logo RCN

CÂMARA DE VEREADORES DE CAPINZAL

TRABALHOS REALIZADOS PELO PODER LEGISLATIVO NO ANO EM CURSO

 

 
 
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato para o bem da informação entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Capinzal, Andevir Isganzella (PT), no sentido de levar ao conhecimento dos munícipes o trabalho que foi realizado pelo Poder Legislativo no ano de 2011. É importante cada cidadão saber sobre os serviços prestados pelos legisladores, até porque o verdadeiro representante do povo é o vereador e não o prefeito, portanto, se faz necessário aumentar o número de edis de 9 para 11, o que possibilitará maior representatividade política em nível de estado, caso contrário sempre seremos considerados um município pequeno.
Durante o ano em curso foram realizadas 50 reuniões, sendo 42 ordinárias, 01 extraordinária, 01 solene, 66 públicas (mais 02 na Escolar Mater Dolorum sobre educação – municipalização do ensino).
Os projetos Executivo que deram entrada na Casa Legislativa foram 49 de lei ordinária, sendo aprovados 47 e 02 retirados do exercício anterior, ainda 01 rejeitado; 04 Lei complementares, sendo 03 do Executivo e 01 do Legislativo (todas aprovadas); 02 Projeto de decreto, ambos aprovados; 02 Projeto de resolução (ambos aprovados); 02 Projeto de emenda a LOM, sendo 01 aprovado e outro retirado.
Foram 05 projetos do Legislativo colocados em votação, os quais foram aprovados. Foram 37 requerimentos analisados e aprovados, 112 indicações, 20 moções, 08 pedido de informação, 05 projetos de lei ordinária, 01 projeto de resolução e uma CPI concluída e outra protocolada.
O TEMPO – um jornal de fato: Como analisa o trabalho do ano em curso? ANDEVIR - Analiso como positivo, com um número bastante expressivo de indicações e requerimentos, poucos projetos por parte do Legislativo, justifica-se devido o fato do vereador não poder fazer projetos que geram despesas, o que “engessa” muito uma das principais funções do vereador que é legislar, mas foram analisados nas comissões, discutidos e votados 50 projetos entre Executivo e Legislativo. Entre os vereadores, embora houve algumas divergências de opiniões, e em algumas sessões discursos mais “calorosos”, o que é totalmente aceitável e salutar dentro do processo democrático. Pode-se afirmar que foi um ano de muita harmonia entre os parlamentares.
Na avaliação do Presidente do Legislativo, a Mesa Diretora que é composta de 04 vereadores (Andevir Isganzella: presidente, Ailtom Vargas: vice-presidente, Moises Lopes: 1° secretario e Rogério Biazoto: 2º secretario), tem se reunido várias vezes e sempre chegam a uma tomada de decisão em consenso sobre vários aspectos da Câmara Municipal. Todos são ouvidos e opinam. Quanto aos demais vereadores, creio que cada um tem seu modo de exercer sua função, todos tem suas qualidades, participaram basicamente de todas as sessões, mas cabe a população que acompanha o trabalhos dos vereadores julgar o trabalho nosso individual e coletivamente.
Quanto a participação dos munícipes nas reuniões, para Andevir certas sessões a casa fica cheia e também nas audiências públicas com ótimo público, mas daria para ser melhor ainda. No próximo ano com os trabalhos dos vereadores mirins, espera que o povo venha a acompanhar o trabalho dos mesmos despertem o interesse para acompanhar os trabalhos dos parlamentares titulares.
O recesso da Câmara Municipal compreende o final do mês de janeiro, mas provavelmente terão duas sessões extraordinárias no período de férias dos edis.
Andevir espera voltar a atividade em 2012, pois é o último ano de mandato dos atuais vereadores, então pensa que cada um vai dar o melhor de si. A experiência adquirida até aqui por parte dos que estão exercendo o cargo pela primeira dará condições de aperfeiçoar sua ação parlamentar. “É um ano eleitoral, onde geralmente os ânimos ficam mais acirrados, mas nós estamos preparados para manter o bom andamento dos trabalhos, e os vereadores estão de parabéns, pois até o momento tem tido o respeito no plenário e criando laços de amizade fora do mesmo”, declarou Andevir.
Nas suas considerações finais, o Presidente do Legislativo de Capinzal encerrou a entrevista: Gostaria de acrescentar que me sinto realizado e feliz no meu primeiro ano de mandato, graças primeiramente a Deus que me tem dado sabedoria e senso de justiça para com todos, segundo aos nossos funcionários que tem dado sustentação com maestria e eficiência, e aos vereadores que mantêm o respeito e obediência ao Regimento da Casa. Nossa Câmara está servindo de modelo para muitas outras ,pois é comum recebermos pedidos de orientação em vários setores. Logo no inicio do ano legislativo iniciaremos a reformulação do Regimento Interno, colocaremos sistema de imagem na Câmara para uma melhor visualização tanto do trabalho do Legislativo ,como dos júris populares e demais trabalhos de entidades que fazem uso da Câmara. Agradecer a Imprensa, de modo especial o Jornal O Tempo pelo amplo acompanhamento das sessões por parte dos profissionais do mesmo e Desejar a todos os capinzalenses muitas graças de Deus no ano de 2012.
 
Os vereadores são os verdadeiros representantes do povo no cenário político, sendo que na foto estão homenageando a Rede Feminina de Combate ao Câncer e contando com a participação do prefeito Leonir Boaretto.
 
PARA VITOR OURO APRESENTA UMA POLÍTICA DE CONTINUIDADE Anterior

PARA VITOR OURO APRESENTA UMA POLÍTICA DE CONTINUIDADE

Próximo

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE IPIRA BUSCA LIBERAÇÃO DE 1,5 MI NO GOVERNO FEDERAL

Deixe seu comentário