições já que é uma grande necessidade da Comunidade. Convocou  os nobres pares para  sessão do dia 09 de maio de 2006  ás 19:00h na   Câmara Municipal.

 

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária  aconteceu no dia 09 de maio de 2006.

 

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior.

Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

Projeto de Lei do Executivo:

- 011/2006 o qual ?Autoriza repasse financeiro a título de contribuição a Associação Zortéa Moto Clube AZMC e dá outras providências.? Projeto encaminhado para as comissões para analise e pareceres.

Palavra livre:

Vereador Delcio Biavati: Falou do projeto de lei 011/2006 manifestando-se favorável ao repasse de verbas a Associação Zortéa Moto Clube, pois desta forma estaria se incentivando mais uma modalidade esportiva a ser praticada no Município. Comentou sobre o sucesso do I Encontro de Agricultura Familiar, parabenizando a todas as pessoas que se empenharam na realização do evento. Parabenizou a todas as mães do Município pela passagem do seu dia em especial a sua mãe e sua esposa.

Vereadora Rosane Infeld: Solicitou que seja enviado uma moção parabenizando o Grupo de Mulheres Agricultoras do Município pela iniciativa que tiveram em promover o I Encontro da Agricultura Familiar e desejando ao Grupo que tenham muito sucesso nos próximos eventos que promoverem. Pediu para que o mais breve possível fosse colocados tubos nas valas abertas das ruas do Município. Falou da contenção de despesas da administração pública anunciada pelo executivo nos meios de comunicação, comentando que quando há cortes nas despesas a Secretaria de Obras é a primeira a conter despesas prejudicando as pessoas que necessitam de reparos nos acessos as suas propriedades e nas estradas em geral. Solicitou que seja analisada essa situação e que a Secretaria de Obras realize os trabalhos de recuperação nas estradas e nos acessos a propriedades.

Vereador João Reginaldo Cesa: Parabenizou a todas as pessoas que se empenharam na realização do I Encontro da Agricultura Familiar enaltecendo a importância do evento as famílias agricultoras do Município. Falou das faixas colocadas no Salão Comunitário da Capela Santa Catarina questionando se essas faixas (de empresas privadas e órgão público)  eram de quem contribui para a construção do Salão Comunitário ou patrocinadores do evento ocorrido no local. Desejou um feliz dias das mães a todas as mães do Município em especial a sua mãe e também sua esposa  parabenizando-a  pela passagem de seu aniversário no dia 10 de maio.

Vereador Ademir Schimit: Referente o questionamento feito pelo vereador João Reginaldo sobre a colocação de faixas com nomes de empresas privadas e órgão público no Salão Comunitário da Capela Santa Catarina esclareceu que as faixas foram colocadas pela Associação de Moradores do Bairro Imigrantes na ocasião que promoveram o I Baile do Chopp de Zortéa e eram faixas de agradecimentos aos colaboradores do evento, ressaltou que providenciará a retirada das faixas do local.

Vereador Paulo José Franceschi: Falou que o agricultor João Moacir Lorini lhe informou que a LG (empresa que recolhe o leite), não mais retirará o leite da propriedade do agricultor em virtude das más condições da estrada que dá acesso a propriedade de Lorini. Comentou que a Empresa deu um prazo de 10 dias para que as estradas estejam viáveis ao acesso do caminhão caso contrário o atendimento será cortado.  Comentou que não foi possível estar participando do I Encontro da Agricultura Familiar por estar auxiliando um agricultor para que esse pudesse participar do Encontro. Falou que se busca tanto elevar o nome do Município e não é de interesse do vereador denegrir a imagem do Município, mas caso a Secretaria de Obras não viabilize a recuperação da estrada do agricultor e a empresa que recolhe o leite não mais atende-lo o vereador procurará os meios de comunicação para denunciar o fato. Acredita ser perseguição política pois a pouco tempo a Secretaria de Obras esteve em uma propriedade próxima arrumando as estradas e acessos e não recuperou o acesso a propriedade do agricultor acima citado. Cobrou providências para a iluminação dos arredores do Salão da Capela e da Igreja, comentou que a Igreja Católica é discriminada, pois contribuí com iluminação pública e não é beneficiada, em quanto o Município contempla entidade que talvez não levem o nome do Município. Citou como exemplo a Associação Moto Clube que tem poucos participantes e é contemplada com o repasse de verbas em quanto que na Igreja Católica  90% da população  do Município participa não se destina ou não se investe na iluminação de seus arredores. O vereador não é contra o repasse de verbas a entidades e associações que desenvolvam atividades no Município. Solicitou que seja regularizada a situação do Cemitério do Município. Parabenizou a todas as mães pela passagem de seu dia, desejando muitas felicidades a todas as mães do Município.

Vereador Aldivo Surdi: Reforçou as solicitações já feitas por ele juntamente com outros vereadores para que seja viabilizado a instalação de uma antena para celular; para que seja colocadas placas de denominação nas pontes da cidade. Falou que é um direito e um dever do vereador cobrar a realização das obras até porque o vereador também é cobrado pela população. Comentou sobre o I Encontro da Agricultura Familiar, justificando que não pôde estar presente no evento por motivo de saúde, acredita que no encontro muitos pedidos e reclamações dos agricultores foram ouvidos, disse que a agricultura no país está esquecida e deixada de lado e é a agricultura que é o sustento da nação. O vereador citou como  exemplo a solicitação do vereador com o apoio dos demais vereadores para construção de guaritas nas comunidades do interior  que se atendida é uma forma de incentivo e valorização aos agricultores no local. Comentou que todos devem incentivar o agricultor para que esse permaneça na agricultura evitando-se que ocorra o êxodo rural e conseqüentemente mais problemas sociais e sempre dar apoio aos agricultores no que for necessário. Falou da colocação das placas citadas pela vereadora Valda na sessão anterior ressaltando que as placas de acessos a comunidades do interior foram colocadas na época em que o Município era Distrito de Campos Novos. Solicitou que seja colocado uma placa de redução de velocidade  próximo a ponte que liga as Ruas Alceu Bortoli com a Rua Guilherme Brancher em virtude  do desnível que tem na referida ponte. Parabenizou a todas as mães do Município pela passagem do seu dia e que Deus os abençoe sempre.

O Presidente Claudemir Fabiano parabenizou a todas as pessoas que se empenharam na realização do I Encontro da Agricultura Familiar. Parabenizou todas as mães do Município em especial a sua mãe e sua esposa. Falou que não tem informação que irá paralisar as obras na Secretaria de Obras que os trabalhos de recuperação das estradas continuam. Convocou  os nobres pares para  sessão do dia 16 de maio de 2006  ás 19:00h na   Câmara Municipal.                    

 

 

Anterior

Câmara Municipal de Ouro 1

Próximo

Camara Municipal de Vereadores de Capinzal

Deixe seu comentário